🌎 15 fatos sobre do Paquistão que você não sabia!

Bandeira do Paquistão

No artigo de hoje vamos falar do Paquistão, uma nação asiática localizada no subcontinente indiano. É o lar do mais jovem juiz do mundo como também da ganhadora do prêmio Nobel, terra que decora os seus caminhões e é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo.

Hoje vamos falar 15 fatos sobre o país que vão te encher de conhecimento. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos viajar nos fatos a seguir.

1 - É o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo

O território paquistanês abrigou no passado uma das mais antigas civilizações do planeta, a Civilização do Vale do Indo que surgiu ao redor do rio Indo e do seu delta, ela data de cerca de 3.300 anos antes de Cristo até o ano de 1.300 antes de cristo.

A civilização do Vale do Indo junto com a egípcia e a da mesopotâmia, são conhecidas por serem as três civilizações mais antigas do mundo antigo.

2 - O juiz mais jovem do mundo

Um recorde que o país possui é de ter o juiz civil mais jovem do mundo, chamado de Mohammed Ilyas, ele passou no exame para exercer o cargo com apenas 20 anos e 9 meses.

3 - Possui o caixa eletrônico mais alto do planeta

Ao dirigir pela rodovia Karakoram você passara pela passagem Krungrab na fronteira entre o Paquistão e a China, você encontrará os caixas eletrônicos mais altos de todo o mundo. Operados pelo Banco do Estado do Paquistão eles se localizam em uma altitude de 16.007 pés (cerca de 4878 metros).

4 - A mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel

A paquistanesa Malala Yousufzai é mais jovem ganhadora do prêmio Nobel do mundo, com 17 anos de idade ela recebeu o prêmio por defender o direito das meninas pela educação. Sendo que aos 15 anos ela sofreu um atentado, onde um soldado do talibã atirou contra ela que tomou três tiros na cabeça, entretanto ela conseguiu sobreviver.

Ela ficou conhecida mundialmente por defender o direto universal a educação e não retrocedeu mesmo após o atentado que sofreu. Hoje em dia ela se encontra em exilio com a sua família no Reino Unido.

5 - Floresta de Manga Changa

Ela é uma das mais antigas florestas que foram plantadas a mão pelo homem no planeta, o lugar possui uma grande variedade de plantas e de animais. Para se ter uma noção são cerca de 50 espécies de aves e de 27 espécies de insetos.

Essa floresta se localiza a cerca de 80 quilômetros a sudoeste da cidade de Lahore, sendo estabelecida no ano de 1866.

O local possui cerca de 5.065 hectares de floresta plantada

6 - Possui um deserto fértil

O país abriga o deserto de Tharparkar que se localiza na província paquistanesa de Sindh. É considerado o décimo oitavo maior deserto do planeta, sendo o único do mundo considerado fértil.

7 - Abriga inúmeros picos

Parte do território paquistanês abriga a Cordilheira do Himalaia, não é de se esperar que o seu território tenha inúmeros picos. Para ter uma dimensão são pelo menos 4.500 picos que chegam acima de 6.000 metros de altitude, além de 108 picos que chegam a mais de 7.000 metros.

8 - Arte nos caminhões

O país é bastante conhecido pela arte que possui em seus caminhões, sendo decorados por padrões florais bem complexos e com caligrafia poética.

9- O maior serviço voluntário de ambulâncias

O Paquistão possui o maior serviço de ambulâncias voluntárias do mundo, sendo administrado pela fundação Edhi. Essa fundação foi criada no ano de 1997 por Abdul Sattar Edhi, e mantém uma frota de ambulâncias que ficam disponíveis 24 horas por dia, além da prestação de outros serviços como abrigo para os sem tetos, serviços de orfanatos, assistência médica gratuita entre outros.

Hoje em dia a fundação mantem pelo menos 300 centros espalhados por todo o país.

10 - Benazir Bhutto

Ela foi a primeira mulher a ser Primeira Ministra do Paquistão como também de todo o mundo muçulmano. O seu primeiro mandato foi de 1988 até 1990, e o seu segundo foi de 1993 até 1996, após os seus dois mandatos ela sofreu acusações de corrupção e se exiliou em Londres.

No ano de 2007 ela retornou ao Paquistão para concorrer nas eleições do ano seguinte, porém ela foi assassinada durante um comício

11 - Significado de seu nome

O nome do país se deriva em duas línguas, o “Pak” vem da língua persa que significa santo ou puro, enquanto o “isthan” vem da língua hindi que significa lugar.

12 - Bolas de futebol

A cidade paquistanesa de Sialkot é o local que mais se fabrica bolas de futebol no planeta, a região abriga cerca de 200 fábricas que produzem de 40 a 60 milhões de bolas por ano, que representa cerca de 50% até 70% de toda a produção mundial.

13 - Prato nacional

O seu prato nacional é o Nahari, um guisado que é originário do subcontinente indiano. Ele é composto geralmente por uma carne de frango ou pernil bovino e às vezes de cordeiro que é cozida lentamente.

14 - É o lar da segunda maior mina de sal do mundo

No país se localiza as minas de sal de Khewra, onde ela produz cerca de 325.000 toneladas de sal por ano. Ela foi descoberta pelo o exército de Alexandre o grande, quando os cavalos dos soldados lambiam o sal enquanto as tropas descansavam.

A mina possui até a sua própria mesquita dentro, além de ter túneis com 40 quilomêtros de extensão, como possui também versões em miniatura de sal da Grande Muralha da China e da Mesquita Badshani para atrair os turistas.

15- Suco de Cana de Açúcar

O suco de Cana de açúcar é considera a bebida nacional do país, sendo que ela ganhou esse título após uma votação no Twitter, onde a bebida ficou com cerca de 81% dos votos contra outro dois concorrentes que eram o suco de cenoura com 15% e o de laranja com 4%.

A bebida é conhecida popularmente no país como “roh”

Bem chegamos no fim do artigo de hoje espero que tenham gostado dos fatos que leram. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido aqui hoje.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho