🌎 14 Fatos da Noruega que você não sabia!

Bandeira da Noruega

A Noruega é um país localizado na região escandinava do continente Europeu, é a terra das renas como também uma das regiões em que os vikings viviam, além de ser a sede do prêmio Nobel da Paz.

No artigo de hoje vamos falar 14 fatos interessantes sobre o lugar, que vão te encher com conhecimento. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos viajar nos fatos a seguir.

1 - Ficou neutro durantes as duas guerras mundiais

O país ficou neutro durante as duas grandes guerras, mas isso não os impediu de sofrer com os impactos da guerra. Sendo que na primeira guerra o país sofreu por causa da guerra submarinha dos alemães, que destruiu metade da frota naval norueguesa e vitimou 2.000 marinheiros.

Na segunda guerra a situação foi pior, na qual o país foi invadido pelos alemães em abril de 1940, e o país ficou inerte durante o conflito. Além de sofrer com ataques de bombas, que destruiu o distrito de mineração do país conhecido como Kirkenes.

2 - O prêmio Nobel da Paz é entregue na sua capital Oslo

Na capital norueguesa desde o ano de 1901 (com algumas exceções) tem sido o local de entrega do Prêmio da Paz. Enquanto os outros prêmios como o Nobel de Química, literatura, medicina e fisiologia, são entregues na capital do país vizinho em Estocolmo na Suécia.

Essas escolhas foram desejos de Alfred Nobel, o químico sueco que deixou toda a sua fortuna após a sua morte, mas ninguém sabe o motivo da escolha da Noruega para a entrega do Nobel da Paz.

3 - A região foi habitada depois da última era glacial

O território Norueguês começou a receber as primeiras pessoas depois da última era glacial a cerca de 7.000 antes de Cristo, que tornou a região habitável. Os primeiros habitantes viviam da caça de alces, focas, baleias e veados, como também da pesca.

4 - A ilha mais remota do planeta é da Noruega

4 - A ilha mais remota do planeta é da Noruega Mesmo o país se localizando na região de Escandinava, nada impede que a Noruega controle um território fora do continente europeu, a ilha de Bouvet é um território norueguês localizado no atlântico sul.

A ilha é o lugar mais remoto de todo o planeta, para ter noção ela está localiza a cerca de 1.700 quilômetros da Antártida e a 2.600 quilômetros da costa sul-africana, e a cerca de 2.000 quilômetros de alguma terra que é habitada, sendo essa o território ultramarino britânico.

Desde o ano de 1970 a país mantém o local como uma reserva natural, sendo que no local não existe nenhuma população

5 - O país foi um dos membros fundadores da ONU

Junto com outros 51 países, a Noruega foi um dos membros fundadores da Nações Unidas no ano de 1945, além disso o primeiro secretário geral do órgão foi um norueguês chamado de Trygve Lie, que foi secretário geral do dia primeiro de fevereiro de 1946 até a sua renúncia no dia 10 de novembro de 1952.

6 - Bebida Nacional

A bebida nacional do país é o Akevitt, ela é a base de batata com temperos de semente de caramelo, erva-doce, cominho, anis-estrelado, casca de laranja e endro. Essa bebida foi lançada no ano de 1931, e o seu nome significa água da vida que é uma cura para todos os males.

7 - O país fornece uma árvore de natal para Londres todos os anos

Essa árvore é entregue para os Britânicos em agradecimento por eles auxiliarem o país durante a Segunda Guerra Mundial, sendo ela entregue todo ano desde de então.

A árvore é entregue decorada em um estilo norueguês com luzes brancas, e ela é posta na praça Londrina de Trafalgar.

8 - É o lar de 400.000 lagos

O seu território abriga diversos lagos espalhados em todo o seu território, e um deles o lago Hornindalsvatnet que é considerado o mais profundo de toda a Europa com os seus 1.512 metros de profundidade.

Lago Hornindalsvatnet

9 - Eles caçam baleias

Assim como os Japoneses, os noruegueses também caçam baleias. A caça comercial das baleias da espécie Minke foi retomada no ano de 1993, e existe uma cota estabelecida pelo governo que não é apenas para o consumo da população local, mas também para exportar a carne para outros lugares como o Japão.

10 - Dois terços de seu território é composto por montanhas

Cerca de 67% do território da Noruega são de montanhas, esses lugares em grande parte são desabitados. Um outro fato sobre as montanhas do seu território, é que existe cerca de 300 picos que tem mais de 2.000 metros de altitude.

11 - É o lar do túnel submarinho mais profundo do planeta

Na Noruega se localiza o túnel de Eiksund, que no seu ponto mais subterrâneo se localiza a cerca de 287 metros abaixo do nível do mar, o túnel é considerado o mais profundo do planeta e se localiza a noroeste do país, com um comprimento total de 7.776 metros de comprimento.

12 - Só existe um vulcão no país

O vulcão de Beerenberg se localiza na ilha de Jan Mayen na região do mar da Noruega, ele possui ao todo 2.227 metros de altitude. Um outro fato interessante é que ele é o vulcão mais ao norte de todo o planeta.

Ele é considerado um vulcão que ainda está ativo

13 - Foi primeiro país a desligar o sinal de FM das rádios

A Noruega foi o primeiro país do mundo a desligar totalmente os sinais de FM das rádios nacionais substituindo pelo digital no ano de 2017, apenas rádios locais ainda continuam transmitindo as suas programações em sinal FM.

14 - Sua energia vem de fontes renováveis

Mesmo com o país tendo uma enorme indústria de petróleo e gás, os combustíveis fosseis não tem espaço na produção de energia elétrica para população. Sendo que cerca de 98% de toda a energia utilizada domesticamente é oriunda de hidrelétricas.

Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui apresentados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido hoje, e fique à vontade de ler os outros artigos dessa categoria, como também os das outras.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho