🌎 20 Fatos do Suriname que você não sabia!

Bandeira do Suriname

Hoje vamos falar do nosso vizinho o Suriname, mesmo no lado do Brasil é um lugar muito pouco conhecido pelos brasileiros.

Então no artigo de hoje vamos listar cerca de 20 fatos sobre o país que vão te surpreender. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos viajar a seguir nos fatos.

1 - Território

O Suriname tem um território de 163.820 quilômetros quadrados, um pouco menor que o estado brasileiro do Acre. O país é a menor nação de toda a América do Sul em tamanho de seu território.

2 - Economia

Sua economia se baseia pela extração de recursos minerais como bauxita, ouro e alumínio, tendo um papel importante em sua economia. Os seus principais parceiros comerciais são os Países Baixos, Canadá, Estados Unidos e os países que compõem o caribe.

3 - Possui uma diversidade étnica enorme

Mesmo o país tendo uma população pequena, nada impede que a sua população seja diversa. O Suriname é o lar de indianos, crioulos, javaneses, quilombolas, chineses, brancos, ameríndios entre outras comunidades étnicas.

Sendo que o casamento entre diversos grupos étnicos são bastantes comuns, o que resultou em uma população com descendência mista.

4 - Eles dirigem pela esquerda

Ao contrário dos outros países sul americanos no qual eles dirigem pela direita, o Suriname junto com a Guiana são os únicos países que os veículos dirigem pela esquerda.

5 - Língua Holandesa

O país é a única nação fora dos Países Baixos que possui a língua holandesa sendo falada pela maioria, sendo que cerca de 60 % da população do país a utilizam como língua materna.

Enquanto os 40% restantes a utilizam como segunda língua

6 - Albufeira de Brokopondo

Também conhecido como Brokopondostuwmeer, é um lago artificial localizado perto da localidade de Brokopondo, ele surgiu depois da construção da barragem para geração de energia elétrica para o país. O lago artificial cobre uma área de 1.560 quilômetros quadrados, sendo considerado um dos maiores do planeta.

7 - Distritos

O país é dividido em 10 distritos entre eles estão: Coronie Marowijne Nickerie, Brokopondo, Pará, Paramaribo, Nickerie, Wanica, Saramacca e Sipaliwini.

8 - Origem do nome

O nome Suriname tem como origem derivada dos índios Surinen, que era um povo que vivia na região antes dos colonizadores terem chegados.

Essa tribo desapareceu antes da chegada dos primeiros exploradores, sendo expulsa e dizimada por outros grupos indígenas da região, que com o tempo ocuparam a área.

9- Mais de 90% de floresta tropical cobre o país

Cerca de 94% do território do Suriname é coberto por floresta tropical, fazendo que o país tenha uma das maiores áreas protegidas de todo o globo terrestre.

10 - Sua capital é considerada patrimônio mundial

No ano de 2002 a UNESCO elevou a capital do Suriname como Patrimônio Mundial da Humanidade, dado a importância dos edifícios históricos e de significado religioso.

Alguns desses edifícios são o Forte Zeelandia, o Jardim das Palmeiras, a Catedral Católica em estilo gótico entre outras constrições

11 - Significado da Bandeira

A bandeira do Suriname é composta por três cores principais que são o verde, branco e o vermelho na horizontal e uma estrela de cinco pontas amarela. Cada cor possui um significado, sendo que a cor verde representa a esperança e a fertilidade, enquanto a cor branca simboliza a liberdade a paz e a Justiça, a cor vermelha simboliza o amor e o progresso. E por fim a estrela amarela simboliza a unidade de todos os grupos étnicos do país.

12 - Ponto mais alto

O ponto mais alto do país está localizado no Distrito de Sipaliwini, possuindo cerca de 1280 metros de altitude, ela é conhecida pelo nome de Julianatop. Um fato interessante é que antes da independência do país o local foi o ponto mais alto do Reino dos Países Baixos.

13 - Esportes

Os esportes mais populares do país são o vôlei, basquete e futebol. Entretanto o país não possui nenhuma equipe esportiva oficial atrelada a esses esportes.

14 - Cinema

O país possui um único cinema, conhecido como TBL cinema que se localiza na capital do país Paramaribo.

15 - Grande parte da população se concentra em Paramaribo

Paramaribo é a capital e a maior cidade do país, nela se concentra cerca de 50% da população de todo o Suriname.

A capital se localiza a margens do Rio Suriname

16 - Principais rios

Seus principais rios são: Suriname localizado ao centro do país e que desagua no litoral, Corantijn que faz fronteira com o país vizinho a Guiana a oeste e o Marowijne localizado a leste do país.

17 - Suriname e Nova York

No ano de 1667 os holandeses conseguiram ter o território do Suriname da Grã-Bretanha, em troca os holandeses deram uma pequena porção de terra que ele tinha na América do Norte, esse lugar anos depois se tornaria a Cidade de Nova York.

18 - Diáspora da população

Há pelo menos cerca de 350.000 surinameses vivendo na Holanda atualmente, sendo que muito dessa população emigrou para lá logo após a independência do país.

19 - É terra de várias festividades

Como no Suriname existe uma grande diversidade étnica, não é de se esperar que o país inclui diversas celebrações e festividades durante o ano. A população local celebra o Natal, Holi, Dia da chegada Javanesa, Dia dos Quilombolas, Sexta-feira santa entre outros.

20 - Rapidinhas

O prato nacional do país é basicamente frango com arroz;

Existe pelo menos cerca de 350 espécies de peixes em seu litoral ou em seus rios;

Os primeiros habitantes dessa região chegaram em 3000 antes de Cristo;

O país possui o menor litoral em relação aos outros países da américa do sul com apenas 365 quilômetros em relação ao Oceano Atlântico;

O clima do país é um ambiente tropical, sendo moderado por ventos fortes, sua temperatura varia de 21 até 32 graus celsius;

O país é um dos principais produtores de Bauxita do Planeta;

Chegamos ao fim do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos que aqui foram citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu hoje, e fique à vontade de ler os outros artigos da categoria mundo como também do blog.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho