🌎 15 fatos sobre a Costa Rica que você não sabia!

Bandeira da Costa Rica

A Costa Rica é um país que se localiza na região central do continente Americano, é uma nação que possui uma ótima qualidade de vida em relação aos países vizinhos como também é lugar que possui uma grande estabilidade democrática, além de ser um dos maiores países no quesito de biodiversidade sendo o lar de inúmeras espécies.

No artigo de hoje iremos ver 15 fatos sobre o país em relação a sua história, cultura, geografia, entre outros. Então chega de enrolação pega as suas malas e o seu passaporte e vamos viajar no artigo de hoje. Vamos lá!

1 - Não possui um exército

Desde o ano de 1949 a Costa Rica não possui um exército regular, no seu lugar existe uma força de segurança pública que tem a reponsabilidade de garantir a segurança interna como o cumprimento da lei. O país não é o único da região, sendo que o seu vizinho o Panamá e as nações caribenhas de Granada e Santa Lúcia também não possuem forças armadas. A decisão de abolir o exército veio depois do fim da guerra civil que o país teve.

2 - Possui uma das democracias mais antigas do mundo

O país pode se considerar uma das 22 nações que tem as democracias mais antigas do planeta, segundo registros históricos mostram que ela teve início no ano de 1890 por José Joaquim Rodriguez, onde foram realizadas as primeiras eleições livres da Costa Rica.

3 - Gallo Pinto um dos seus pratos típicos

Na culinária costa-riquenha um de seus pratos típicos é o do Gallo Pinto, ele consiste de uma mistura de feijão preto com arroz sendo servido com ovos ou salsichas. Esse prato tradicional é tão popular e comum que eles têm o costume de comer durante o café da manhã.

4 - Orquídeas

Uma curiosidade da Costa Rica, em relação a sua flora, é que eles possuem uma grande variedade de espécies de orquídeas sendo uma das maiores do mundo. São cerca de 1250 espécies que são encontradas em seu território, sendo que cerca de 20% delas são somente encontradas em seu território.

Quem é apaixonado pela planta irá adorar o país

5 - Endereços

Uma coisa que as pessoas estranham quando vão para o país, é que as ruas não possuem nome como também as casas não possuem numeração, para a pessoa encontrar uma casa ou estabelecimento é utilizado coordenadas geográficas no lugar.

6 - Animal Nacional

O animal nacional do país é o Cariacu, que é uma espécie típica de veado que se encontra em algumas partes da América do Sul e do norte e em toda parte da américa central. Ele é conhecido em espanhol como “venado cola blanca”.

7 - Um quarto do país são reservas naturais

Cerca de 25% do território Costa-riquenho são de áreas protegidas, ao todo no país são: 58 refúgios de animais, 11 reservas florestais como também outras zonas de preservação ambiental.

8 - Quase toda sua fonte de energia é renovável

O país possui cerca de 99% de toda a sua eletricidade produzida oriunda de fontes renováveis, sendo que as cinco principais vêm de: eólica, geotérmica, hidrelétrica, solar e biomassa.

9 - Neutralidade nos conflitos

Assim como a Suíça a Costa Rica toma a postura de neutralidade em conflitos, isso vem desde do ano de 1983 no qual o país criou uma lei que proíbe a sua participação de conflitos armados para sempre, ou seja, durante algum conflito o país fica neutro não tomando parte de nenhum do conflito.

10 - Cerveja com gelo

Por ser um país muito quente a cerveja dificilmente ficara gelada, um costume comum que os costa-riquenhos possuem é de colocar gelo na cerveja com o objetivo de manter ela gelada.

11 -Expectativa de vida

O país possui a maior expectativa de vida entre os países que compõem a América Latina, o tempo médio de vida da população é de 79,9 anos.

12 - As misteriosas esferas esculpidas

Um mistério arqueológico da Costa Rica são as pedras esculpidas no formato de esferas, a concepção delas é atribuída da Cultura Diquis que era um povo que surgiu em 700 depois de Cristo até o ano de 1530. Algumas dessas esferas medem cerca de 2 metros de diâmetro chegando ao peso de 15 toneladas, porém os arqueólogos estão incertos se foram o povo Diquis que as construíram, pois eles desapareceram pouco depois dos espanhóis chegarem naquela região.

Também há o mistério por qual razão da criação dessa esfera, sendo a teoria mais aceita é de que eles marcavam propriedades pertencentes aos chefes. Elas foram descobertas na década de 30 quando realizavam limpeza nas selvas, várias foram destruídas, pois muitos dos trabalhadores que trabalhavam na limpeza achavam que tinha ouro dentro delas, o governo imediatamente tomou posse delas para preserva-las.

Muitas dessas esferas originais ou réplicas hoje em dia se encontram em frente dos principais prédios governamentais do país

13 - Os historiadores discutem quem foi o responsável por nomear o país

Existe um debate acadêmico de quem nomeou o país, alguns historiadores atribuem a Cristóvão Colombo sendo o responsável por dar nome da região. Outros, porém atribuem ao conquistador espanhol Gil Gonzalez Davila, que foi responsável por explorar a costa do pacífico da área em 1522.

14 - É o lar de cerca de vários vulcões

Como o país faz parte do Círculo de fogo do pacífico no território costa-riquenho se encontra cerca de 200 vulcões, entretanto desse total cerca de 100 demonstram algum tipo de atividade e somente 5 que são classificados como vulcões ativos.

15 - E o lar de inúmeras espécies de aves

O território costa-riquenho possui uma grande biodiversidade, no país se encontra uma grande variedade de espécies vivendo em seu território, sendo cerca de 850 espécies de aves. Para ter uma noção elas representam 10% de todas as espécies de aves do planeta.

Então chegamos ao fim do artigo de hoje, espero que tenham gostado muito dos fatos aqui apresentados. E lembrem de compartilhar com os seus amigos o que foi lido aqui.

Até a Próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho