🌎 18 Fatos da Islândia que você não sabia!

Bandeira Islândia

Hoje vamos falar de um país Europeu localizado ao norte e que é uma ilha, estamos falando da Islândia. Nós vamos ver qual é o esporte nacional do país, como também o porquê de um cavalo islandês não pode voltar ao país se ele for levado para fora, entre outras curiosidades.

No artigo de hoje vamos listar 18 fatos mais um extra sobre o país, espero que gostem do que vão ler. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos aos fatos.

1 - Parte da população acredita em elfos

Cerca de 30% até 40% da população do país acreditam na existência de elfos. Sendo que o folclore do país é rico de histórias sobre os Huldufólk, que em português significa “pessoas escondidas” no qual essas criaturas vivem nos campos de lava. Para ter uma noção quando há uma construção nesses campos de lava na Islândia, existe até um porta voz especial para os elfos.

2 - Esporte nacional

O esporte nacional Islandês é o handebol, mas isso não significa que é o único esporte praticado aqui, sendo que o futebol, basquete e vôlei são bastantes populares também.

3 - É lar da maior geleira do continente Europeu

Aqui se encontra a maior geleira da Europa chamada de Vatnajokull, que possui uma superfície de cerca de 4800 quilômetros quadrados. Um fato relacionado é que cerca de 10% da área terrestre do país são cobertas por gelo.

4 - É um dos lugares mais seguros do mundo

O país é um dos lugares mais seguros do planeta, para ter uma noção o país sofreu somente com 4 assassinatos em um ano. Sendo que em um ano típico a taxa anual é de 1,6 assassinatos, um número baixo em relação a outros crimes, sejam violentos ou relacionados a drogas.

5 - Possui um único animal mamífero nativo

A raposa do ártico é o único animal mamífero nativo que se encontra no território islandês, acredita-se que o animal tenham imigrado da Europa continental durante umas das eras glaciais que a Terra já teve.

A raposa se encontra em todas as regiões árticas do hemisfério norte

6 - Islendingabok

Ele é um site que os habitantes locais podem traçar a sua linhagem de volta à Era Viking, tendo um registro meticuloso de cada geração do país. Esse registro existe graças a uma coleção de documentos judiciais e de obituários.

Fazendo que qualquer cidadão islandês consiga rastrear a origem de sua família a centenas de anos atrás, em uma rápida busca pela internet.

7 - Em seu idioma existem cerca de 100 palavras para vento

A língua islandesa possui várias formas de descrever o clima. Sendo que lá a população pode utilizar cerca de 100 palavras diferentes para o descrever.

8- É líder em publicação de livros

Um fato interessante sobre o país é que eles adoram ler mais do que a média de outros países, sendo que a Islândia pública mais livros per capita do que outros lugares do mundo. Cerca de um para cada dez pessoas pública um livro em sua vida.

9 - Não pode nomear o seu filho como você quiser

Na Islândia possui um registro oficial de nomes que são aprovados pelo governo, que os pais podem escolher para os seus filhos. Sendo que também existe uma lista com nomes que são proibidos. Caso um casal queira colocar um nome fora dessa lista, eles devem receber aprovação de um comitê especial.

10 - Vulcões

O país é uma ilha vulcânica, possuindo mais de 130 vulcões ativos que estão espalhados em seu território, sendo que o maior deles é o Bàrðarbunga.

O Bàrðarbunga tem uma altitude de 2.009 metros, e se localiza no Parque nacional de Vatnajökull

11 - Se um cavalo islandês sair do país ele não pode mais retornar

O cavalo islandês é uma das raças mais puras de cavalo, sendo que o país possui protocolos bastantes rígidos que regulam a sua reprodução. Essa medida serve para manter a sua pureza, sendo que a raça já ficou por mais de 1.000 anos isolada.

12 - A cerveja já foi ilegal no país até um tempo atrás

Até o ano de 1989 a cerveja era ilegal no país, fazendo que a população local recorresse para bebidas alcoólicas caseiras ou sendo contrabandeado.

13 - Não possui nenhuma força armada

A Islândia é uma das poucas nações do mundo que não possui nenhuma força armada, sendo totalmente dependente da OTAN (Organização do Atlântico Norte).

14 - Não existem mosquitos

Além da Antártida, a Islândia não possui mosquitos. Além desse inseto também não há aranhas venenosas, escorpiões e cobras. Sendo um paraíso de quem não gosta dessas criaturas.

15 - Mais da metade da população mora na Capital

Cerca de 60% de toda a população da Islândia se encontra na capital Reykjavik, sendo o local de longe a maior mancha urbano do seu território. Sendo que o resto da população se encontra em pequenas cidades e vilas espalhadas ao longo da costa.

As terras altas do país são totalmente desabitadas

16 - Suas semanas de trabalho são longas

Um trabalhador islandês trabalha em média de 45 horas semanais, sendo que o seu tempo de trabalho é maior que os Estados Unidos e significativamente maior do que os outros países Europeus.

17 - No passado era coberta de árvores

Antes das chegadas dos vikings, cerca de 40% do seu território era coberto por árvores. Mas como era preciso madeira para construir barcos, casas e limpar a terra para a agricultura, esse número chego para 2% de cobertura florestal. Hoje em dia o país está se esforçando para reflorestar o seu território.

18 - Não existem sobrenomes tradicionais

Quando alguém nasce ela ou ele não recebe o mesmo sobrenome dos pais, sendo que invés disso o seu sobrenome é derivado do primeiro nome da sua mãe e do seu pai.

19 – FATO EXTRA - Teve uma revolução pacífica

No ano de 2008 o sistema bancário do país entrou em total colapso, além da taxa de desemprego disparar. Então os cidadãos do país ficaram preocupados se iria haver comida nos supermercados, o povo acabou saindo protestando pacificamente e bloqueando todo o tráfego ao redor da capital. O que fez com que o primeiro ministro do país e o antigo governo renunciassem, além de ser escrita uma nova constituição.

Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que gostem dos fatos que foram citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria, como também das outras.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho