🍿 Por que Zack Snyder foi a pior coisa que aconteceu com a DC?

Em 2013, a DC resolveu fazer um novo filme do Superman. A ideia pareceu ótima, pois o filme de 2006 "Superman – O Retorno", com Brandon Routh, não havia agradado os fãs (eu inclusa). Claro que substituir Christopher Reeve era uma tarefa praticamente impossível, pois ele ficou eternizado como o melhor Superman dos cinemas.

A DC chamou o diretor Zack Snyder, que estava em ascensão depois de dirigir "300" e "Watchmen", outra história de quadrinhos. E Snyder chamou Henry Cavill, que apesar de ser um ator limitado e não ter tantas expressões, tinha o porte e (um pouco) do carisma do super-herói. Tudo perfeito, não? Na época sim, mas infelizmente, com o tempo, Snyder se tornou uma pedra no sapato pra DC e para muitos fãs dos heróis mais icônicos do cinema: Superman e Batman (ainda chegaremos no homem morcego).

O filme "Homem de Aço" foi lançado em 2013 e dividiu bastante as opiniões de fãs e críticos de cinema. Snyder nos apresentou um herói fraco, indeciso, e que não se importou se um trem bateu em um prédio matando várias pessoas inocentes. Superman no final do filme, leva General Zod para Metropolis e simplesmente acaba com a cidade e com metade da população, tentando matar o vilão. O Superman que eu cresci amando, jamais faria isso! Nos filmes de Christopher Reeve, ele sempre tentava levar o vilão para longe, ou sempre parava tudo pra ajudar a qualquer que fosse. Quem não se lembra da icônica cena em que ele fica debaixo de um trilho para não deixar um trem cair, salvando a vida de várias pessoas?

Em "Homem de Aço", este Superman só se importa de salvar a vida de Lois Lane, e isso fica claro na cena em que a cidade está toda desvastada, e ele para tudo pra salvar somente a mocinha.

Entretanto, esse filme não causou tanto alvoroço, muitas pessoas diziam: "Ah, mas ele está somente conhecendo seus poderes, é só o primeiro filme", e deu até uma boa bilheteria.

Mas o que ninguém esperava, era que a DC iria lançar, apenas três anos depois, o PIOR FILME DE SUPER HERÓI JÁ FEITO NA HISTÓRIA DO CINEMA: "Batman Vs Superman: A Origem da Justiça".

Ao invés de fazer um Homem de Aço 2, para aprimorar o Superman de Henry Cavill, a DC quis juntar todos os seus personagens em um filme longo, chato, confuso e ridículo!

"Batman Vs Superman: A Origem da Justiça" foi apresentado a nós em 2016 e queria ser um novo "Vingadores". Mas a DC não fez o dever de casa como a Marvel, que ela sim, nos apresentou os heróis aos poucos (falo isso com dor no coração, pois não sou marvete, mas preciso confessar que a Marvel é bem mais organizada).

Aqui não, o filme tinha que: Nos apresentar um Batman mais velho (o que era estranho para fãs do herói no cinema), uma Mulher Maravilha totalmente nova, um Superman ainda em desenvolvimento, um Lex Luthor que mais parece um charada, toda nova Liga da Justiça e ainda, fazer a icônica morte do Superman! Ufa! É sério? Como eles achavam que isso daria certo?

Foi um horror: Lembro de sair da sala de cinema gritando que queria meu dinheiro de volta!

O filme demora quase duas horas para os heróis finalmente lutarem (sendo que o nome do filme é Batman Vs Superman), e quando lutam, não demora nem dez minutos. E pra piorar, a conclusão da luta, é a CENA MAIS VERGONHOSA DA HISTÓRIA DO CINEMA: o terrível MARTHA, MARTHA. Batman só não derrota Supermam porque os dois tem a mãe com o mesmo nome! OI???? Que ofensa para nós fãs!!!

A Liga da Justiça, o maior grupo de super heróis que existe, foi nos apresentado por um mísero e-mail, e a morte do Superman, que deveria ser um evento e ter um filme só para esse momento, leva cinco minutos em um final confuso e horroroso (Eu realmente ODEIO essa joça!).

Batman Vs Superman foi lançado e levou inúmeras críticas. Apenas 29% dos críticos aprovaram e não teve a bilheteria necessária.

Mas a confiança da DC em Snyder era tanta, que antes desse desastre ir para os cinemas, "Liga da Justiça" já estava sendo filmado! E o pânico se instaurou na Warner/DC: Como consertar o estrago com o carro em movimento?

Então, o primeiro filme da "Liga da Justiça", que foi tão aguardado por milhares de fãs no mundo inteiro, estava passando por várias mudanças. Cortes e regravações tiveram que ser feitas às pressas. A Warner exigiu que o filme tivesse apenas duas horas de duração e o mais fatídico: A Filha de Snyder tirou a própria vida na mesma época.

Snyder teve que abandonar o projeto, e a DC deu o trabalho para Joss Wheadon, diretor do primeiro "Vingadores". Ou seja, um diretor que tinha um jeito completamente diferente de Snyder para filmar. Neste momento, a DC não respeitou o luto de Snyder, parecia que queriam logo que ele saísse do projeto, e deram um jeito de terminarem o filme o mais rápido possível.

E em 2017, "Liga da Justiça" foi lançado. E mais uma vez foi um desastre: O filme era uma colcha de retalhos, todo picotado, com piadas fora de hora, efeitos especiais ridículos (como esquecer o "bigode" apagado do Superman?), apenas 40% dos críticos aprovaram e a bilheteria não agradou.

Mas em 2021, os fãs de Snyder pediram (sim, ele tem fãs e ainda o chamam de Snyder Deus): Lançar a versão dele de "Liga da Justiça". E a DC atendeu! Lançado apenas no HBO MAX (e não nos cinemas), Snyder lançou a versão dele! Muitos amaram, mas muitos (como eu), acharam tenebroso. Um filme de 4 Horas, com tela quadrada (igual dos televisores dos anos 90) e sem final. Exatamente: Sem um mísero final!!!

Snyder disse que terminaria seu filme com 20 milhões e acabou arrecadando quase 100 milhões da DC, para fazer/ consertar um filme chato, desnecessariamente longo, e sem final!

Por isso Snyder foi a pior coisa que aconteceu na DC: Apresentou um Superman fraco e covarde (que foge para as montanhas quando a população mais precisa dele), um filme que reuniu seus principais heróis e se tornou uma catástrofe, e um filme da "Liga da Justiça", que não faz jus aos personagens importantes que ela tem.

E pior: Fãs de Snyder ainda perturbam a DC querendo uma continuação.

Se a DC apagar os filmes de Snyder, irão reclamar. Se mudarem o Superman, irão reclamar. Se fizerem a parte 2, irão reclamar!

O que a DC deve fazer? Continuar com um universo que já deu errado ou começar tudo de novo, correndo o risco de fazer alguma coisa ainda pior?

Tenho certeza que os executivos da DC se arrependem amargamente quando chamaram Snyder lá no início pra começar um universo que deveria ser épico para todos os fãs de quadrinhos, mas acabou sendo uma pedra no sapato.

🍿 Luana Sabaini