🌎 14 Fatos do Nepal que você não sabia!

Bandeira do Nepal

O Nepal é uma nação Asiática, muito se conhece por ser a terra das montanhas mais altas do mundo como também terra da origem de Buda, é um país multicultural onde crenças e povos coexistem em paz.Bandeira do Nepal

No artigo de hoje vamos falar 14 fatos sobre o país, que vão te encher de conhecimento. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos viajar a seguir nos fatos apresentados.

1 - É o local de nascimento de Buda

No país é o local de nascimento de Buda, ele nasceu na região de Capilavastu em Lumbini no ano 623 antes de Cristo. A localidade de Lumbini no ano de 1997 foi elevado com patrimônio mundial pela UNESCO.

2 - Possui uma grande diversidade étnica e de línguas

O Nepal é uma nação bastante diversa, sendo uma nação multirreligiosa e multiétnica e com vários idiomas. Para ter uma noção são cerca de 80 diversos grupos étnicos espalhados em seu território, além de ter 123 línguas e dialetos locais. O país é um caldeirão de misturas de diferentes culturas e todas vivendo em harmonia.

3 - Deusa viva

No Nepal se localiza a única Deusa viva do mundo conhecida como Kumari. As Kumari são garotas pré-adolescentes que são tidas como manifestações terrenas de energia feminina divina, que são encarnações da deusa conhecida como Taleju.

Enquanto crianças elas vivem em templos, sendo transportadas em carruagens durantes os festivais, e adoradas por budistas e hindus, quando elas chegam na puberdade elas se aposentam.

4 - Aqui se encontra 8 dos 10 maiores picos do mundo

No território do Nepal se localiza 8 das 10 maiores montanhas do planeta, localizadas na cordilheira do Himalaia essas oito montanhas são conhecidas como as “Oito Mil”, pois elas se encontram a 8.000 metros acima do nível do mar. As montanhas que são encontradas no país são: Monte Everest, Kangchenjunga, Lhotse, Makalu, Cho Oyu, Dhaulagiri, Manaslu e Annapurna I.

Monte Everest é considerado a maior montanha do mundo, com os seus 8848,86 metros de altitude

5 - A sua capital já foi um lago no passado

Na sua mitologia como também por estudos geológicos, a capital nepalesa a cidade de ‘Catmandu’ já foi um lago no passado. Segundo a mitologia do Nepal relata que o Manjushri (um bodisatva do budismo, ou em outras palavras um ser iluminado) voou sobre Catmandu e observou o enorme lago, ele acabou por cortar uma ravina fazendo drenar a lagoa com a sua espada, para permitir que a civilização progredisse no fértil vale sagrado.

Enquanto a teoria cientifica mostra que há evidencias que no passado a região era um lago, mas ao contrário da mitologia, os geólogos acham que o lago não foi drenado em um instante, mas sim por um longo período de tempo, cerca de 15.000 anos.

6 - O país é conhecido com a Amazônia da Ásia

No país se localiza cerca de 5.980 espécies de plantas, além de se localizar cerca de 2% das orquídeas do mundo e 6% das espécies de rododendro (planta arbustiva). Na sua fauna o país abriga cerca de 650 espécies de borboletas, cerca de 870 espécies de aves além das maiores abelhas e mariposas do planeta, o que faz o país ter o título da Amazônia da Ásia.

7- Calendário

No Nepal se utiliza o próprio calendário conhecido como Bikram Sambat, onde nele se inclui elementos do calendário solar e do lunar, sendo que o primeiro dia do ano sempre varia, mas sempre se inicia-se nos primeiros dias do mês de abril no calendário Gregoriano, cada ano do Bikram Sambar possui cerca de 354 dias, devido a cada mês lunar ter entre 29 ou 30 dias, sendo que a cada três anos possui um mês intercalado.

8 - Já foi uma monarquia

Até o ano de 2008 o país era uma monarquia, depois disso passou a ter um sistema de república federal, assim acabando com a última monarquia hinduístas sobrevivente do século XXI.

O último rei do país foi Gyanendra Bir Bikram Shah Dev que governou de 2001 até 2008

9 - Dal Bhat

Um prato bastante tradicional nepalês é o Dal Bhat, que é composto por lentilhas (dal) e por arroz (bhat). Ele é um prato bastante característico, e geralmente é preparado com cebola, chilli, tomate, gengibre, temperos e ervas. Geralmente esse prato é consumido todos os dias, sendo consumido durante a manhã ou depois do jantar.

10 - Nunca foi colonizado

O Nepal é um dos poucos países asiáticos que nunca foram ocupados por algum estrangeiro, sendo a nação mais antiga ao sul da Ásia.

11 - O formato de seu território se assemelha a Portugal

Um fato interessante sobre o país é o seu formato, se viramos o mapa do país em 90 graus na vertical ele se assemelha muito ao mapa do território de Portugal.

12 - Iéti

O Iéti é uma criatura mítica e misteriosa que faz parte do folclore da nação nepalesa, ele é descrito por ter cerca de 2 metros de altura com pelos de coloração branca e é semelhante ao pé grande. Segundo relatos ele é visto na região da cordilheira do Himalaia.

Suposta pegada do Iéti registrada no ano de 1951, descoberta pelo explorador Michael Ward

13 - O abate de vacas é proibido

A vaca é o animal sagrado do país e o abate delas é ilegal. Sendo que é bastante comum ver elas andando pelas cidades do país.

14 – É um lugar de extremos

O Nepal é um lugar de extremos em sua altitude, por exemplo a sua altitude pode variar de 59 metros acima do nível do mar para até 8848 metros, como também é o lar do lago mais alto da terra o, lago Tilicho localizado a cerca de 4800 metros de altitude, nele se localiza o vale mais alto do planeta que é o vale de Arun, além dos desfiladeiros mais profundos do planeta com cerca de 1200 em Kaligandaki e por fim os pastos mais altos do mundo em Chitwan.

Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido, e fique à vontade para ler os outros artigos da categoria mundo como também os do blog.

Até a próxima.

🌎 Mundo - Antonio Filho