🌎 18 Fatos da Hungria que você não sabia!

Bandeira da Hungria

A Hungria é um país que localiza na região da Europa Central, é terra de várias fontes termais, como também é o lar do delicioso prato tradicional o Goulash, além de uma bebida que os húngaros dizem que tem propriedades medicinais que é a Pálinka.

No artigo de hoje vamos falar sobre 18 curiosidades interessantes sobre o país. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos viajar a seguir nos fatos.

1 - É um dos países mais antigos do continente

A formação da Hungria é datada no ano de 897, sendo considerado um dos países mais antigos da Europa, sendo formado antes de nações como a França e a Alemanha.

2 – Possui mais de mil fontes de água termal

Na Hungria você vai encontrar cerca de 1300 fontes de águas termais. Sendo que 123 delas se encontram na capital do país Budapeste, fazendo que a cidade tenha o maior número de fontes termais localizadas em um único lugar.

3 - O governo tem uma lista de nomes que você pode dar para os filhos

O país possui uma lista de nomes que são pré-aprovados para que os pais possam dar os nomes para os seus filhos, essa lista em parte tem como função de preservar a cultura do país, pois muitos desses nomes tem origem húngara. Ela também tem como função de evitar que os pais coloquem um nome que prejudicaria os filhos no futuro.

Se quiser ter uma família pode pedir uma concessão de um nome que não está na lista, porém esse nome tem que ser considerado adequado pelos funcionários do governo.

4 - Pálinka

É uma bebida tradicional do país, ela é uma aguardente feita com a mistura de frutas como damasco, ameixa e maçã. Os húngaros dizem que essa bebida possui propriedades medicinais, como por exemplo de ela auxiliar na cura da dor de cabeça.

5 - Possui a segunda maior sinagoga do mundo

Na Hungria se Localiza a Grande Sinagoga de Budapeste, ela é a segunda maior sinagoga do planeta como a maior de todo o continente europeu, com capacidade para 3000 pessoas.

O lugar também é considerado um Patrimônio pela Humanidade pela UNESCO

6 - Rei Mumificado

Um fato bastante peculiar sobre o país, é que na basílica de Santo Estevão localizada em Budapeste, se encontra a mão direita do Rei Estevão mumificada, ele foi o primeiro monarca do país. Sendo que a sua mão fica dentro de uma caixa de vidro ornamentada, e é tida como uma relíquia sagrada.

7 - É lar da invenção do cubo magico

O cubo mágico foi inventando pelo esculto e professor de arquitetura húngaro Erno Rubik no ano de 1974.

8 - Alfabeto Húngaro

Diferente do nosso alfabeto que é composto por 26 letras, o alfabeto húngaro é composto por 44 letras. Sendo que a língua húngara é derivada de tribos da Ásia Central.

9 - Cowboys Húngaros

No país durante os séculos existem pessoas que ainda percorrem o país a cavalo, principalmente aqueles que se encontram nas planícies da região, esses cowboys são conhecidos como Csilos. Eles treinam igual aos seus ancestrais, sua principal função é de pastoreiro de gado cinza, além de porcos, eles também realizam shows de cavalas para demonstração de suas habilidades.

10 - A origem de Budapeste

A cidade de Budapeste não existia como é hoje a cerca de 150 anos atrás, ela foi criada no ano de 1873 quando três cidades Buda, Peste e Obuda se uniram, o lugar viu uma rápida modernização como também avanços tecnológicos.

Hoje em dia é a capital e também a maior cidade do país

11 - Prato nacional

O prato nacional do país é o Goulash, um prato tradicional que é composto por um ensopado grosso de carnes e legumes na coloração avermelhada devido a páprica.

12 - Nenhum edifício em Budapeste pode ter mais de 96 metros de altura

Se você andar pela capital húngara, vai observar que todos os edifícios do seu centro têm a mesma altura, exceto por dois que são: Basílica de Santo Estêvão e o Parlamento Húngaro, ambos com exatamente 96 metros de altura.

Na capital existe uma lei municipal que nenhuma construção pode ultrapassar os 96 metros de altura, essa limitação tem um motivo simbólico. Pois representa os anos que as tribos Magyers chegaram no lugar no ano de 896 depois de Cristo.

13 - Metrô

Em Budapeste se localiza o mais antigo sistema de metro eletrificado subterrâneo da Europa, além de ser considerado o terceiro sistema de metrô mais antigo do mundo.

14 - Origem do nome do país

O nome Hungria tem a sua origem na versão inglesa da palavra latina medieval “Hungaria”, essa palavra vem do povo das estepes urálicas, que conquistou a região durante os séculos IX e X. Entretanto os húngaros gostam de se referir como Magyar.

15 - Possui o maior lago da Europa Central

No país se localiza o Lago Balaton, sendo considerado o maior lago de toda a Europa Central. Sendo que nos meses de verão muitas pessoas visitam o lugar para ter férias curtas, para realiza-las nas costas do lago.

Ele possui uma área de 592 quilômetros quadrados

16 - Simbolismo da Bandeira

A bandeira Húngara é composta por três faixas nas cores vermelho, branco e verde. Sendo que a cor vermelha representa o sangue derramado das batalhas que o país travou, enquanto a cor branca simboliza os rios do país e pôr fim a cor verde representa as montanhas.

17 - Esporte mais popular

O futebol é o esporte mais popular do país, sendo que os húngaros ainda se lembram da lendária partida de 1953, onde o país venceu contra a Inglaterra no Estádio de Wembley.

18 - Vinho

O país possui ao todo 22 regiões vinícolas que são reconhecidas, e além disso se encontram oito variedades de uva. A história com o vinho data para a época das antigas tribos magiares que chegaram e habitaram à região, a cerca de 1.000 anos atrás.

Chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos que foram apresentados aqui hoje. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria como também as outras do site.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho