🌎 18 fatos sobre o Marrocos que você não sabia!

Bandeira do Marrocos

O Marrocos é uma nação árabe localizado no norte do continente africano, é conhecido por nós brasileiros por ter sido retratado em uma novela. Mas além do que foi televisionado o que sabemos sobre o país?

No artigo de hoje vamos ver dezoito curiosidades que podem te surpreender. Vamos lá!

1 - Nele se localiza a estação de esqui mais alta da África

Chamada de Oukaïmeden ela é a estação de esqui mais alta de todo o continente africano, se localiza na parte Marroquina da Cordilheira do Atlas a cerca de 80 Km da cidade de Marrakesh.

2 - Território

O Marrocos possui uma área de 710.850 Km², considerando também o território da Saara Ocidental. O país mesmo não sendo um dos 10 maiores do continente africano possui uma grande área territorial, sendo maior que a região sul do Brasil.

3 - Vale dedicado às rosas

No Marrocos existe o vale de M’Goun também chamado de Vallée des Roses, sendo que essas rosas do vale são bastante importantes para a economia a região. Onde as mulheres retiram as rosas e as vendem para as cooperativas da região, muitos desses materiais são utilizados por empresas francesas de perfumes e o resto é utilizado para produção local de sabonetes e cosméticos.

4 - Maior cidade da época medieval ativa do mundo

A cidade de Fez é a maior cidade medieval do mundo que ainda está ativa. Fundada no século IX a cidade está cheia de Mesquitas, Palácios, fontes e Madrasas da época.

A cidade é um dos principais destinos turísticos do país

5- A praça urbana mais movimentada da África

Na cidade marroquina de Marrakesh no Bairro de Medina se localiza a praça Jemma el-Fnaa, que é a praça com mais movimento da África, o lugar é frequentado tanto por moradores quanto por turistas. Olhando pela praça você tem uma pequena amostra da cultura do país, como: vendedores, encantadores de cobras, contadores de histórias e barraca de comidas típicas que são montadas a noite.

6 - Mais de um idioma falado pela a população

O Marrocos possui dois idiomas que são o Árabe e o Bebere (dialeto de origem afro-asiáticas) como oficiais. O francês também é bastante falado por 1/3 da população além de ser ensinado nas escolas, e ao norte do país se fala espanhol devido a laços históricos que o país tem.

7 - O fígado é considerado como símbolo do amor

A população marroquina considera o fígado como o órgão do amor e do romance, ao contrário de outros países em que é o coração que simboliza isso. Segundo eles um fígado saudável traz o bem estar, e que por isso tem o sentido de ter esse título.

8 - Em um dia claro no Marrocos você consegue ver a Espanha

Uma pequena faixa de mar que separa a África da Europa, é chamada de estreito de Gibraltar que possui uma distância de 15 Km. Basicamente em um dia claro do Marrocos você consegue ver a Espanha e vice e versa.

O estreito é a entrada para o Mar Mediterrâneo

9 -É um grande produtor de Fosfato

O país é muito rico em recursos minerais, sendo o mais abundante em seu território o fosfato, as suas reservas correspondem a dois terços de todo o planeta.

10 - É uma nação de gatos

No país é bastante comum quando se anda pelas ruas, e ver centenas de gatos perambulando por todos os lados, eles são cuidados, adorados e alimentados pela população. Enquanto isso o número de cães é bem pequeno.

11 - A segunda maior indústria do país é a do Turismo

Essa indústria movimenta bastante a economia local empregando cerca de 20% da população. A maioria dos turistas que vistam o Marrocos é de origem europeia.

12 - Ameaça de desertificação

No Marrocos está acontecendo o fenômeno gradual de desertificação com o avanço do deserto do Saara no país, para evitar esse processo o governo local estar plantando milhares de hectares de árvores, principalmente de Argan que são resistentes e que ajudam a evitar o processo de desertificação deixando o solo fértil no lugar.

O avanço do deserto do Saara é uma grande preocupação do Marrocos

13 - Três anos novos

Os marroquinos possuem três opções de festejar o ano novo, o primeiro é igual o nosso que o ocorre no dia primeiro de janeiro, o segundo é o Yennayer comemorado desde a antiguidade pelos povos do norte África que ocorre no dia 12 de janeiro, e o terceiro é o ano novo que é o Islâmico que o seu dia é móvel seguindo o calendário lunar.

14 - Foi o primeiro país a reconhecer os Estado Unidos como um país

Após os Estados Unidos declarar a sua independência dos britânicos em 1776, o Marrocos no ano seguinte foi o primeiro país a reconhecer a sua soberania.

15 - A mais antiga escultura humana descoberta fica no Marrocos

Conhecida como a Vênus de Tan-Tan é uma pequena rocha no formato de um ser humano com 6 cm de comprimento, que data de 300.000 a 500.000 anos atrás durante o período Acheuleano Médio. Foi descoberta pela equipe do arqueólogo alemão Lutz Fieldier, durante uma expedição arqueológica realizada no país no ano de 1999, ao norte do rio Drã perto da localidade de Tan-Tan.

16 - O chá é a bebida mais popular

É a bebida mais popular do país, o chá verde com hortelã. A Bebida acabou se tornando popular no século XIX, quando navios mercantes britânicos ficaram encalhados na costa e foram obrigados a desembarcar as cargas de chá que carregavam.

Quando for para o Marrocos não deixe de provar o chá verde de hortelã

17 - Mistura de culturas

Devido a localização do Marrocos, ele acabou recebendo a influência de diversas culturas, como as dos imigrantes do sul do Saara, da Espanha, França e de outros povos europeus e do extremo oriente. Cada um deles acrescentando elementos na cultura marroquina.

18 - O Marrocos é banhado pelo Mar mediterrâneo e pelo Oceano Atlântico

O país é uma das três nações do mundo, depois da Espanha e França, que é banhado pelo Oceano Atlântico e pelo mar mediterrâneo ao mesmo tempo.

🌎 Mundo - Antonio Filho