🌎18 fatos sobre a Coreia do Sul que você não sabia!

Bandeira da Coreia do Sul/

O país é bastante famoso pelo fenômeno do K-Pop e de seus doramas (nome dado as novelas de lá). Mas além disso o que sabemos do país? Hoje veremos uma lista de fatos surpreendentes e alguns bizarros para nós. Então chega de enrolação e vamos lá!

1 - Mais da metade da população mora em volta de Seul

Mais da metade da população sul-coreana mora em torno de Seul que é a capital do país, essa região metropolitana é conhecido como Sudogwon.

2 - Zona desmilitarizada

Existe uma zona desmilitarizada separando a Coreia do Sul com a do Coreia do Norte, ela foi criada desde o seu armistício em 1953, ela possui 280 Km de extensão por 4 km de largura dividindo os dois países de leste a oeste, nessa zona existem cercas fortemente fortificadas e com aparatos militares como: peças de artilharia, bunkers e os exércitos dos respectivos países em cada lado.

3 - Obsessão por Fezes

Uma coisa bastante bizarra para nós brasileiros, é que os sul-coreanos tem uma obsessão por fezes, o país tem biscoitos no formato de cocô e um parque de diversão dedicado somente a isso chamado de PooPoo Land. Chegando ao ponto de os banheiros em toda a Coreia terem música de fundo, sons de descarga e água colorida.

4 - Kimchi

É considerado o prato nacional da Coreia do Sul, seus ingredientes são vegetais e especiarias que são fermentadas por alguns meses. Existe no país cerca de 170 variedades de Kimchi, sendo Paechu picante ou de repolho chinês os mais populares.

O Kimchi é considerado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO

5 - Serviço militar obrigatório

Todos os homens entre as idades de 18 e 28 anos na Coreia do Sul devem se alistar no exército, lá o alistamento é compulsório. Sendo exigido do governo de 21 até 24 meses de serviço militar, criada a lei em 1957 tem o objetivo principal de preparar a população para os possíveis ataques da Coreia do norte.

6 - Quando nascem os bebês já tem um ano

Um fato incomum é de quando os bebês nascem no país, é considerado que eles já têm um ano de idade, esse modo diferente de contar a idade tem raízes no sistema numeral chinês que é bastante utilizado na Coreia.

7 - Perguntar sobre o tipo sanguíneo é comum

É bastante comum quando estar conversando com um coreano, ele te fazer a seguinte pergunta de “qual é o seu tipo sanguíneo”, pois eles acreditam que o tipo de sangue está ligado a personalidade da pessoa.

8 - O mais antigo observatório astronômico do mundo

Conhecida como a torre de Cheomseongdae, é o mais antigo observatório do mundo que ainda está de pé, ela foi construída no Século VII durante o reino de Silla a mando da Rainha Seondeok, ela se localiza na cidade de Gyeongju na parte sul do país.

O lugar é aberto para visitação e você pode ver de perto a torre

9 - O número 4 traz azar

Uma crença que as pessoas do país possuem é que o número 4 traz azar para a pessoa, pois a pronúncia do número em coreano é semelhante da palavra morte. Essa superstição é bastante comum entre as pessoas mais velhas, enquanto a maioria dos jovens não possuem essa crença.

10 - O dia dos namorados é para os homens

Diferente do ocidente que o dia é voltado para os casais, na Coreia esse dia é voltado para os homens, onde eles recebem atenção e presentes de sua parceira, embora cada vez mais essa data esteja ganhando o mesmo significado do ocidente.

11 - O papel higiênico é um presente comum

Uma coisa comum que ocorre quando os coreanos mudam de casa, é de seus amigos trazerem papel higiênico ou itens de limpeza em geral como presentes para ocasião.

12 - A lenda urbana do ventilador

Uma lenda urbana coreana que começou alguns anos atrás, é de que os ventiladores que quando estão ligados enquanto você está dormindo em um quarto com porta e janelas fechados, pode ocasionar em morte. Pois segundo essa lenda o eletrodoméstico abaixaria a temperatura corporal causando a hipotermia.

E você o que acha dessa lenda urbana?

13 - Fazer cirurgia plástica é bastante comum

É muito comum que os sul coreanos façam bastante intervenções plásticas pelo corpo, chegando ao ponto de não ser incomum de adolescentes fazerem alguma cirurgia antes de entrar na faculdade. As mulheres são as que mais buscam esse tipo de procedimento, sendo o alvo mais comum a intervenção do queixo, nariz e pálpebras.

O país também é o destino de pessoas de outros países para realizar cirurgia estéticas, fazendo basicamente o país como destino de turismo médico.

14 - As mulheres utilizam três tipos de padrão de corte de cabelo

As mulheres da Coreia do Sul utilizam três tipos de cortes, sendo a sua idade ou estado civil como fatores determinantes. Se ela está solteira é um corte de cabelo comprido, se ela casou recentemente utiliza um corte de cabelo curto, e as mulheres mais velhas utilizam um corte permanente.

15 - Samsung em tudo qualquer lugar

A gigante da tecnologia Samsung, que tem sede em Seul, é conhecida pelos ocidentais somente pelos celulares e por outros produtos eletrônicos. Mas sabia que a empresa atua em outras áreas na Coreia do sul?

Como produção de roupas, na construção de tanques, navios e helicópteros, na construção civil, como operadora de cartão de crédito entre outros ramos.

16 - Ambos os sexos são obcecados por maquiagem

Na Coreia é bastante comum que ambos os sexos utilizem maquiagem, não é um tabu entre a população homens usando cosméticos de embelezamento. Além disso o país é considerado uma das capitais de maquiagem do mundo, havendo distritos inteiros em Seul dedicados a venda dos produtos.

A Coreia do Sul é um grande mercado consumidor de cosméticos

17 - Bolos de Arroz como amuleto de boa sorte

Os bolos de arroz são usados pelos estudantes coreanos como um amuleto de trazer boa sorte ao realizar provas.

18 - Eles adoram comer polvo vivo

Uma coisa que se destaca na culinária sul-coreana é a adoração pelo frescor de seus alimentos, uma iguaria que é bastante apreciada é comer o polvo ainda vivo, sendo comum que eles cortem e comam os tentáculos dele ainda vivo e o resto do corpo é colocado em um guisado.

🌎 Mundo - Antonio Filho