🌎 16 fatos da Itália que você não sabia!

Bandeira da Itália

A Itália é um país mediterrâneo que se localiza no continente Europeu, é bastante conhecido no Brasil principalmente pelos seus descendentes, por sua culinária e por sua história e cultura.

No artigo de hoje vamos listar cerca de 16 fatos sobre o país, que vão te surpreender e te encher de conhecimento. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos viajar nos fatos.

1 - A sua capital é mais velha que o país

A Itália é um dos países mais jovens do continente Europeu sendo fundado no ano de 1861, enquanto a sua capital Roma foi fundada no ano 753 antes de Cristo. Fazendo com que a capital do país tenha pelo menos 2600 anos de diferença da formação da nação.

2 - É o lar da universidade mais antiga do continente

A faculdade mais antiga do continente Europeu se localiza no país, a universidade de Bolonha foi fundada no ano de 1088 e continua funcionando interruptamente até hoje em dia.

3 - Sua bandeira possui inspiração francesa

A sua bandeira foi inspirada na Bandeira Francesa quando a península italiana foi invadida e ocupada por Napoleão no ano de 1797. Um outro fato sobre a bandeira são que as suas cores representam virtudes, enquanto a cor verde representa a esperança, a cor branca representa a fé e a cor vermelha representa a caridade.

4 - Pinóquio

A famosa história do boneco de madeira que ganhou vida e queira ser um menino de verdade, foi criado pelo italiano Carlo Collodi no ano de 1880, e sendo publicada primeiramente no jornal infantil Gioniale per i Bambini.

5 - Vulcões

Em todo o território italiano se localiza o total de 37 vulcões, sendo que três deles ainda continuam ativos. Os vulcões ativos são o Monte Etna que está localizado na ilha da Sicília, o segundo é o Monte Stromboli ele está localizado em uma ilha desabitada perto da região da Sicília, e por último o Monte Vesúvio localizado perto da cidade de Nápoles.

O Monte Vesúvio mesmo tendo a sua última erupção ocorrida no ano de 1944 é considerado ainda ativo

6 - Cristóvão Colombo era italiano

O famoso navegador que descobriu as Américas não era espanhol, e sim italiano nascido na cidade de Gênova. O que ocorreu foi que ele foi patrocinado pelos os espanhóis para encontrar uma nova passagem para as índias, e eventualmente ele descobriu o Novo Mundo.

7 - Superstições

Os italianos são bastantes supersticiosos, muitas dessas crenças fazem parte do cotidiano como por exemplo: de jogar azeite em uma tigela com água para espantar o mau olhado, de sempre pôr a “cara” de um pão para cima para não afrontar Jesus Cristo, de que dá sorte ouvir um espirro de gato entre outras superstições.

8 - Possui uma fonte que sai Vinho

Na Itália se encontra uma fonte que sai vinho tinto de graça por 24 horas e 7 dias da semana, ela se chama de A Fontana del Vino, e se localiza na região de Abruzzo na cidade de Caldari di Ortona.

9 - Existiam civilizações antes dos Romanos

Antes do Império Romano existir a península italiana já foi habitada por outras civilizações, como por exemplo os etruscos que surgiram em 900 antes de Cristo, e que travou guerras com Roma no ano 400 antes de Cristo. Posteriormente a civilização sucumbiu ao poderio crescente dos romanos.

10 - Os tomates foram introduzidos no país a partir do século XVI

Hoje em dia é parte essencial de sua culinária, o tomate foi introduzido na Itália somente no ano de 1548, sendo trazido das colônias espanholas da américa do sul na região que hoje é o Peru.

Então se gosta de Salada Caprese por exemplo, tem que agradecer indiretamente aos espanhóis

11 - Cidade dos centenários

A vila italiana de Acciaronli é um dos poucos lugares do mundo que se concentra mais pessoas que vivem depois dos 100 anos no planeta. Essa pequena vila possui cerca de 2000 pessoas, sendo que 300 delas possui uma idade centenária.

12 - Possui a população mais velha do continente

A idade média da população italiana é de 45,7 anos, sendo a população mais velha do continente europeu e a segunda mais velha do mundo perdendo somente para o Japão. Estima-se que no ano de 2050 a média de idade da população chegue em 54 anos.

13 - Possui uma enorme variedade de queijos

Existem pelo menos 2.500 tipos de variedades de queijos feitos no território italiano, sendo que algumas dessas variedades são muito conhecidas pelos os brasileiros como o: Mozarela, Gorgonzola, Parmesão e o Provolone.

14 - Muitas das peças de Shakespeare se passam na Itália

Das 38 peças do famoso autor 13 são ambientadas no território italiano, por exemplo a peça de Romeu e Julieta se passa na cidade de Verona, a peça de Otelo e o Mercador de Veneza se passam na cidade de Veneza, a peça de Júlio Cezar se passa em Roma e etc. Embora o autor descreva precisamente a Itália não existem provas de que ele tenha visitado o país.

15 - Em seu território existem dois países

Dentro do território italiano existem dois enclaves de países, o primeiro deles é a Cidade do Vaticano com os seus 0,44 quilômetros quadrados de extensão, e o segundo pais é o de San Marino com os seus 61,2 quilômetros quadrados.

O Vaticano se localiza dentro da capital Roma, enquanto o de San Marino se localiza entre as regiões de Emília-Romanha e das Marcas

16 - Existem mais descendentes do que italianos nativos no mundo

O país tem a sua população recentemente estimada na casa dos 59 milhões, mas os números de pessoas que dizem ser descentes no exterior superam a população do próprio país de origem. Para ter uma noção estima-se que no Brasil, por exemplo, há 31 milhões de descendentes, enquanto na Argentina estima-se que são cerca de 25 milhões e nos Estados Unidos estima-se que são cerca de 18 milhões.

Se juntamos os três principais países que possuem pessoas com descendência dá cerca de 74 milhões, ou seja, 15 milhões a mais de pessoas. E o número é bem maior que isso se contamos a população de outros lugares do mundo.

Bom chegamos ao fim do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui apresentados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho