🌎 20 Fatos do Sudão que você não sabia!

Bandeira Sudão

Hoje vamos falar sobre o Sudão, uma nação que se localiza entre o norte da África e a parte subsaariana do continente. Até recentemente o país era o maior em extensão territorial, além de que no passado abrigou o reino Kushite.

1 - Casamento Fantasma

Uma das tribos do Sudão, os Neur localizado no sul do território Sudanês, possui uma tradição conhecida como “Casamente Fantasma”. Aonde um homem se casa com uma mulher como substituto do seu irmão falecido, as crianças que nascerem dessa união serão consideradas descendentes da pessoa morta.

2 - Já foi o maior país do continente em extensão territorial

Até recentemente o Sudão era o maior território de todo o continente africano, nessa época ele representava cerca de 8% de todo o território do continente. Entretanto no ano de 2011 o país se dividiu com a parte sul de seu território se tornando um novo país, assim criando o Sudão do Sul, fazendo que o Sudão perdesse o título de maior nação em território, passando a ser o terceiro maior.

3 - Significado da Bandeira

A bandeira do Sudão é composta por três linhas horizontais nas cores vermelha, branca e preta, além de possuir um triângulo verde. Enquanto a cor preta significa o nome do país (terra do povo negro), a cor branca representa o otimismo e a paz, o vermelho representa a luta pela independência e por fim o triangulo verde representa o Islã.

4 - É integrante do Projeto Grande Muralha Verde

O país faz parte do ambicioso projeto da Grande Muralha Verde, juntamente como outras 10 nações como: Níger, Etiópia e Mali. Esse projeto visa a criação de um muro de 8.000 quilômetros de árvores, se estendendo de oeste para leste do continente.

O projeto foi lançado no ano de 2007 e foi criado para impedir o avanço da desertificação da região, como também recuperar as paisagens que foram degradadas.

5 - Aqui se localiza os dois principais afluentes do rio Nilo

No país se encontram os dois principais afluentes do rio Nilo que são: o Nilo Branco e o Nilo Azul. Sendo que ambos se unem na capital do país Cartum, um outro fato interessante é que rio Nilo corta o país de norte a sul

Além dos dois principais afluentes, os rios Bahr el Ghazal, Sobar e Atbarah desaguam no Nilo dentro do território sudanês.

6 - Ponto mais alto

O ponto mais alto do país é a montanha Deriba Caldera, possuindo a altitude de 3.042 metros, a montanha se localiza na região de Darfur na porção oeste do país.

7 – Primeira parlamentar mulher

O país foi o primeiro de todo continente africano como também do mundo árabe, a ter a primeira parlamentar feminina no ano de 1965.

8- Estatuas cobertas de ouro

Recentes escavações na região do Mussawwarat es-Sufra, descoitaram que antigos templos tinham as suas paredes e as suas estatuas cobertas por ouro.

9 - Reino Kushite

No passado o país já foi lar do extraordinário Reino de Kush, sendo que três reinos Kushite dominaram a região por cerca de 3.000 anos.

10 - Ilha de Meroe

Essa ilha se localiza a cerca de 100 pirâmides que datam entre os séculos VIII antes de Cristo e IV depois de Cristo, este sítio arqueológico hoje em dia é um patrimônio pela humanidade e pela UNESCO.

O local na realidade não é uma ilha, mas sim uma área que se localiza entre os rios Nilo e Atbara

11 - Significado do nome

O nome Sudão deriva do árabe “bilad-as-sudan” que tem como significado “terra do povo negro”.

12 - Grupos étnicos

Em seu território existe mais de 500 grupos étnicos, que inclui as etnias Árabe, Núbios entre outros grupos.

13 - Ele teve dez presidentes em sua história

O Sudão desde a sua independência em 1° de janeiro 1956, foi governado por apenas 10 presidentes diferentes, sendo que o presidente Omar al-Bashir governou o país por cerca de 30 anos, sendo derrubado por um golpe militar em 2019.

14 - O território é habitado a milhares de anos

O território sudanês é habitado desde os tempos mesolíticos popularmente conhecida como Idade da Pedra, entre os anos 30.000 a 20.000 antes de Cristo.

15 - Símbolo nacional

O símbolo nacional do Sudão é o pássaro secretário, sendo que essa espécie de ave é encontrada na África Subsaariana.

Ela raramente voa e pode chegar a quasse 1,2 metros de altura

16 - Sudão Anglo-Egípcio

Antes de ser independente o Sudão fez parte sob domínio britânico-egípcio entre os de 1899 e 1955, durante esse período a administração foi chamada de Sudão Anglo-Egípcio.

17 - Guerra Civil

O país teve a mais longa guerra civil do continente africano, conhecida como Segunda Guerra Civil Sudanesa, esse conflito durou cerca de 22 anos de 1983 até o ano de 2005.

Desse conflito resultou cerca de 1,5 milhões de mortes e deslocou cerca de 4 milhões de pessoas.

18 - Línguas

O país tem como línguas oficiais o Árabe e o Inglês, mas além delas são faladas cerca de 114 línguas nativas, além de cerca de 500 sotaques falados em todo o seu território.

19 - Recursos naturais

O principal recurso natural do país é o petróleo, além de possuir reservas significativas de Cobre, Minério de Cromo, Prata, Mica, Ouro, Zinco e Tungstênio.

20 - Solo

O seu solo é dividido por três classes, os solos argilosos na região central, os solos arenosos das zonas do centro-norte e oeste e os solos lateríticos (solo que possui grande concentração de hidróxidos de ferro e alumino) ao sul do país.

21 – FATO EXTRA - É o maior exportador de Goma Arábica

O país é responsável por cerca de 75-80% da produção mundial de Goma arábica, ela é extraída das seivas das acácias. Essa goma é um ingrediente muito usado na produção de doces, adesivos e produtos farmacêuticos.

Bom chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado das curiosidades aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido hoje, e fique à vontade para ler os artigos da categoria mundo, como também das outras categorias do site.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho