🌎 12 fatos sobre a Suíça que você não sabia!

Bandeira da Suíça

A Suíça é um país europeu localizado no centro da parte ocidental do continente, é bastante famosa pelos seus Alpes além das suas belas paisagens, pelos seus chocolates suíços, por sua gastronomia. Mas além disso o que sabemos de fato sobre o país?

No artigo de hoje iremos ver quinze fatos sobre o lugar que vão te surpreender.

Então pega o seu passaporte e sua mala e vamos viajar nos fatos de hoje. Então bora lá!

1 - Abrigos Nucleares

Se caso ocorrer uma guerra nuclear, quem mora ou estiver no país pode ficar mais tranquilo, pois a Suíça possui abrigos nucleares suficientes para abrigar toda a sua população. Um outro fato sobre os abrigos, é que por lei é exigido que a população sempre tenha acesso a um desses lugares, seja em seu prédio ou num lugar bem próximo. Uma outra curiosidade relacionada é que no país se localiza o maior Bunker nuclear do mundo, o túnel Sonnenberg, que tem a capacidade de abrigar cerca de 20.000 pessoas por um longo período de tempo.

2 - Formato da Bandeira

Tirando o Vaticano a Suíça é dos únicos países do mundo a ter a sua bandeira quadrada. O símbolo nacional foi adotado como bandeira pela constituição do país em 1848.

3 - País sem capital

A Suíça junto com Nauru são os únicos países do mundo que não possuem capital, embora muitas das pessoas pensam que a cidade de Berna é a sua Capital, pois nela abriga a sede do governo, entretanto a cidade não tem o status de federal.

4 - Lar da cruz Vermelha

A organização humanitária foi criada pelo suíço Jena Henri Dunant no ano de 1863 na cidade de Genebra, que presta assistência as pessoas que foram vítimas de guerra ou outras situações de violência. Uma outra curiosidade da organização é que o seu emblema é inspirado na bandeira do país de sua origem.

O seu emblema se tornou um símbolo mundial para causa humanitária

5 - Quatro línguas nacionais

A Suíça possui quatro línguas nacionais, que são o alemão, francês, italiano e o romanche. O alemão é a língua mais falada do país, sendo utilizada principalmente ao norte. O francês é o segundo idioma mais utilizado, falado predominantemente na parte oeste do país. Enquanto o italiano é a terceira língua mais falada, sendo bastante utilizado no sul. E o romanche é o quarto idioma mais falado principalmente a lesta do território, tendo bem menos falantes comparados aos outros.

6 - Existem explosivos nas entradas de suas fronteiras

A Suíça possui explosivos em suas pontes e túneis que se localizam nas entradas de suas fronteiras, sendo que elas serão detonadas no primeiro sinal que o país esteja sendo invadido.

7 - Neutra durante as duas Grandes Guerras

Conhecida por sua neutralidade não é de se esperar muito que durante a primeira e a segunda guerra mundial o país escolheu ficar neutro, decidindo não escolher nenhum lado e não entrando em ambos os conflitos.

8 – Aos domingos é proibido fazer uma série de atividades

Uma coisa bastante sagrada para os suíços é os domingos, para ter uma noção é proibido aos domingos realizar inúmeras atividades, como por exemplo: cortar grama. Qualquer coisa que cause bastante barulho e que perturbe os vizinhos é passível de multa.

Então se você gosta de um lugar tranquilo para descansar a Suíça é o Lugar.

9 - Mais de 7000 lagos em seu território

Mesmo sendo um país pequeno em território, com 41.285 Km² (equivalente ao tamanho do estado do Rio de Janeiro), nada impede que o lugar tenha mais de 7000 lagos espalhados em todo o seu território. Sendo que o lago Genebra é o maior com mais de 580km², porém, um pouco menos de sua metade pertence a França, o segundo maior lago do país é o Lago Neuchâtel que tem 220 Km², esse sim está localizado totalmente dentro do território suíço e pode ser “considerado” o maior do país.

10 - Serviço Militar Obrigatório

Assim como o Brasil, a Suíça é dos últimos países europeus a possuir um serviço militar obrigatório, todo homem que fizer 18 anos tem que servir no exército suíço, além disso as mulheres também podem se voluntariar para servir no exército.

11 - Lar das montanhas é picos mais altos da Europa

A suíça é o lar de inúmeras montanhas, sendo cerca de 208 delas espalhadas por todo território suíço, muitas delas possuindo mais de 3.000 de altura. Além disso o país possui cerca de 48 picos que tem mais de 4.000 de altura.

12 - Os alpes não são totalmente suíços

Na realidade só uma pequena porção dos Alpes se localiza no país, um pouco mais de 13,2% da maior cadeia de Montanhas da Europa se localiza no território suíço. Sendo que a maior parte dos alpes se localiza no país vizinho a Áustria, além dos territórios da França e Itália.

Mesmo conhecido com esse nome o país é o lugar com a menor porção dos Alpes na Europa.

13 - Você não pode nomear o seu filho de qualquer forma

A lei do país proíbe que os pais coloquem nome em seus filhos que o prejudiquem em seu futuro. Além de proibir de colocar nomes de marcas e lugares, como também de certos nomes bíblicos como por exemplo Cain, que representam personagens desagradáveis.

14 - Lar da escada mais longa do mundo

Localizada na montanha Niesen nos Alpes ela é considerada a maior escada do mundo, com cerca de 11. 674 degraus com 3,4 quilômetros de extensão, nela você sobe cerca de 1.669 metros de altitude.

15 - Os animais tem direitos

A Suíça possui uma das leis mais rígidas de posse de animais do continente europeu. No país possui algumas leis como, os donos são obrigados a realizar um curso de como cuidar de seus animais de estimação, como também os cães tem o direito de entrar em restaurantes e também de comer dentro desses estabelecimentos. Esses são alguns exemplos de como os animais tem seus direitos garantidos nas terras suíças.

🌎 Mundo - Antonio Filho