🌎 10 Fatos da Etiópia que você não sabia!

Bandeira da Etiópia

Vamos falar de uma nação que se localiza na região do Chifre do continente Africano, estamos falando da Etiópia. Hoje você irá descobrir que eles possuem sua própria versão de Halloween, qual é o animal nacional e por fim que é o lar de origem de umas bebidas mais consumidas no planeta.

Hoje você vai ver 10 fatos mais um extra interessante sobre o país que você vai adorar. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos viajar nos fatos a seguir.

1 - É o lar do lugar mais baixo do continente

A depressão Danakil se localiza na junção de três placas tectônicas na região do Chifre da África, esta depressão tem aproximadamente 125 metros abaixo do nível do mar, ela possui um comprimento de cerca 200 quilômetros de comprimento com 50 metros de largura, um outro fato interessante sobre o local é que lá se localiza cerca de 25% de todos os vulcões do continente Africano.

2 - Posse de gado é um grande status social

No país possuir gado é um grande status social importante para os homens Oromo. Sendo que a tradição permite que aquele pastor que possui mais de 1.000 cabeças de gado utilize algum tipo de coroa.

3 - Eles possuem o seu próprio calendário

Cada país tem a sua cultura diferente, e na Etiópia não seria diferente. Sendo que o país tem o seu próprio calendário, que é composto por 13 meses ao ano, dos quais são 12 meses com 30 dias e o décimo terceiro mês é composto entre 5 a 7 dias dependendo se o ano é bissexto ou não. Sendo que a forma do tempo desse calendário é também baseado no nascimento de Jesus Cristo, entretanto o ajuste que foi feito no Calendário pela Igreja no século 6 sob o Papa Gregório XIII, porém não foi adotado no país.

Então ficando uma diferença do calendário de cerca de 7 anos e 8 meses atrasado em relação ao nosso, sendo que estamos no ano de 2023 e eles ainda estão no ano de 2016.

4 - Eles possuem sua própria e única versão de Halloween

Conhecida como Buhe, eles celebram todos os anos no dia 19 de agosto. Aonde grupos de meninos se reúnem e vão de uma casa para outra catando músicas, eles fazem isso até que as pessoas das casas lhes dão pedaços de pão, para que eles possam consumir.

Sendo que além disso, tem lugares aonde os meninos recebem dinheiro quando terminam de cantar. Essa tradição é mais comum em cidades do que nas aldeias aonde as pessoas lhe entregam pão.

5 - Eles possuem a sua própria foram de ver a hora

Eles também possuem seu próprio relógio, no qual o dia começa quando sol nasce, sendo 1 hora quando o sol nasce e 12 horas quando é o Pôr do sol, além disso eles possuem um relógio noturno também que é composto por 12 horas, sendo a mesma estrutura do relógio do dia, 1 hora quando anoitece e 12 horas dos amanhece.

Então quando for viajar no país certifique-se de verificar se o horário é ocidental ou etíope

6 - Foi um Etíope o primeiro negro africano a ganhar uma medalha de ouro nas olímpiadas

O etíope Abebe Bikila ganhou a medalha de ouro nas olímpiadas de 1960, contra todas as probabilidades. Sendo que ele entrou na equipe porque outro atleta tinha quebrado o pé, e em seguida ele decidiu correr a maratona descalço, pois os seus sapatos novos davam-lhe bolhas. Apesar de tudo isso, ainda sim ele conseguiu ganhar a competição além de quebrar um recorde mundial, e ainda conseguiu nas olímpiadas de 1964 ganhar a maratona também.

7 - Possui a capital mais alta do continente

A sua capital a cidade de Abis Abeba, é a capital mais alta de todo o continente africano como também é a quarta mais alta do mundo, com seus 2.450 metros acima do mar.

8 - Animal Nacional

O leão Abissínio é o animal nacional da nação Etíope, sendo que no país se encontram cerca de menos 1.000 exemplares da espécie no país. Esses leões tem a característica de possuir uma juba negra única, e a espécie é um pouco menor que os leões do continente. Você pode encontrar o leão abissínio no Zoológico de Adis Abeba.

9 - Línguas

O país não possui língua oficial, sendo que dentro de seu território é falado cerca de 80 línguas que incluem o: amárico, oromo, somali e tigrinio. Um fato interessante é que a língua Inglesa além das locais é utilizada no sistema de educação do país.

10 - É lar de origem do café

Existem diversas lendas da origem do café, porém a mais aceita é que um pastor de ovelhas no planalto etíope notou que uma das suas cabras tinha afinidade com uma semente de uma certa árvore, que quando uma das cabras comiam ficavam energéticas e não conseguiam dormir a noite. Sendo que o pastor as experimentou e transformou as sementes em bebidas em um mosteiro local, ele acabou por descobrir que a bebida o deixava em alerta durante as longas horas de oração durante a noite.

Posteriormente a bebida se espalhou em vários lugares, tornado o café uma das bebidas mais consumidas do planeta

11 FATO EXTRA - Aqui provavelmente as pessoas mais antigas do planeta nasceram

As primeiras populações de hominídeos, vieram da Etiópia. Sendo o que é mais aceito que nas regiões que a atual Etiópia é aonde que oi Homo Erectus evoluiu e que deixou a África para povoar a Eurásia a cerca de 1,8 milhões de anos.

Na região do Afar, foram feitas várias descobertas arqueológicas que reforçam a sugestão que o país é o berço da humanidade como conhecemos. Sendo que o exemplo de ancestral mais antigo dos humanos que está utilizando ferramentas foi rastreado no país, em um esqueleto de hominídeo de 3,2 milhões de anos encontrados aqui pelos paleoantropólogos Johanson e Tim D. White no ano de 1972.

Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos que aqui foram citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o artigo que você leu hoje, e fique à vontade para ler os textos dessa categoria, como também das outras.

Até a Próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho