🌎 15 fatos sobre o Equador que você não sabia!

Bandeira do Equador

O Equador é um país sul americano, um dos poucos que não fazem fronteira com o Brasil junto ao Chile. Mas mesmo ficando na mesma região não muito distante, nós brasileiros os conhecemos bem pouco. No artigo de hoje iremos ver diversas curiosidades sobre o país, fatos sobre a sua história, culinária entre outros.

Então vamos nos surpreender com o que iremos ver a seguir. Vamos lá!

1 - O primeiro país a reconhecer os direitos da natureza

No ano de 2008 o Equador reconheceu o direito da natureza de florescer e crescer, como também reconheceu como direito dos humanos de proteger e protestar em nome da natureza. Além de o governo ter a responsabilidade de protege-la.

2- O Equador fazia parte do Império Inca

Embora o império Inca se concentrasse principalmente no Peru, ele possuía uma grande extensão territorial que chegava no atual território do Equador. Ele se tornou parte do império em 1463 quase 70 anos antes da queda dos incas para os espanhóis.

3- Os horários do amanhecer e do entardecer são os mesmos durante o ano

Pela sua localização na região da Linha do Equador, tanto o amanhecer quanto ao entardecer ocorre sempre no mesmo horário durante qualquer época do ano. Sendo o nascer do sol ocorrendo sempre às 6 horas e o pôr do sol às 18 horas.

4 - Nas Ilhas Galápagos foi onde que Charles Darwin se inspirou para criar a teoria da evolução

Foi no Equador precisamente no território das ilhas Galápagos, que o biólogo e naturalista Charles Darwin, teve uma das evidências que posteriormente se tornaria a teoria da Evolução das Espécies. Quando observava às várias espécies de Tentilhões que viviam na ilha.

Uma observação foi a diferenças dos bicos das diferentes espécies de tentilhões, que eram adaptados para cada situação, procurando entender como pássaros da mesma espécie poderiam ter características tão diferentes.

Mais tarde com esses achados ele começou a formular a base da sua teoria

5 - Quito é a segunda capital de um país mais alta do mundo

A cidade está em uma altitude de 2850 metros acima do nível do mar, sendo a segunda capital mais alta de um país, perdendo somente para a capital boliviana de La Paz.

6 - Existem mais de 9.000 espécies diferentes nas ilhas Galápagos

Localizada a mais de 1.000 Km da costa equatoriana, o arquipélago é composto por cerca de 20 ilhas, o lugar possui uma grande variedade de espécies sendo cerca de 9.000. Muitas delas endêmicas, ou seja, nativas da região como a tartaruga de Galápagos.

7 - Encebollado, o prato nacional

Falando em culinária equatoriana, o Encebollado é o prato oficial do país. Ele é uma sopa-refeição que a base é de albacora ou atum, com legumes, cebola roxa e coentro, sendo acompanhada com banana frita onde é posta por cima.

8 - O Monte Chimborazo o ponto da terra mais próximo do Espaço

Localizado na província de Chimborazo, essa montanha é a mais alta do país. além de ser o ponto mais próximo do espaço e a montanha mais alta do mundo. Como assim a mais alta do mundo? Vamos explicar:

Devido ao formato da terra não ser uma esfera perfeita, aonde fica a Linha do Equador o diâmetro do planeta é mais elevado, fazendo que O Monte Chimborazo seja o ponto mais distante do centro da terra. Embora se considerar a altura em relação ao nível do mar ainda o Monte Everest é maior.

O monte também é um vulcão que ainda está em atividade

9 - Grã-Colômbia

O país antes de se tornar independente fazia parte da Grã-Colômbia, que era uma nação criada após a independência da colônia espanhola do Reino da Nova Granada. Sendo que a república Grã-Colômbia durou somente 10 anos, se dissolvendo para os atuais Equador, Panamá, Colômbia e Venezuela.

10 - Lar dos dois primeiros patrimônios da humanidade

O Equador é o lar dos primeiros patrimônios mundiais reconhecidos pela UNESCO, o primeiro são as ilhas de Galápagos e o segundo é a cidade de Quito. Ambos foram elevados como patrimônio pela UNESCO em 1978 na conferência inaugural sobre os patrimônios do órgão das Nações Unidas, quando foram selecionados 32 locais em todo o mundo.

11 - Quito, a capital das Orquídeas

O país abriga mais de 4.000 espécies de orquídeas, por consequência Quito é conhecida por ter o título de “Capital das Orquídeas”, por conta de sua abundância em toda a cidade, ela também é encontrada por toda a cidade e região metropolitana.

12 - O animal nacional é o Condor-dos-Andes

Desde o ano de 1958 o condor andino é considerado o animal nacional do Equador. Pesando entre 7 até 15 quilos, e com uma envergadura entre 2,7 até 3,2 metros, é uma das maiores aves voadoras do mundo.

Ele é encontrado principalmente na região dos Andes

13 - Porquinho da Índia é uma Iguaria

No Equador uma Iguaria culinária bastante famosa e polémica fora do país é o Cuy, que é basicamente o porquinho da índia que pode ser servido assado, frito, feito na brasa ou até em pururuca. Lá esse prato é consumido sem preconceitos pela população.

14 - O chapéu do Panamá é na realidade Equatoriano

O famoso chapéu do Panamá, apesar de seu nome, tem sua origem no Equador. Ele possui esse nome, pois durante a construção do canal do Panamá era muito utilizado pelos trabalhadores, e como muitos turistas e moradores do Panamá os viam o utilizando o nome começou a se popularizar.

Mas o sucesso veio depois quando o presidente americano Theodore Roosevelt visitou o país para ver a construção do canal, ele foi fotografado com o chapéu se referindo que o nome do modelo era Chapéu Panamá.

15– Paraíso dos observadores de pássaros

O país possui uma grande variedade de espécies de pássaros do mundo, abrigando cerca de 1600 espécies em todo o seu território, dessas cerca de 130 são espécies de beija-flores. O país também é o lar de espécies migratórias que vivem no Brasil, como: O quiriquiri, o tico-tico, Pintassilgo entre outras espécies.

🌎 Mundo - Antonio Filho