🌎 14 fatos sobre a Polônia que você não sabia!

Bandeira Polônia

Localizado no continente Europeu, a Polônia possui uma riquíssima história e cultura. Como também foi o lar de grandes pessoas e pensadores, como o astrônomo Nicolau Copérnico, o papa João Paulo II e a cientista Maria Curie.

No artigo de hoje iremos ver 14 curiosidades interessantes e surpreendentes sobre o país. Então chega de enrolação prepara a sua mala e pega o seu passaporte e vamos viajar para os fatos!

1 - Todo nome de origem polonesa possui um feriado

Um fato interessante sobre a Polônia é que todos os nomes de origem polonesa possuem uma data especifica no ano para ele, quando alguém com um desses nomes cai na data respectiva dele as pessoas comemoram como se fosse um aniversario, dando muitas vezes festas ou presentes como flores e álcool.

2 - Origem do nome Polônia

Em sua história inúmeras tribos ocuparam o território polonês, sendo que o nome do país vem de uma dessas tribos. O nome Polônia veio de uma tribo que viveu nos séculos V e VI em seu território, eles eram chamados de “Polanie” que significa “Pessoas vivendo em campos abertos”.

3 - Aqui se localiza um dos restaurantes mais antigos da Europa

Localizado na cidade de Breslávia existe um restaurante chamado de Piwnica Świdnicka, ele foi fundado no ano de 1273. Esse restaurante se localiza no porão da prefeitura velha e se encontra em funcionamento até hoje.

4 - Existe um deserto no país

Localizado entre as cidades de Cracóvia e Katowice, o deserto de Bledowska é o maior de toda Europa Central. Há milhares de anos atrás nesse lugar existia uma geleira que deu lugar a uma grande área de rochas e areia. Entretanto a aparência desértica foi criada pela ação do homem ocasionada pela mineração desde a idade média, que fez com que as rochas e a areia se “espalhassem”.

Um outro fato interessante sobre o deserto é o seu nome vem da palavra polonesa “bledow” que significa “erro”.

Nos últimos anos parte do deserto foram reflorestadas e recuperadas graça a esforços do governo

5 - Cerveja com Xarope de Frutas

Um hábito que a população polonesa gosta de fazer é de misturar cerveja com xarope de framboesa. Sendo que no inverno eles adicionam cravo e canela na mistura além de aquece-la.

6 - O maior festival de música ao ar livre do mundo acontece na Polônia

O Pol’and’Rock Festival é o maior festival realizado ao ar livre do mundo, ele é realizado desde o ano de 1995 tendo como inspiração o Festival de Woodstock. Nas suas últimas edições o seu público foi superior a mais de 600 mil pessoas.

7 - O país já teve a estrutura mais alta do mundo

A torre de rádio de Varsóvia localizada na cidade de Konstantynów Lódzki, já foi considerada a estrutura mais alta do mundo desde a sua construção em 1973 até o seu colapso em 1991.

8 - A cidade de Varsóvia foi totalmente destruída durante a Segunda Guerra

Durante os eventos da Segunda Guerra Mundial a cidade de Varsóvia foi literalmente destruída pelos alemães, onde milhares de construções foram destruídas em questão de segundos. Hoje em dia quem caminha pela Cidade Velha de Varsóvia, nem imagina que tudo que está vendo foi reconstruído após o fim do conflito, sendo utilizado pinturas antes da guerra como referência.

Porém ainda é possível ver em alguns lugares da cidade escombros, como um lembrete da destruição que foi causada da época, além dos horrores que a população sofreu durante o período.

9 - É rude utilizar chapéu dentro de casa

Na Polônia é visto como rude entrar nas casas dos outros ou na igreja com chapéus, esse costume é muito mal visto entre a geração mais velha, enquanto os jovens não se importam com isso.

10 - O país possui as suas próprias sete maravilhas

A Polônia possui a sua própria lista de sete maravilhas, diferente da lista das Setes Maravilhas do Mundo essa lista é voltada para o próprio país, ela foi montada pelo jornal polonês Rzeczpospolita por meio de votação popular, a população local se orgulha muito dessa lista de maravilhas do seu país.

A lista é composta por:

1 - Wieliczka Salt Mine – é uma mina de sal, considerada uma das mais antigas do mundo;

2 - Torun Old Town – antigo assentamento no noroeste do país e considerado um Patrimônio mundial;

3- Castelo Malbork – considerado o maior castelo do mundo;

4 – Castelo e Catedral de Wawel – construções do século XIII e XIV com estilos arquitetônicos diferentes;

5 – Canal Elblag – possui 80 Km de comprimento que liga a parte sul do Lago Druzno os rio Drweca;

6 - Zamosc Old Town – é o bairro historico da cidade e é considerada um Patrimônio mundial;

7 - Cracóvia Market Square e Old Town – é a maior praça da época medieval da Europa.

11 - Foi um segundo país a ter uma constituição

A Polônia no ano de 1791 publicou a sua primeira constituição escrita, sendo o segundo país do mundo a adotar depois do Estados Unidos. Porém ela durou por apenas por 14 meses e 3 semanas, quando o país foi invadido e dividido por cerca de 100 anos.

12 - Colher cogumelos é uma prática bastante popular no país

Uma pratica bastante popular no país é de colher cogumelos selvagens para comer. Além dos adultos as crianças também participam, onde elas são educadas desde de cedo a reconhecer quais são os Cogumelos comestíveis dos venenosos.

A colheita desses cogumelos geralmente é feita entre os meses de agosto e outubro

13 - Os sobrenomes podem mudar dependo do sexo

Diferente da maioria dos países onde as crianças recebem um sobrenome independente do sexo, na Polônia é diferente, aonde os meninos terão o seu sobrenome terminado com “-cka/-cki”, enquanto as meninas terão o sobrenome terminado em “-ski/ska”.

14 - Lar do maior Castelo do mundo

Na Polônia se localiza o maior castelo do mundo, o Castelo de Malbork que foi construído no século XV pelos os Cavaleiros Teutônicos, possui uma área de 52 acres (cerca de 210 mil metros quadrados). O lugar também é considerado a maior estrutura de tijolos construída a mão, além de ser considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje e lembre-se de compartilhar com os seus amigos.

🌎 Mundo - Antonio Filho