🌎 12 fatos sobre a Espanha que você não sabia!

A Espanha é um país que muito se fala, mas será que nós brasileiros sabemos sobre as suas curiosidades, seus costumes, sua cultura e sobre a sua história. Vamos então hoje nos surpreender com 12 fatos sobre o país que você provavelmente não sabia. Espero que gostem do artigo de hoje!

1 – Festa de La Tomatina, a guerra de tomates

É uma das diversas festas tradicionais que ocorrem na Espanha, chamada de La Tomatina, onde são utilizado tomates como munição em uma grande guerra de comida, no total são utilizadas cerca de 30 toneladas do fruto durante a festividade. Existe várias versões para a origem da tradição, a mais aceita é que tudo começou em 1945 durante uma briga no carnaval, em que por acaso havia uma barraca que estava vendendo tomates no lugar, assim iniciando a “guerra”. Essa festa ocorre sempre na última quarta de agosto de cada ano na cidade de Buñol perto de Valência.

2. Água da torneira

Uma coisa impensável de se fazer no Brasil, mas muito comum de fazer na capital da Espanha Madrid, é beber água diretamente da torneira, é comum que as casas da capital não utilizem filtros. Pois os madrilenhos consideram a água da cidade saborosa e fresca, mas lembrando que não pode ser assim em outras partes do território espanhol.

3. Patrimônios da Humanidade

A Espanha é um dos lugares da Europa em que você vai encontrar diversos monumentos históricos e culturais, que são reconhecidos como patrimônio da humanidade pela UNESCO. No país se encontram: castelos, igrejas, muralhas e obras arquitetônicas, que estão espalhados por todo o seu território. Como, por exemplo: as obras de Antoni Gaudí em Barcelona como a catedral da Sagrada Família, na cidade de Segóvia o seu aqueduto construído durante a ocupação romana, e em Córdoba a sua Mesquita-Catedral construída durante a ocupação árabe da península ibérica, entre diversos outros monumentos.

4 – O conto do Ratoncito Pérez

Uma tradição folclórica na Espanha é que quando uma criança perde o seu dente de leite, não é a fada dos dentes que faz uma visita para as crianças, mas sim o Ratoncito Pérez, um simpático ratinho que entra nas casas para recolher os dentes e deixa presentes em troca.

5- Sem letra

Tendo o nome de “Marcha Real”, o hino nacional da Espanha e um dos poucos do mundo em que não se possui uma letra oficial. Criado em 1761 por Manuel de Espinosa de los Monteros, que compôs a música para ser uma marcha militar para a infantaria. Em 1770, o rei Carlos III proclamou como a marcha oficial do reino, posteriormente tornando-se o hino da Espanha. Ao longo do tempo houve diversas tentativas para pôr uma letra no hino, mas nenhuma aprovada pelo governo. Durante a ditadura de Francisco Franco, letras foram compostas pelo poeta fascista José María Pemá para o hino, mas com a morte do ditador e a volta da democracia os versos foram abandonados.

6. Flamenco

O Flamenco é um importante elemento de representatividade da cultura espanhola, considerado desde de 2010 pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Tem sua origem no Século XVIII na Baixa Andaluzia, entre as províncias de Cádiz e Sevilha, há também quem atribui a criação do Flamenco oriunda dos ciganos durante o século XV. Tem como o resultado na mescla de elementos vocais com dança e acompanhamento musical. Historicamente as performances eram realizadas em festividades religiosas, cerimônias sacramentais, rituais e festas privadas, hoje em dia se encontra em bares e restaurantes por toda a Espanha principalmente em cidades turísticas.

7 – Don Quijote e o seu impacto

Publicado em 1605 o livro de Miguel de Cervantes “Don Quijote de la Mancha” é o segundo livro mais distribuído e traduzido do planeta, perdendo somente para a Bíblia Sagrada.

8 – Hora das refeições

No país é comum realizarem 5 refeições ao longo do dia. Sendo que a primeira refeição geralmente é servida antes de irem ao trabalho às 9 da manhã. A segunda refeição é feita por volta das 11:30h onde é feito um lanche. Na terceira refeição, é servido o almoço, por volta das 15h. A quarta refeição é feita no final da tarde é feito outro lanche, e a quinta e última refeição que é feita do dia que é a janta que é servida por volta da 21:30h.

9 – O natal deles é o dia dos Reis

É tradição por toda a Espanha comemorar o dia de Reis, que é celebrado no dia 6 de janeiro, data que na tradição cristã que Jesus é visitado pelos os três Reis Magos. Sendo uma data muito importante para os espanhóis, sobretudo pelas crianças, que esperam encontrar debaixo das árvores de natal os pedidos que fizeram por meio de cartinhas para os Reis Magos. Que é equivalente a tradição do Papai Noel aqui no Brasil.

10 – Castells

Na Espanha uma tradição cultural realizada até hoje são os Castells, que é basicamente torres formadas por pessoas, normalmente realizadas em frente as prefeituras para celebrar festividades. Essa tradição tem mais 200 anos de existência, e é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

11 – Terra de mais de um idioma

Sabia que na Espanha possui mais de um idioma? Além do espanhol existem outras línguas que são faladas dentro de seu território, como o Catação que é a língua oficial da Catalunha e das ilhas Baleares, o Basco que a língua oficial no País Basco e na Navarra, e o Galego é a língua oficial na região da Galícia. Uma curiosidade interessante dessas línguas é no Galego em que ele é bem semelhante ao português.

12 – Petiscos de graça

Na Espanha existe um costume dos bares de servirem petiscos ou como chamam lá “Tapas” junto ao pedir uma bebida. Esse costume possui diversas origens, mas nenhuma precisa. Alguns falam que era para evitar acidentes de carroça para aqueles condutores que bebiam, mas que não comiam nada, outros dizem que eram pedaços de pão postas em taças para proteger a bebida das moscas.

🌎 Mundo - Antonio Filho