📼 10 Curiosidades sobre Du, Dudu e Edu que você não sabia, e mais uma teoria sobre o desenho

No post de hoje veremos um desenho que marcou a infância de diversas crianças dos anos 90 e 2000. Du, Dudu e Edu marcou uma geração principalmente pelo o trio que é liderado pelo Edu para conseguir as tão sonhadas balas de caramelo. Nesse artigo veremos 10 fatos sobre o desenho e mais uma teoria sobre o show.

Então pega o seu leite com achocolatado e vamos lá!

1 - O desenho se passa no Canadá

Sabia dessa? Os personagens de Du, Dudu e Edu vivem em Peach Creek, uma cidade fictícia canadense, isso se deve ao seu criador Danny Antonucci, ter nascido na cidade de Toronto.

2 - 126 episódios, 6 temporadas em 10 anos

Foram produzidos cerca de 126 episódios, sendo o primeiro “La se vai o Du” e o último episódio produzido na sexta temporada “Atenção ao Du”, além de 4 especiais como “Que natal que Nada”, um filme “Todos Contra o Dus” em que encerra a história. O desenho foi divido em 6 temporadas, percorrendo 10 anos com um pequeno período que não foi produzido entre o final de 2004 até o final de 2005.

3 - Os personagens foram feitos com base de pessoas reais

Os personagens de Du, Dudu e Edu, tem base em crianças que conviveram com o criador do desenho Danny Antonucci, por exemplo, Jonnhy e Plank foram baseados em um amigo de infância da vizinhança de seu criador, em que essa criança carregava todo o tempo o seu cobertor. Os próprios protagonistas segundo Danny eram baseados no seu estado mental e neuroses.

4 - O desenho foi recusado pela Nickelodeon

O seu criador procurou a Nickelodeon para vender o projeto, porem os executivos do canal rejeitam o desenho, sendo que o projeto foi mais tarde apresentado a sua rival a Cartoon Network que aceitou produzir o desenho.

5 - Rolf teve quase o seu próprio Show

Em um certo momento foi considerado em criar um Spin-Off do personagem Rolf, devido a sua popularidade com os norte-americanos, entretendo não se sabe até que ponto do spin-off foi desenvolvido.

6 - O motivo das línguas coloridas

O motivo de suas línguas serem de cores diferentes segundo o seu criador, veio quando os seus filhos comiam doces com os seus amigos, em que eles ficavam com a língua de diferentes cores. Esse relato contradiz com a história do desenho em que os Dus nunca tinham dinheiro para as balas de caramelo.

7 - Três anos de espera

Du, Dudu e Edu demorou três anos para ter a sua estreia na televisão, sendo produzida em 1996 e televisionada em 1999. Durante esse tempo alguns dos episódios foram televisionados.

8 - Avenida ... repense?

Um fato do desenho é que os 3 protagonistas viviam na Avenida Repense. Como assim?

Vamos explicar, o nome foi dado por que os criadores não conseguiram entrar em um consenso no nome da avenida, e optaram por esse nome.

9 - Aparições em outros desenhos

O trio aparece em outros desenhos animados da Cartoon Network, em breves participações sendo uma delas foi no especial “As Terríveis Aventuras do KND” na cena de abertura, e durante um dos episódios da “Mansão Foster para Amigos Imaginários” no final de um dos episódios em que eles aparecem de relance.

10 - Técnica pioneira de Animação

Conhecida como “Animação Oscilante” é uma técnica que consiste em que as linhas que contornam os personagens se movem durante a animação. Para fazer isso era feito dois desenhos para cada quadro da animação, sendo somente utilizada para os personagens, os objetos inanimados eram usados a técnica tradicional de animação.

Teoria: O desenho se passa no purgatório

Existe uma teoria em relação ao desenho, em que todas as crianças que moram no beco estão mortas e que estariam no purgatório. Segundo o Catolicismo o purgatório é o lugar que as almas passam por um processo de castigo e purificação temporário. Mas enfim, em quais fatos essa teoria se baseia:

- A coloração de suas línguas com tons de azul, verde e roxo;

- Peles com colorações pálidas;

- A ausência de adultos (exceto o irmão do Edu) no desenho só mostrando no máximo a silhueta, mas que nunca se movem;

- Uso de tecnologias de diferentes épocas como o uso de máquina de escrever e computadores ao mesmo tempo.

Segundo essa teoria, as crianças do beco morreram em épocas diferentes, desde os anos de 1900 até os anos 2000. Vamos explicar resumidamente a morte de cada um.

O primeiro na teoria é o Rofl, teria morrido em 1903, quando a sua família teria mudado para Peach Creek (se não se lembra é a cidade que passa no desenho) e estabelecido uma fazenda, e a sua morte seria por ter sido pisoteado pelos animais da fazenda.

O Johnny é o segundo, ele teria vindo morar no beco um pouco após da morte do Rofl. Sem amigos criou em um pedaço de madeira o seu amigo Plank, sua morte teria sido em 1922 em função da tuberculose, e teria levado o Plank por ter sido a última coisa que tinha visto antes de morrer.

O Edu é o terceiro, ele teria nascido em Nova York e teria se mudado para o beco durante a grande depressão de 1929, sempre querendo dinheiro, o Edu criava planos para conseguir das outras crianças, em um de seus golpes foi perseguido pelas as crianças até um lago aonde ele pulou e morreu afogado em 1939.

Sarah e Du são o quarto, segundo a história o pai deles morreu durante a Segunda Guerra, e com isso a mãe deles se tornou distante dos dois. Sarah se tornou autoritária para compensar o distanciamento da mãe, e o Du mergulhou em um mundo de fantasia de filmes e quadrinhos de monstros. Ambos morreram em um acidente de carro em 1953.

A quinta da teoria é a Nazz, ela nasceu em 1960 tendo pais hippies, tendo um espírito livre sempre paquerava as crianças do beco, ela teria sido morta em 1979 por um serial killer que tinha fugido do manicômio local.

O sexto é o Dudu, nascido nos anos 80, e criado por pais rígidos e superprotetores. Sendo forçado a ter um sucesso acadêmico e de estar sempre limpo, ele teria morrido em 1989 supostamente por vazamento de gás do bico de Bunsen do seu conjunto de química causando assim uma explosão.

O sétimo é o Kevin, ele nasceu em uma casa desestruturada com um pai abusivo, por causa disso se tornara um valentão. Teria morrido em 1999 após se espancando pelo pai num acesso de raiva e teria morrido a caminho do hospital.

O último é o Jimmy, por ter leucemia ele nunca se enturmou com outras crianças do beco, por seus pais acreditarem que ele era muito frágil. Teria morrido no início dos anos 2000 após uma longa batalha com a doença.

E as irmãs Kankers seriam demônios enviadas para atormentar as crianças do beco que não atravessassem para o céu.

📼 Retrô - Antonio Filho