🌎 14 fatos sobre o Catar que você não sabia!

Bandeira do Catar

O Catar é um país localizado na região do Oriente Médio do continente asiático, é uma nação bastante rica do golfo pérsico, grande parte da sua riqueza advêm da exploração petrolífera e do turismo.

No artigo de hoje iremos ver 14 fatos sobre o país que vão te surpreender, então chega de enrolação pega a sua mala e seu passaporte e vamos viajar nos fatos de hoje!

1 – Território

Com cerca de 11.571 Km² o Catar é quase duas vezes menor que o estado de Sergipe, o país está localizado em uma península (extinção de terra que é cercada pelo mar) no golfo pérsico, tendo como única fronteira terrestre a Arábia Saudita.

2 – Vestimenta

No país os homens geralmente utilizam Thawb (uma túnica que vai até a altura do tornozelo), e na cabeça um Kaffiyeh (um lenço quadrado) sendo preso por um Aqal (um cordão). Enquanto as mulheres utilizam um Abayah (vestido simples muito parecido com um manto) além de um Hijab (véu).

3 – É considerado o segundo país mais plano do mundo

O Catar possui o título de ser o segundo país mais plano do mundo, com a sua elevação máxima de 338 pés (cerca de 103 metros). O seu território só perde para as Maldivas onde a sua elevação máxima é de 6 pés (quase 2 metros).

Um outro fato interessante sobre o seu terreno é que o país está cerca de 2 metros mais alto do que era há cerca de 400 anos atrás, em consequência da elevação geológica.

4 – Animal Nacional

O Órix-da-arábia é o animal nacional do Catar, como também de países como Omã, Bahrein, Jordânia e Emirado Árabes Unidos. Por muito tempo o animal foi ameaçado em entrar em extinção, principalmente na década de 70 por não haver mais animais da espécie livres na natureza.

Hoje em dia a situação foi revertida graças aos esforços de cientistas e de grupos ambientalistas, estima-se que existem mais 1000 exemplares da espécie livre na natureza.

Graças aos esforços feitos no passado o animal voltou a habitar a natureza

5 – É um dos poucos lugares do mundo que o deserto encontra o mar

Em Khor Al Adaid conhecido também como Mar do Interior, é um lugar espetacular onde o deserto se encontra com o mar. Desde o ano de 2007 o lugar se tornou uma reserva natural, e além disso a nação tenta colocar a região na lista de patrimônios mundiais da UNESCO.

6 – Robôs são utilizados nas corridas de camelos

A corrida de camelos é extremamente popular no país, originalmente crianças eram utilizadas como Jóqueis nos camelos, mas desde do ano de 2004 as crianças foram substituídas por robôs, por motivos de segurança e de saúde. Os robôs são remotamente controlados pelos seus donos ao lado da pista.

7 – Não existem florestas no país

O Catar é um dos 4 países em que não existem florestas em seu território, como se localiza no deserto da Arábia a região possui pouquíssima vegetação. Sendo que à maioria das suas paisagens verdes e árvores foram introduzidas pela ação humana.

8 – Não existem rios ou lagos no país

No país não existem corpos permanentes de água doce, sendo que toda a água potável consumida no país vem de enormes plantas de dessalinização, onde a água do mar passa por um processo de purificação e de retirada do sal.

Como muitos lugares do Oriente Médio o país é bastante escasso de fontes naturais de água doce, recorrendo no método de dessalinização da água do mar

9 – Final de semana diferente do que o nosso

Enquanto no mundo ocidental o final de semana é nos dias de sábado e domingo, no Catar é bem diferente sendo que os finais de semana caem sempre na sexta e no sábado. Na religião Islâmica a sexta é um dia abençoado e sagrado, sendo que outros países da região adotam essa prática também.

10 – O nome do país remonta a 50 D.C

O primeiro registro do nome foi feito pelo escritor romano Plínio, o Velho em 50 depois de cristo, quando se referiu a população que vivia no atual Catar de “Catharrei”. Com o passar do tempo a grafia do nome passou por diversas alterações.

Até o século XVIII por exemplo a denominação “Catara” era utilizada, quando o termo “Katara” se tornou a ortografia mais comum, além de variações como Katr, Kattar e Guttur eram bastante utilizados, até que chegou na grafia atual que foi adotada como o nome oficial do país.

11 – O Catar é o dono de inúmeras propriedades em Londres

O país possui inúmeros investimentos imobiliários em todo mundo, mas a grande maioria se localiza na cidade de Londres. Para ter uma noção o Catar possui três vezes mais propriedades que a Rainha Elizabeth II, se tornando teoricamente o maior proprietário da cidade.

12 – Prato nacional

O prato nacional do país é chamado de Machboos, que consiste de carne, arroz, tomate e cebola, sendo temperado por diversas especiarias.

O prato é bastante tradicional em outros países da região

13 – Obcecados com falcões

Um fato interessante sobre o lugar é que a população é fanática por falcões, sendo que eles adoram capturá-los para mantê-los como animais de estimação. No país existe até um mercado onde você pode comprar falcões como também materiais como luvas de couro, capuzes e material de caça.

A falcoaria é considerada um esporte muito popular na nação, sendo que muitos catarianos em seu tempo livre praticam o esporte.

14 – O consumo de Bebidas alcoólicas é bastante restrito

O consumo de bebida alcoólica em público é proibido em todo o país, apenas alguns bares e restaurantes que possuem licença estão autorizados a vender, como também hotéis 5 estrelas. Os imigrantes também podem consumir, mas somente em casa e além disso devem possuir uma licença para o consumo.

Enfim chegamos no final do artigo de hoje espero que tenham gostado do conhecimento que lhe foi trago. Acompanhe a seção mundo para mais fatos sobre outros lugares do mundo.

🌎 Mundo - Antonio Filho