🌎 12 Fatos do Egito que você não sabia!

Bandeira Egito

O Egito é uma nação localizada ao norte do Continente Africano, é um país que no passado foi um dos maiores impérios da antiguidade, como também uma das primeiras civilizações. É a terra onde se localiza o monte Sinai, como também é a terra das pirâmides aonde os faraós eram enterrados.

No artigo de hoje vamos falar 12 fatos além de um fato bônus sobre o país, que vão te encher de conhecimento. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas bagagens e vamos viajar nos fatos a seguir.

1 - Significado da bandeira

A sua bandeira é tricolor com três faixas na horizontal nas cores vermelha, branca e preta. A cor vermelha representa a luta do país contra a colonização britânica do território antes de se tornarem independentes, enquanto a cor branca representa a revolução ocorrida no ano de 1952 que acabou com a monarquia sem um conflito, por último a cor preta que representa a opressão que os egípcios sofriam pelos britânicos.

2 - É o lar de uma das maiores barragens do planeta

No Egito se localiza a Represa Alta de Aswan que é considera uma das maiores represas do mundo, como também a maior represa de aterro do planeta. Ela represa as águas do rio Nilo formando o lago artificial de Nassar.

3 - Possui o único monumento ainda de pé das 7 maravilhas do mundo antigo

O país abriga a pirâmide de Gizé que é o único monumento remanescente da lista das 7 maravilhas do mundo antigo, essa lista das maravilhas foi escrita pelo poeta grego Antípatro de Sídon. A construção se localiza na capital do país Cairo, sendo umas das maiores pirâmides do país, possuindo cerca de 146,6 metros de altura.

4 - Monte Sinai

Localizado dentro do território egípcio se encontra o Monte Sinai, nesse local segundo a Bíblia foi onde Moisés recebeu a Tábua com os 10 mandamentos. O local é sagrado para as religiões Cristãs como também na Islâmica e Judaica, sendo que hoje em dia é um importante ponto de peregrinação.

No mesmo local você encontra o Mosteiro de Santa Catarina que é tombado como patrimônio mundial pela UNESCO

5 - A Revolução Egípcia de 2011

Dentro dos acontecimentos da Primavera Árabe, no dia 25 de janeiro de 2011 começou a Revolução Egípcia, que se iniciou com protestos devido à falta de liberdade de expressão, como a democracia, a brutalidade policial e a corrupção governamental. O que se seguiu foi uma série de repressões pelo governo para conter os protestos, causando a fatalidade de cerca de 800 pessoas e ferindo mais de 1.000.

Os protestos só pararam com a renúncia do Presidente Hosni Mubarak em 11 de fevereiro do mesmo ano, esse presidente que estava no governo do Egito desde o ano de 1981.

6 - Grande parte de sua população vive ao longo do rio Nilo

Cerca de 95% da população egípcia vive em torno das margens do rio Nilo, sendo que 90% do território do país e composto por deserto e o rio que o corta de norte a sul.

7 -Está localizado entre dois mares

O território egípcio está localizado entre dois mares, ao norte pelo Mar Mediterrâneo e a leste pelo o Mar Vermelho. Ambos são separados pela península do Sinai, e na parte oeste dessa península se localiza o canal de Suez que faz a interligação marítima entre os dois mares.

8 - Foi o lar da invenção do calendário de 12 meses

O Calendário que utilizamos hoje em dia com 12 meses é uma invenção egípcia, sendo que o primeiro calendário conhecido na história da humanidade foi inventado no país. Mas diferente do atual, no calendário egípcio todos os meses terminavam em 30 dias, fazendo que o ano tivesse 360 dias e criando o problema de sincronia com as estações.

Para resolver isso foi criado um festival com duração de 5 dias a cada final de ano, para compensar os dias” perdidos”

9 - A região nem sempre foi um lugar desértico

Durante a época da última era glacial, grande parte do Egito como parte do deserto do Saara eram de planícies cultiváveis, além de árvores e de pequenos lagos. Sendo que nesses locais eram os primeiros habitantes da região conseguiam alimento.

Quando a era Glacial acabou, ocorreu uma mudança climática que fez com que as temperaturas subissem, e em alguns séculos toda a região passou por um processo de desertificação. Fazendo com que as populações e os animais migrassem para as margens do rio Nilo.

10 - Na cidade de Nova York se encontra um obelisco egípcio de verdade

Na cidade de Nova York dos Estados Unidos, existe um obelisco que foi trazido do Egito, chamado de Agulha de Cleópatra, que não possui nenhuma ligação com a famosa governante egípcia ou um dos últimos faraós, sendo que o obelisco já existia cerca de 1.000 antes de seu reinado.

O interessante é que o obelisco suportou cerca de um século de poluição, além da sua retirada e realocação de lugar.

11 - Hieróglifos

A antiga forma de escrita egípcias os hieroglifos possuem mais de 700 símbolos, sendo utilizada bem no passado para se comunicar, além de ser um dos primeiros sistemas de escrita a serem utilizados.

Muito sobre o que sabemos da época dos faraós e das pirâmides é graças aos hieróglifos, que foram encontrados nos sítios arqueológicos.

12 - Estão construindo uma nova capital

A cidade de Cairo serviu como capital do Egito por mais de um milênio, mas atualmente o governo do país está construindo uma nova capital a cerca de 45 quilômetros a leste da atual.

A nova cidade contará com um novo palácio presidencial, como a sede do banco central, parlamento, aeroporto, distrito comercial e um parque temático.

O projeto possui uma área de total de 500 quilômetros quadrados

13 – FATO BÔNUS - Erastóstenes que foi o primeiro a calcular a circunferência da terra morava em Alexandria

O matemático, astrônomo e geógrafo grego possui o título de primeira pessoa que conseguiu a calcular a circunferência do planeta, ele conseguiu esse feito utilizando equações geométricas com as distancias das cidades de Alexandria e Syene como postos de referências.

Nos seus cálculos o resultado foi de 250.000 estádios o que equivale a 39.375 quilômetros de circunferência, sendo que o seu cálculo errou somente por 1,4% da circunferência real que é de 40.076 quilômetros.

Bem chegamos ao fim do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos apresentados, e lembre-se de compartilhar com os seus amigos os fatos que foram lidos aqui hoje. E fique à vontade para ler os outros artigos da categoria Mundo como também os outros artigos do site.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho