🌎 14 fatos dos Países Baixos que você não sabia!

Bandeira dos Países Baixos

Os Países Baixos são uma nação localizada na parte Ocidental do continente Europeu, é terra das Tulipas, dos moinhos de ventos e dos tamancos de madeira. Mas além disso o que sabemos do país? Sobre a sua história, cultura e costumes?

No artigo de hoje vamos listar 14 fatos sobre o país, espero que gostem muito das curiosidades que vamos ver a seguir. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos viajar nos fatos de hoje!

1 - O nome do país não é Holanda

Sabia que o nome que geralmente utilizamos para falar do país é errado? A denominação Holanda compreende as províncias da Holanda do Norte e a do Sul, essa região era a mais forte economicamente do país, por isso o lugar ficou bastante conhecido com esse nome. O nome oficial do país é Reino dos Países Baixos, essa denominação foi criada no ano de 1815.

Então não estranhe se no artigo utilizamos os dois nomes.

2- Tamancos de madeira

Um dos símbolos dos Países Baixos são os tamancos de madeira de salgueiro ou álamo, chamados de Klompen. Eles são feitos desse material para aguentar o trabalho duro além de proteger os pés dos trabalhadores.

Ele ainda é produzido e vendido até hoje, sendo que na maioria das vezes são comprados por turistas ou utilizados em evento históricos.

3 - As pessoas mais altas do mundo se localizam aqui

Nos Países Baixos se localizam as pessoas mais altas do mundo, para ter uma ideia a média de altura de homens é de 183 centímetros, enquanto a das mulheres é de 171 centímetros. Segundo registros militares dos últimos 200 anos mostram que a altura média dos homens aumentou cerca de 20 centímetros.

O motivo para a sua população ser alta ainda é um mistério e existe teorias a respeito, uma é que a sua saúde é gratuita e universal a todos deixando a população saudável e suscetível ao crescimento, outros atribuem a genética do seu povo e outros a uma dieta bastante rica em laticínios.

4 - Moinhos de ventos

Além das tulipas o país é conhecido por seus moinhos de vento, eles utilizam a força do vento em vários propósitos como a drenagem de área úmidas além de moer grãos. Um outro fato interessante é que ainda existem ainda mais de 1000 moinhos espalhados no território.

Sendo que alguns deles ainda estão em operação

5 - Possui o mais antigo Hino nacional do mundo

O hino holandês data entre os anos de 1569 e 1572, isso faz que a sua melodia seja a mais antiga utilizada em um hino de um país, embora que a melodia não era a oficial até o ano de 1932.

6 - Peixe Cru como petisco

Um petisco bastante típico que os holandeses adoram é o arenque cru, o peixe é servido inteiro e geralmente leva como acompanhamento picles e cebolas.

7 - Lar do primeiro aeroporto de uso civil da Europa

Em seu território se localizava o Aeroporto de Waalhaven inaugurado em 1920, que foi o primeiro aeroporto de uso civil do continente europeu. Inicialmente passou os seus primeiros anos recebendo voos de carga, posteriormente começou a receber também passageiros.

Hoje em dia o aeroporto não existe mais ele foi destruído durante a invasão nazista na segunda guerra mundial.

8 - Um terço do país está debaixo do nível do mar

Daí que vem o nome do país Países Baixos, onde cerca de um terço de seu território se localiza abaixo do nível do mar. Para ter uma noção cerca de 60% da população do país vive a 5 metros abaixo do nível do mar.

Um outro fato é que o ponto mais baixo do país se localiza em Zuidplaspolder ficando 6,7 metros abaixo do nível do mar, enquanto o seu ponto mais alto é a colina de Vaalserberg que fica 323 metros acima do nível do mar.

Além disso cerca de 50% do território fica acima de 1 metro acima do nível do mar

9 - As cenouras são laranjas graças a eles

Sabia que a cor original das cenouras era roxa? Sendo diferente da coloração laranja conhecida hoje em dia? Então isso se deve graças aos holandeses e a um evento histórico que ocorreu no país. No século XVI Guilherme I, Príncipe de Orange liderou a independência da nação contra a Espanha, em agradecimento os agricultores holandeses desenvolveram em sua honra a cenoura de coloração laranja.

10 - Na cidade de Amsterdã existe mais de 1200 pontes

Na cidade existe exatamente 1.281 pontes que cruzam os 165 canais do lugar, muitas delas são históricas enquanto outras são decoradas com iluminação noturna ou com flores brilhantes.

11 - A polícia de Roterdã utiliza ratos como detetives

Um fato bastante estranho e inusitado é que na cidade holandesa de Roterdã, a polícia utiliza ratos desde o ano de 2013 para farejar explosivos e drogas. Eles utilizam esse animal, pois eles possuem um ótimo olfato e é mais rápido do que mandar o material para o laboratório.

12 - Existe uma falsa vila no país

Nos Países Baixos existe uma vila fictícia para pacientes com demência, nessa vila contém casas, praça, salão de beleza, teatro e muito mais. Como se fosse uma cidade normal do país, esse lugar ainda conta com 250 funcionários para ajudar os pacientes.

É uma forma bastante humanizada de se tratar esses pacientes

13 - Nela se localiza a sede da empresa aérea mais antiga em atividade do mundo

No país se localiza a companhia aérea KLM (Koninklijke Luchtvaartmaaatschappij), ela foi fundada no ano de 1919 e continua ativa até hoje, sendo a empresa mais antiga em operação do mundo.

14 - As Tulipas não são nativas dos Países Baixos

Um fato surpreendente sobre a Holanda é que ela é bastante conhecida pelas Tulipas, mas elas não são originarias do país. Elas foram trazidas no século XVII do Império Otomano que é a atual Turquia.

Bem chegamos ao fim do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui apresentados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido hoje aqui.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho