🌎 16 fatos sobre a Sérvia que você não sabia!

Bandeira Servia

A Sérvia é um país localizado na parte leste do continente europeu, é terra de grandes cientistas como o Nikola Tesla e de esportistas como o tenista Novak Djokovic. Mas pouco se fala e se conhece sobre o país.

No artigo de hoje vamos ver 16 fatos interessantes sobre o lugar, então pega o seu passaporte e a sua mala e vamos viajar pelos os fatos.

1 - Desfiladeiros

A leste do país se localiza o Desfiladeiro Derpad, ele é considerado o maior da Europa com 134 Km de extensão. Enquanto no Oeste existe o segundo desfiladeiro mais profundo do continente, o cânion do rio Drina.

2 - Ilhas que flutuam

Na Sérvia estão os lagos de Vlasina e Semeteš, neles existe um fenômeno incomum da natureza na qual as ilhas que tem nesses lagos literalmente flutuam sobre a água.

3 - Monte Rtanj

É uma montanha localizada a leste do território sérvio a cerca de 200 km da capital Belgrado, mas o que chama atenção é o seu formato de pirâmide, com tal formato o monte gerou algumas teorias até absurdas, como por exemplo do monte abrigar uma nave mãe alienígena que foi deixado para traz a milhares de anos.

4 - Globos Povien

Um outro fato misterioso para os sérvios é dos globos de Povien, que são esferas quase perfeitas encontradas nas colinas de Povien. Essas esferas são envoltas em lendas, como por exemplo de elas terem poderes milagrosos e curativos, outras pessoas vão bem além dizendo que as esferas são obras de alienígenas.

Mas a teoria mais aceita pelos cientistas é de que elas foram formadas a cerca de 150 milhões de anos atrás, pela atividade vulcânica quando essa área ainda era coberta pelo mar.

5 - É o maior exportador de framboesas do mundo

A Sérvia é o maior produtor mundial de framboesa do mundo, para ter uma ideia no ano de 2012 cerca de 95% de toda a produção do fruto veio do país.

Então se você adora framboesas aqui é o lugar para se esbaldar

6 - O país utiliza dois alfabetos

Uma coisa que o visitante deve estranhar quando viajar pelo país, é o uso de dois tipos de alfabeto nas placas, na Sérvia é utilizado o alfabeto cirílico (utilizado em grande parte dos países eslavos) e o latino (utilizado principalmente no ocidente como no Brasil).

7 - Sérvia e Montenegro

Após a dissolução da Iugoslávia a Sérvia se juntou com a nação de Montenegro no ano de 1992 e inicialmente mantinha o nome de Iugoslávia, mas no ano de 2003 a nação mudou de nome para Sérvia e Montenegro, ambos ficaram em união até o ano de 2006 onde ambos se separaram e se tornaram nações independentes.

8 - Vampiro

O primeiro vampiro descrito não foi o Conde Dracula no ano de 1897, mas sim o caso Petar Blagojević, que era um camponês que acreditava ter se tornado um vampiro, esse caso foi amplamente divulgado na imprensa austríaca no ano de 1725.

Além disso a palavra vampiro é de origem Sérvia é e amplamente aceita e utilizada em todo mundo, em sérvio a palavra é “Vampir”, aqui no brasil sendo aportuguesada para Vampiro.

9 - A sua capital é uma das cidades mais antigas da Europa

A capital da Sérvia, Belgrado, é uma das cidades mais antigas do continente, existem escavações mostrando que a região já era habitada a cerca de 7000 mil anos.

10 - Foi o lugar de origem de alguns imperadores romanos

Durante a ocupação romana no território no que hoje é a Sérvia, se deu à luz 18 imperadores romanos, entre eles o mais famoso Constantino, o grande. Além disso a região abrigou uma das quatro capitais romanas originais, a cidade de Simium que hoje em dia é conhecida como Sremska Mitrovica.

Para quem não sabe o Imperador Constantino que declarou o cristianismo como a religião oficial do império

11 - Lar do queijo mais caro do mundo

O queijo pule é o queijo mais carro do mundo, ele é feito de leite de burras Bálcãs que são encontradas apenas na Sérvia na reserva natural de Zasavica, o valor desse queijo chega a mais de 1000 euros o quilo.

A explicação para o preço do queijo ser tão caro é que só existem cerca de 130 exemplares dessa raça de burra, e para produzir um quilo desse queijo são necessários 25 litros de leite, sendo que cada animal produz somente 20 litros por ano de leite.

12 - Sobrenomes

A grande maioria dos sobrenomes da população sérvia terminam com ‘ic’, esse sufixo é um verdadeiro patrimônio sérvio e que pode ser traduzido como “a prole”.

13 - Aldeia de Pedra

Sabia que no país existe uma aldeia totalmente feita de pedra? Desde as paredes até o teto, essa vila é chamada de Gostura e se localiza ao sul do território sérvio. Mas o que difere esse lugar das outras construções feita de pedras, é que as pedras e telhados dessas casas não estão ligadas com concreto, gesso ou qualquer outro material, elas estão somente empilhadas. Atualmente nessa aldeia vive um pouco menos de 150 pessoas, mas no passado no lugar chegou a morar mais de 1500 pessoas.

14 - Esportes

O esporte mais popular do país é o futebol, possuindo uma das torcidas mais fanáticas da Europa, o país é o lar de inúmeros times como o Crvena Zvezda (Estrela Vermelha) e o Partizan Belgrado. Mas além dessa modalidade os sérvios se destacam também no polo aquático, vôlei, basquete e tênis.

15 - Lar de grandes Cientistas

O país foi o lar de grandes cientistas, o mais famoso deles é o Nikola Tesla um grande cientista que viveu parte de sua vida no país. Mas além dele tiveram outros como o Milutin Milankovi que foi astrônomo, climatologista, matemático e engenheiro civil, que inventou o calendário mais exato com declínio de 2,75 por ano astronômico, além de Mihajlo Pupin que foi um físico e químico que elaborou inúmeras ideias da área de telecomunicações.

Nikola Tesla

16 - Relógios

Antes dos Suíços começarem a ter a sua famosa e prestigiada indústria de relógios, os sérvios estavam cerca 600 anos antes os produzindo.

Então espero que tenham gostado do artigo de hoje e dos fatos apresentados, espalhem e compartilhem com os seus amigos o que você leu!

🌎 Mundo - Antonio Filho