🌎 12 fatos sobre a Tunísia que você não sabia!

Bandeira da Tunísia

A Tunísia é uma nação que se localiza no Norte do continente Africano e que possui uma forte influência Árabe. Foi o lugar em que se iniciou a primavera árabe na qual que se espalhou para outras nações da região. Mas pouco se sabe sobre a sua história, costumes e cultura.

Então no artigo de hoje vamos falar de 12 fatos mais um fato bônus sobre o país, espero que gostem do que vão ler. Então chega de enrolação pega o seu passaporte e a sua bagagem e vamos viajar nos fatos. Vamos lá!

1 - É o lar da Quarta cidade mais importante do Islamismo

A cidade de Kairouan é a quarta mais importante do mundo islâmico, depois de Meca, Medina e Jerusalém. Ela foi fundada em 670 depois de Cristo por Uqba Ibn Nafi, nela abriga a mesquita sagrada de Ugba, que é também um patrimônio mundial pela UNESCO, além de ser um importante centro de atividades religiosas.

Na religião islâmica se um muçulmano realizar sete peregrinações para a cidade de Kairouan equivale a uma peregrinação para Meca.

2 - Lar da cidade de Cartago

O país é o lar da antiga cidade de Cartago que era capital da civilização Cartaginesa, foi fundada no século IX antes de Cristo no golfo de Túnis, essa civilização foi um grande império comercial que abrangia grande parte do mar Mediterrâneo e que além disso rivalizava com o império Romano. Hoje em dia as ruínas da cidade estão listadas na UNESCO como patrimônio da humanidade.

3 - Origem do nome do país

A origem no nome Tunísia remonta o nome de sua capital Túnis, sendo que ela possui três possíveis origens:

A primeira é da palavra berbere “ens” que significa “deita-se” ou “passar a noite”, indicando que a região já foi um acampamento ou um lugar para parar e descansar;

A segunda teoria é que o nome deriva da deusa púnica Tanit;

A terceira e última teoria que seu nome deriva do nome da cidade de Tynes mencionada pelos escritos de antigos autores.

4 - Tunísia e Star Wars

Várias das cenas dos filmes da franquia Star Wars foram filmados no país, com a exceção do episódio V, os filmes da franquia utilizaram lugares da Tunísia para as filmagens, a paisagem desértica do sul da Tunísia abrigou vários cenários, incluído a vila de Tataouine que foi o planeta natal de Luke Skywalker. Sendo que até hoje os cenários que foram criados para o filme ainda estão em pé.

O lugar é aberto à visitação e atrai turistas até hoje

5 - Vermelho, a cor do luto

Na maioria dos países ocidentais o preto é utilizado como a cor de luto. Entretanto em países como Gana, África do Sul e a Tunísia, a cor vermelha que simboliza o luto.

6 - Foi colonizado por vários povos

A Tunísia foi colonizada por vários povos, primeiramente foram os fenícios, depois os cartagineses, após os romanos, depois por vândalos, por bizantinos, por vários reinos árabes, reinos berberes, otomanos e por fim os franceses no século XX, que sob o domínio deles conseguiu a sua independência.

7 - O país já foi coberto por florestas

Para quem hoje visita o país e vê a paisagem desértica, não imagina que no passado mais exatamente na parte sul do país já foi coberta por florestas de savana a cerca de 8.000 anos atrás, o que ocorreu é que o deserto do Saara avançou e se espalhou por toda a região tomando as florestas.

8 - Possui um dos maiores Anfiteatros Romanos do mundo

A Tunísia é o lar das ruinas do anfiteatro El Jem, que foi construído em 238 antes de Cristo durante a dominação romana do norte da África, o lugar possui capacidade para cerca de 35.000 pessoas, o que se torna um dos maiores anfiteatros romanos ainda de pé.

9 - Flor nacional do país

A flor nacional do país é o Jasmim, embora não seja nativa da região sendo trazida para a Tunísia no século XV, ainda assim não impediu de ela ter esse título. Durante a revolução de 2011 na nação (que foi o estopim da primavera árabe), a mídia estrangeira a nomeou como a Revolução de Jasmim.

10 -O hino nacional foi composto por um Egípcio

O Hino nacional da Tunísia foi composto em 1930 pelo egípcio Mostafa Saadeq Al-Rafe'ie, no início havendo somente um verso, ele era chamado de “Humat al Hima” ou em português “Defensores da Pátria”. Posteriormente em 1957 quando foi adotado como o hino nacional foi adicionado mais dois versos, pelo poeta tunisiano Aboul-Qacem Echebbi.

Originalmente o hino era provisório, sendo substituído em 1958, quando então em 1987 for renomeado com o hino nacional da Tunísia depois que o governo da época foi deposto.

11 - Foram utilizados robôs para o patrulhamento durante a COVID

Robôs policiais foram utilizados durante o auge da pandemia de Covid-19 em 2020, esses robôs chamados de PGuards tinham como função de patrulhar as ruas, além de garantir que as pessoas cumprissem o toque de recolher.

Caso o robô se deparasse com alguma pessoa ele se aproximava dela e perguntava o porquê de ela estar na rua, os robôs faziam o escaneamento das identidades e documentos utilizando câmeras acopladas, e nelas oficiais visualizam e verificavam os documentos.

12 - Possui o segundo maior museu da África

O país possui o segundo maior museu do continente africano, o Museu Nacional de Bardo, perde somente para o Grande Museu Egípcio. O museu se localiza na capital do país em Túnis e nele apresenta a história do país através dos milênios.

O lugar abriga uma coleção de mosaicos da época do império romano, como também ferramentas da idade da pedra datadas há cerca de 200.000 anos atrás.

13 – FATO BONÛS - O país abriga o ponto mais ao norte

Na Tunísia fica o ponto mais ao norte do continente africano, o “Ras Angela” ou em português “Cabo Angela”, ele é uma cabeceira rochosa localizada a cerca de 15 Km da cidade de Bizerte.

Então chegamos ao fim do artigo de hoje, espero que tenham gostado muito dos fatos expostos aqui. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos e até a próxima.

🌎 Mundo - Antonio Filho