🟨 10 Curiosidades do filme "Five Nights at Freddy's" que você não sabia!

"Five Nights at Freddy's", um fenômeno na cultura dos jogos, desencadeou uma série de curiosidades fascinantes. Este texto explora os bastidores e os detalhes peculiares que tornam o universo de FNAF tão intrigante. Desde teorias de fãs até os segredos por trás dos personagens animatrônicos, cada aspecto deste jogo de terror indie oferece uma rica tapeçaria de mistério e especulação.

Descubra como a narrativa intricada capturou a imaginação de milhões, inspirando uma legião de seguidores e spin-offs. Além disso, explore o impacto cultural e o legado duradouro deste jogo de computador, que transcendeu seu modesto início para se tornar um ícone da cultura pop contemporânea. Prepare-se para mergulhar nas profundezas sombrias de "Five Nights at Freddy's

1 - UMA CRPITICA NEGATIVA QUE SE TORNOU UM FENÔMENO

Quem poderia antecipar que uma crítica negativa pudesse dar origem a uma ideia que se tornaria um fenômeno multimilionário nos jogos? Essa foi a jornada de Scott Cawthon, cuja inspiração para Five Nights at Freddy's surgiu após uma reação severa à sua criação anterior, Chipper & Sons Lumber Company, um jogo com temática cristã centrado na agricultura de árvores.

Ao deparar-se com comentários que comparavam seus personagens a animatrônicos sinistros, Scott sentiu-se desanimado e próximo de abandonar sua carreira na criação de jogos. No entanto, ao invés de desistir, ele canalizou sua frustração transformando conscientemente o estilo de arte criticado em uma nova criação deliberadamente aterrorizante. O resultado? Um sucesso que surpreendeu até mesmo seus detratores iniciais.

2 - CRIANDO O JOGO

Criar um videogame é uma empreitada desafiadora, especialmente quando você está sozinho no desenvolvimento. Seja para um jogo mobile simples ou um título de alto calibre, a maioria dos projetos conta com equipes de desenvolvimento numerosas. Essas equipes podem variar de pequenos grupos de dois membros a grandes conglomerados de mais de 100 pessoas, especialmente em empresas de grande porte.

É nesse contexto que surge o fascínio em torno de Five Nights at Freddy's, onde Scott Cawthon assumiu sozinho o desenvolvimento da série. Essa responsabilidade não apenas o encarregou de gerenciar e promover o jogo, mas também de criar e texturizar todos os elementos visuais, desenvolver scripts de diálogo, conceber toda a jogabilidade e até mesmo programar cada linha de código. E tudo isso dentro de prazos rigorosos.

3 - BASEADO NUMA HISTÓRIA REAL?

Em Five Nights at Freddy's, nos colocamos no papel de um indivíduo que aceita o cargo de vigia noturno na Freddy Fazbear's Pizza durante cinco noites. Apesar de a pizzaria parecer um ambiente divertido destinado às crianças, circulam diversos boatos sobre desaparecimentos de crianças e até mesmo casos de homicídios. Todos esses rumores estão ligados aos bonecos animatrônicos usados para entreter os clientes no local.

William Afton, o fundador da pizzaria, utilizou os adoráveis animatrônicos como fachada para seus crimes. Em 1985, cinco crianças desapareceram enquanto estavam na Freddy Fazbear's Pizza com seus pais. Essa série de desaparecimentos, conhecida como o Incidente das Crianças Desaparecidas, resultou no fechamento da pizzaria e no abandono dos animatrônicos. As crianças foram sequestradas e assassinadas por William Afton, cujos corpos foram posteriormente ocultados dentro dos bonecos animatrônicos.

4 - SENTIMENTO DE VINGANÇA

Dentro do universo de Five Nights at Freddy's, quatro animatrônicos principais dominam a cena: Freddy (o urso), Chica (a galinha), Bonnie (o coelho) e Foxy (a raposa). No segundo jogo, a lista se expande para seis, adicionando aos três originais (Freddy, Bonnie e Chica) três novos personagens: Puppet, Balloon Boy e Mangle.

Nesse mundo fictício, uma substância conhecida como Remnant é liberada quando uma criança falece. Essa essência representa as memórias e a essência da alma da criança, conectando-a ao animatrônico onde seu corpo foi ocultado.

Sendo vítimas de assassinato, essas crianças estão repletas de um desejo ardente de vingança, direcionado ao seu agressor. No entanto, elas equivocadamente confundem todos os seguranças adultos que adentram a pizzaria com Afton, desencadeando uma série de homicídios numa tentativa errônea de justiça. Assim, não se trata exatamente de maldade, mas certamente não seria agradável ficar sozinho em uma sala com elas.

5 - JOGOS E LIVROS

Em menos de dez anos, Scott lançou onze títulos de Five Nights at Freddy's, consistindo em oito jogos principais e três spin-offs. E a empolgante notícia é que parece que Scott está longe de encerrar sua criação. Help Wanted 2, o nono jogo principal da série e o décimo segundo no total, está programado para ser lançado ainda este ano.

Para aqueles que não se contentam apenas com os jogos, Scott Cawthon também presenteou os fãs com uma trilogia de romances inspirados na franquia. No entanto, se você espera encontrar nos livros uma extensão da narrativa dos jogos principais, é melhor preparar-se para uma surpresa desagradável. Os romances contam uma história ligeiramente diferente, sendo considerados um cânone totalmente independente da trama dos jogos.

6 - DESISTIR JAMAIS

O Kickstarter é uma plataforma de crowdfunding que impulsionou inúmeros projetos ambiciosos, mas quando a campanha do primeiro jogo de Five Nights at Freddy's não alcançou nem perto da meta de US$ 10.000 em três dias, Scott optou por cancelar a iniciativa e remover a postagem. No entanto, essa adversidade não o desmotivou, como evidenciado pelo sucesso atual da franquia. Essa experiência serve como um lembrete valioso de que não devemos desistir diante do primeiro obstáculo.

7 - MUDANÇAS NO QUARTO JOGO

No quarto jogo de Five Nights at Freddy's, há uma leve mudança de cenário. Ao invés de assumir o papel de um segurança tentando escapar dos animatrônicos em uma pizzaria ou casa assombrada, você se encontra em um quarto de criança tentando manter os terríveis animatrônicos de pesadelo afastados da porta. Ao longo do jogo, fica claro que o protagonista é um garoto, possivelmente o filho mais novo de William Afton.

Após o lançamento do quarto jogo, muitos YouTubers e fãs começaram a especular que toda a franquia de Five Nights at Freddy's poderia ser apenas um pesadelo criado pela imaginação hiperativa e ansiosa dessa criança.

Contudo, o jogo também sugere a morte da criança - ou pelo menos um ferimento grave. Ainda assim, alguns argumentam que a teoria do sonho pode ser válida se considerarmos que a criança ainda está viva e que os eventos dos outros jogos são algum tipo de terrível delírio febril induzido pelo coma.

8 – PESADELOS

Scott Cawthon conseguiu criar animatrônicos tão aterrorizantes que até teve um pesadelo com um deles. Em uma postagem de fórum que foi excluída, mas preservada na Wiki de Five Nights at Freddy's, Scott compartilhou como, em seu sonho, viu Bonnie, o coelho animatrônico, do lado de fora de seu quarto.

Ao tentar trancar a criatura do lado de fora, descobriu que a porta já estava trancada - um indicativo que, nos jogos, geralmente significa que o animatrônico está dentro da sala com você. Ele acordou antes que as coisas piorassem, mas a experiência ainda o deixou profundamente perturbado.

9 - YOUTUBER FAMOSO NO FILME

Corey Williams faz uma breve aparição no trailer do filme FNAF - enquanto Golden Freddy e Abbie educadamente solicitam retornar à pizzaria. Essa breve cena será o suficiente para os fãs da franquia reconhecerem Corey de seu popular canal no YouTube, CoryxKenshin.

Corey foi um dos primeiros criadores a apoiar FNAF desde o início e contribuiu significativamente para elevar os jogos ao mainstream através de seus vídeos virais. Sua inclusão no filme é um gesto excelente de reconhecimento pelo papel fundamental que desempenhou.

10 - SUCESSO NOS CINEMAS

Nada simboliza o sucesso como ter Hollywood interessada em transformar seu jogo em uma grande franquia cinematográfica. Embora as notícias sobre a adaptação para o cinema tenham surgido pela primeira vez em 2015, quando foi revelado que a Warner Bros. havia adquirido os direitos deste fenômeno indie, houve um período de silêncio prolongado.

Durante esse tempo, os fãs começaram a temer que o filme nunca saísse do papel. As preocupações foram dissipadas quando Scott compartilhou uma foto em um tweet revelando que o projeto estava agora nas mãos da Blumhouse Productions - a produtora responsável por filmes como "Atividade Paranormal" e "Megan".

Finalmente, o filme chegou aos cinemas e, embora tenha recebido críticas mistas, já se tornou um sucesso de bilheteria estrondoso. Em apenas três dias em cartaz, o filme conseguiu arrecadar US$ 130,6 milhões em todo o mundo. Um resultado extremamente positivo, especialmente considerando que o orçamento foi de apenas US$20 milhões.

O filme "Five Nights at Freddy's" não apenas captura a essência da franquia de jogos, mas também oferece aos fãs uma experiência cinematográfica repleta de referências e detalhes cativantes. Desde a intrigante escolha de elenco até as conexões com a narrativa dos jogos, cada aspecto revela um cuidado meticuloso na adaptação para o grande ecrã. As curiosidades que cercam a produção, desde os desafios de trazer os animatrônicos à vida até os segredos dos bastidores, só aumentam o fascínio dos espectadores. Enquanto o filme continua a conquistar sucesso nas bilheterias e a gerar discussões entre os fãs, sua influência no cenário cinematográfico e cultural é inegável, solidificando seu lugar como um marco na interseção entre jogos e cinema.