🌎 16 fatos sobre o Senegal que você não sabia!

Bandeira Senegal

O Senegal é um país localizado na parte subsaariana do continente Africano, o país possui uma grande história passando por diversos reinos africanos, foi também uma colônia francesa, como também possui uma cultura bastante tolerante.

No artigo de hoje vamos ver 16 fatos sobre o país que vão te encher com conhecimento. Então chega de enrolação pega as suas bagagens e o seu passaporte e vamos viajar nas curiosidades a seguir.

1 - É o lar de vários grupos étnicos

O Senegal é a morada de quase 18 milhões de pessoas, em seu território abriga diversos grupos étnicos, sendo que as etnias principais são os: Serer, Jalofos, Fulas, Diolas, Mandgingas e os Tukulor.

2 - Senegâmbia

Foi um país formado com a união do Senegal com o país da Gâmbia no ano de 1982, chamada de Senegâmbia. Entretanto essa união durou por pouco tempo, ela foi dissolvida em 1989 devido as divergências das lideranças entre as regiões.

3 - Já foi uma colônia da França

O território Senegalês já foi colônia da França, sendo que nos séculos XVII e XVIII os franceses exportavam de seu território ouro, escravos e marfim. Sendo em 1946 a região se tornou um território ultramarino da França (mesmo estado que se encontra a Guiana Francesa Atualmente), em 1958 o Senegal foi elevado para uma república autônoma e em 1960 o país conseguiu ser tornar independente.

4 - No país se localiza o ponto mais ocidental do continente

No território senegalês se localiza o ponto mais a oeste do continente Africano e o mais próximo da América do sul, ele se localiza no bairro de Almadies na capital Dakar.

5 - Possui um lago rosa

Localizado ao norte do país existe um lago chamado de Lago Retba em que a sua cor é rosa, sendo que essa coloração ocorre principalmente nos períodos de seca. Lá existem milhares de algas que produzem uma substancia chamada de carotenoides, além disso o lago possui um grande teor de sal cerca de 40% em alguns lugares do lago, que possibilita a pessoa flutuar nele.

Ao contrário do mar morto existem espécies de peixes no lago

6 - Fronteira com a Gâmbia

O Senegal possui uma nação que se localiza dentro de seu território, a Gâmbia é um país que corta quase o território todo senegalês ao meio de leste a oeste. Fazendo que o território gambiense seja cercado por ele e pelo oceano Atlântico.

7 - Um número significativo de sua população fala português

Mesmo que o país já foi colônia francesa e o idioma nacional do país é o francês, nada impede que um número significativo de sua população fale português e línguas derivadas, eles se concentram na região ao sul do país conhecida como Casamansa.

8 - Religião

Grande parte da população senegalesa segue a religião Islâmica, segundo dados em 2019 cerca de 97,2% de sua população faz parte dessa religião. Depois deles é o Cristianismo o maior grupo religioso do país com cerca de 2,7% da população sendo formado principalmente por católicos, e 0,1 da população segue outras crenças religiosas.

9 - Ilhas Gorée

Localizado na Capital Dakar, essa ilha possui uma história de bastante sofrimento, nela foi o local onde milhões de africanos foram enviados para uma vida de prisão e escravidão, sendo um dos maiores centros de comércio de escravos da África durante o século XV e XIX. Hoje em dia o lugar é o Museu Histórico do Senegal além de ser um Patrimônio da Humanidade, com objetivo de nunca esquercemos dessa história e que as futuras gerações não repitam o mesmo erro do passado.

10 - Luta senegalesa

Mesmo possuindo uma das seleções mais fortes de futebol, o esporte não é o mais popular do país nem mesmo o oficial. A luta senegalesa é conhecida como “lámb”, inicialmente o esporte iniciou de forma amadora e com o tempo foi se profissionalizando.

A luta consiste em que os lutadores podem socar o oponente como também pode recorrer ao combate corpo a corpo, eles não utilizam luvas e nenhuma proteção, o combate acaba quando um dos lutadores encosta a cabeça ou a bunda no chão ou se apoia com os quatros membros.

O esporte atrai hoje milhares de espectadores para as lutas

11 - É o lar da estátua mais alta da África

No Senegal se encontra a maior estátua do continente africano, chamada de Monumento ao Renascimento Africano tem a sua estrutura feita de Bronze com cerca de 49 metros de altura, essa estatua se localiza aos redores da capital Dakar.

12 - Possui uma ilha inteiramente feira de conchas

No país se localiza uma ilha artificial totalmente formada por conchas, ela se localiza na cidade de Joal-Fadiouth. Nessa ilha existe um cemitério onde os túmulos são também construídos por conchas.

13 - Por muitos anos abrigou a competição de Rali Dakar

Por muitos o Senegal abrigou a competição do Rali Dakar dos anos de 1978 até o ano de 2008, entretanto por razões políticas e de segurança a prova foi mudada de lugar, sendo realizada na américa do sul e posteriormente para a Arabia Saudita.

14 - É o primeiro país africano a sediar os Jogos Olímpicos da Juventude

No ano de 2026 o Senegal vai abrigar o primeiro Jogos Olímpicos da Juventude, essa competição ocorrera na capital do país Dakar e nas cidades de Saly e Diamniadio.

15 - O primeiro presidente do país foi cristão

Mesmo tendo grande parte de toda a sua população muçulmana, o primeiro presidente do Senegal foi Léopold Sédar Senghor que era católico.

Ele governou o país de 1960 até 1980

16 - O país no passado foi dominado por vários impérios africanos

Durante a sua história o Senegal foi dominado por vários impérios da parte ocidental do continente, o território atual do país já foi parte do reino de Gana durante o Século VIII, do Império Tukulor no Século XI e por fim o império Jolof que foi nos séculos XI a XIV.

Chegamos no final da postagem de hoje, espero que tenham gostado dos fatos que foram apresentados no artigo. E Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o texto.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho