🌎 18 fatos sobre a França que você não sabia!

Bandeira da França

A França é um grande destino turístico no mundo, além de ser conhecida por sua excepcional culinária com pães, doces, queijos e vinhos. É conhecido também por ser a terra de palácios como o de Versalhes, por seus museus com o do Louvre e por seu futebol como o time do Paris Saint Germain.

Mas hoje veremos uma série de curiosidades interessantes e surpreendentes sobre este país que você não sabia. Então leia abaixo essa sensacional coletânea de fatos. Vamos lá!

1 - Primeiro exército a utilizar camuflagem

O exército da França foi a primeira força militar a utilizar a camuflagem. Durante o ano de 1915 durante os eventos da Primeira Guerra Mundial foi criado a primeira unidade desse tipo, onde armas e veículos foram pintados por artistas cubistas chamados de Camofleurs. O seu objetivo não era se tornar invisível, mas sim confundir o inimigo.

2 -O maior museu de arte do mundo

Localizado na capital da França em Paris fica o Museu do Louvre, que é o maior museu de arte do mundo. Para ter uma noção da magnitude do seu tamanho e da quantidade de suas obras, caso você se dedica a olhar por 30 segundos cada obra, demoraria quase 100 dias para ver todas.

3 - Você pode se casar com uma pessoa morta

No país existe uma lei, que em caso excepcionais você pode ser casar com uma pessoa morta. Mas é preciso provar que a pessoa que faleceu tinha a intenção de se casar enquanto estava viva.

4 - É proibido beijar enquanto o trem estiver na plataforma

Uma lei francesa bastante curiosa é a proibição de beijar enquanto o trem estiver na plataforma, essa lei foi criada em 1910 a pedido dos chefes ferroviários, sob justificativa de evitar que os trens atrasassem a sua saída por causa desse ato. Quando o trem não estiver na plataforma os beijos podem ser feitos normalmente.

Então atenção aos mais românticos a essa proibição

5 - O lar de mais de 1000 tipos de queijos

Se caso ama queijo a França é o lugar, lá é produzido mais de 1000 tipos de queijos diferentes. Alguns deles conhecidos muito pelos brasileiros como: Roquefort e o Camembert.

6 -O país possui 12 fusos horários diferentes

A França possui 12 fusos horários oficiais, superando qualquer país do mundo. Isso se deve por eles terem diversos territórios em várias partes do mundo, enquanto na parte continental europeia eles possuem apenas um.

7 - A gravação de voz mais antiga do mundo

A gravação mais antiga de uma voz humana é do inventor francês Edouard- Leon Scott datada do dia 9 de abril de 1860. Ele utilizava a sua invenção o fonoautógrafo, o primeiro dispositivo que gravava sons.

8 - Pôr a baguete de cabeça para baixo e vista como sinal de azar

Os franceses possuem uma superstição, em que se colocar um pão ou baguete na mesa de cabeça para baixo, colocaria as pessoas ao redor em desgraça ou em algo muito pior. Caso receba um pão assim, você deve marcar com uma cruz para afastar a má sorte, para poder comê-lo.

Então certifique-se quando for na França e comer uma baguette se ela estar virada para cima

9 - O reinado mais curto da história

O rei francês Luís XIX tem o recorde de ser o reinado mais curto de todos os tempos, desfrutando somente 20 minutos do poder real. Ele se abdicou em favor de seu sobrinho, o Duque de Bordeaux.

10 - Hitler queria destruir a Torre Eiffel

Durante a ocupação da Alemanha nazista durante os eventos da Segunda Guerra Mundial, o ditador Adolf Hitler enviou uma ordem de pôr abaixo a torre, mas essa ordem nunca foi cumprida.

11 - Liberte, Egalite, Fraternite

É o lema oficial da França que significa “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, esse lema possui raízes na revolução francesa, sendo dito pela primeira vez em 1790 por Maximilien de Robespierre.

12 - As batatas já foram proibidas

As batatas eram ilegais na França durante o período de 1748 a 1772. Essa lei tinha base na crença que as batatas causavam Hanseníase.

Além de muitos franceses a considerassem também venenosa

13 - O conceito de transporte público foi criado na França

No ano de 1672 o filosofo, matemático e inventor Blaise Pascal foi o criador do primeiro sistema público de transporte na cidade de Paris, esse sistema se consistia em carruagens com itinerários, horários e tarifas fixas.

14 - Não só a França que celebra a sua independência

Não só os franceses que celebram o dia da independência, ao menos 26 países celebram a sua soberania e também da França. Todos esses países já foram colônias francesas no passado.

15 - O país possui mais de 35.000 munícipios

Conhecidas como Comunas na França, são mais de 35.000 cidades espalhadas em seu território, muitas delas tendo um pouco mais de 20 pessoas. O país possui cerca de 40% do número total de munícipios da Europa, para um efeito de comparação o seu vizinho a Alemanha, que tem uma população maior do que a França, tem cerca de 11.000 cidades.

16 - O Croissant é de origem Austríaca

O croissant é um dos itens mais conhecidos de sua culinária, mas não é de origem francesa. A sua origem remonta nas cafeterias de Viena na Áustria do Século XIII, sendo o seu ancestral chamado de Kipferl e chegando posteriormente para a França.

Segundo a história relata que o croissant chegou na França pelas mãos da princesa austríaca Maria Antonieta.

17 - As certidões de nascimento têm validade de 3 meses

Mesmo considerado um documento oficial, sendo necessário apresentar em diversas situações, porém ela possui uma validade de somente 3 meses. A explicação é que os dados das certidões são sempre alterados conforme o tempo, detalhes como casamentos, filhos e divórcios entre outros, acabam entrando também no documento.

18 - Muçulmanos parisienses protegeram os Judeus durante a ocupação da Alemanha nazista

Uma mesquita em Paris durante a ocupação nazista da França protegeu milhares de judeus, dando a eles identificações que diziam que eram mulçumanos. Essa história é contada em um filme francês de 2011, chamado de Les Hommes Livres (Homens Livres) que retrata essa história.

🌎 Mundo - Antonio Filho