🌎 18 Fatos da República Tcheca que você não sabia!

Bandeira República Tcheca

A República Tcheca se localiza na parte central do continente Europeu, é terra aonde nasce o Rio Elba como também é terra do Hóquei de Gelo e de uma incrível culinária.

No artigo de hoje vamos falar sobre 18 fatos sobre o país, que vão te encher com conhecimento. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e a suas malas é vamos viajar nos fatos a seguir.

1 - O país fica a oeste

Durante a Guerra fria muito se ouvia que a República Tcheca era considerada parte da Europa Oriental, ou seja, a leste. Entretanto se consideramos a capital tcheca a cidade de Praga, ela fica mais a oeste que a capital do país vizinho a Áustria (que é a cidade de Viena), então é incorreto dizer que o país fica na parte leste do continente sendo o mais correto dizer que fica na parte central da Europa.

2 - Trilhas

Um fato interessante para quem gosta de fazer trilhas, é que o país possui cerca de 80.000 quilômetros de trilhas o equivale o dobro da circunferência do planeta terra.

3 - Aqui nasce o rio Elba

Um dos principais rios Europeus nasce no país, o rio Elba nasce nas Montanhas Krkonoše e percorre cerca de 1.165 quilômetros até desaguar no mar.

4 - Pratos populares

O país tem uma culinária diversa, possuindo diversos pratos populares entre a população, como por exemplo: Knedlo Zelo (prato assado com repolho cozido, bolinhos de pão e Bramboráky com chucrute), o Kaprová (carne bovina com bolinhos ao molho dill), Guláš (guisado de carne suína e bovina servido com bolinhos de pão), entre outros pratos.

5 - Ponto mais alto

A montanha Sněžka é o ponto mais alto de todo território tcheco com os seus 1.603 metros de altitude. Nela se passa a fronteira Tcheca-polonesa, que divide a Boêmia Tcheca com a Silésia polonesa.

Ela se localiza nas Montanhas Krkonoše

6 - Ossuários

No país se encontra vários ossuários que são capelas subterrâneas onde ossos de pessoas mortas são armazenados. No país se destaca um dentro da Igreja St. James que é a segunda maior de todo o continente Europeu, perdendo somente para as catacumbas de Paris.

7 - Bibliotecas

O país possui uma das mais extensas redes de bibliotecas públicas do mundo, um outro fato relacionado é que a população é composta por leitores ávidos, sendo que um cidadão tcheco lê em média 13 livros durante um ano.

8 - Castelos

Em seu território se localiza mais de 2000 castelos, que faz com que o país tenha o título de ser o lugar com mais castelos de todo o planeta. Além disso o país conta com o maior complexo de castelos do mundo, que é o Castelo de Praga.

9 - Palavras

A língua Tcheca possui cerca de 250.000 palavras, superando as palavras das línguas russa, árabe e francesa. Além disso a sua língua é a única do mundo que utiliza a letra “Ř”.

10 - A palavra Robô veio de um tcheco

A palavra ‘Robô” tem origem tcheca, ela foi criada pelo pintor Josef Čapek que era irmão do famoso escritor Karel Čapek, que utilizou a palavra robô em sua peça de ficção cientifica R.U.R.

Karel Čapek

11 - O país mudou de nome 9 vezes no século XX

Durante o século XX o país teve vários nomes, sendo que até o ano de 1918 era Coroa Boêmia, para depois República Tchecoslováquia até 1938, para após ser chamada de República Tcheca-Eslovaca até o ano de 1939, depois mudou o nome para Protetorado da Boêmia e Morávia até 1945, posteriormente mudou para República Tchecoslováquia até o ano de 1960, depois o país mudou o nome para República Socialista Tchecoslováquia até o ano de 1990, depois mudou para República Federativa da Tchecoslováquia, no mesmo ano mudou para República Federativa Tcheca e Eslovaca e por fim em 1993 mudou o seu nome para República Tcheca.

12 - Significado da Bandeira

A bandeira do país é composta por duas faixas horizontais branca e vermelha e um triangulo azul no lado esquerdo. A faixa branca da bandeira significa a paz e a honestidade, enquanto o vermelho representa resistência e coragem na guerra, por fim o triângulo azul representa os três pilares de verdade, justiça e lealdade.

13 - Sem controle de fronteira

Desde o dia 21 de dezembro de 2007, o país deixou de ter controle em suas fronteiras, fazendo com que a população dos países vizinhos entre no país sem precisar passar por um controle fronteiriço.

14 - Esporte mais popular

O esporte mais popular entre o povo Tcheco é o Hóquei de gelo, a sua seleção masculina é uma grande potência mundial do esporte, sendo que a seleção já ganhou alguns mundiais de hóquei.

15 - A sua capital não foi bombardeada durante a guerra

Um fato interessante sobre a sua capital, é que durante os acontecimentos da segunda guerra mundial, o lugar foi a única grande cidade europeia que participava do conflito que não foi bombardeada, fazendo que muitos dos edifícios fossem preservados.

Muitos desses são da época da idade média

16 - O museu de Higiene de Praga

Na capital do país Praga se encontra o estranho museu de higiene, onde nele se localiza cerca de 2000 vasos de câmaras, como também banheiros históricos como o do Titanic.

17 - Muro do John Lennon

Na capital tcheca Praga mais exatamente localizado na região de Mala Strana, se encontra um muro todo cheio de grafite que está em constante mudança. Sendo que no passado esse local era conhecido como “Muro da Lamentações”, pois os manifestantes da época usavam o local para escrever mensagens políticas.

18 - Foi a terceira nação a por alguém no espaço

No ano de 1978 o primeiro cosmonauta Tcheco chamado de Vladimir Remek, foi lançado ao espaço a bordo do foguete soviético Soyuz. Fazendo a nação ser a terceira a ter um cidadão no espaço depois dos Estados Unidos e a União Soviética.

Bem chegamos ao fim do artigo de hoje espero que tenham gostado dos fatos mostrados aqui. Lembre-se de compartilhar como os seus amigos o que foi lido aqui hoje, e sinta à vontade para ler os outros textos da categoria mundo como também os das outras categorias.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho