🌎 15 fatos de Camarões que você não sabia!

Bandeira do Camarões

Camarões é um país localizado na região da subsaariana do continente Africano, riquíssimo em recursos minerais como também possuindo uma grande fauna e flora, sendo um dos países mais biodiversos do mundo.

No artigo de hoje vamos falar 15 curiosidades sobre o país que vão te surpreender e enche-los de conhecimento. Então chega de enrolação pegue a sua bagagem e o seu passaporte e vamos viajar nos fatos a seguir.

1 - Origem de seu nome

A origem do nome de Camarões surgiu depois que os navegadores portugueses chegaram à região no século XV, eles ficaram impressionados pela quantidade de camarões que o Rio Wouri possui.

Os portugueses então decidiram trocar o nome do rio para Camarões, posteriormente esse nome passou a ser o nome do país.

2 - Idiomas

O Camarões possui como línguas oficias o francês e o inglês, além disso parte da população fala também espanhol e alemão. Acredita-se também haver pelo menos de 250 línguas locais, que são representados por diversos grupos étnicos.

3- Território

O país possui um território com cerca de 475.442 quilômetros quadrados, equivalente a duas vezes do tamanho do estado brasileiro de Rondônia. Cerca de 40 % de seu território é coberto por florestas tropicais, além de savanas e de formações de origem vulcânica.

4 - É visto como a “África em Miniatura”

O país é conhecido por esse termo por oferecer diversos territórios que representam as zonas climática do continente, aonde incluem savanas, desertos, pântanos e florestas tropicais.

5 - Cachoeira que desagua no mar

O Camarões é o lar da cachoeira de Lobé, ela se localiza na cidade litorânea de Kribi. É uma das três cachoeiras do continente Africano que desagua no oceano.

Essa cachoeira é uma atração turística bastante conhecida na região

6 - Significado da Bandeira

A sua Bandeira é tricolor na vertical, possuindo uma estrela de cinco pontas ao centro sendo chamada de “Estrela da Unidade”. A cor verde passa o significado de esperança além de representar as florestas que se localizam ao sul do país, enquanto o vermelho é o símbolo da unidade, por fim o amarelo que representa a prosperidade e a luz do sol. Ela foi adotada como bandeira pelo país no ano de 1975.

7 - População jovem

O país possui uma população bastante jovem segundo dados recentes. Sendo que 42,34% de sua população tem até 14 anos de idade, enquanto de 15 até 24 anos são cerca de 20,04, de 25 até 54 anos compõem cerca de 30,64%, de 55 até 64 anos compõem cerca de 3,87% da população, e por último o menor grupo de faixa etária do país é de 65 anos ou mais que é composto 3,11% de sua população.

8 - É um dos lugares mais úmidos do planeta

O Camarões é um dos lugares que mais chove no mundo, ele é considerado o sexto país mais úmido de todo o globo. Para ter uma ideia em seu território se encontra a região de Debundscha, que recebe por ano cerca de 10.299 milímetros de chuva por ano.

9 - Religiosidade

Segundo dados recentes cerca de quase 64% de sua população é cristã, sendo 38,3% praticantes do catolicismo, enquanto 25,5% são praticantes do protestantismo, os cristões se encontram principalmente ao sul do país. Enquanto o segundo maior grupo religioso segue o Islamismo com cerca de 24,4% da população, sendo que se encontram principalmente ao norte do país.

E cerca de 12,5% seguem as crenças nativas e tradicionais da região, o outro grupo religioso é o de cristões não praticantes. O país é marcado por uma grande liberdade religiosa e diversidade.

10 - É o lar de uma das montanhas mais altas do continente

Com cerca de 4.040 metros de altitude o Monte Camarões é a montanha mais alta de toda a região da África Central como também da Subsaariana.

Ele também é um dos maiores vulcões do continente e ainda se encontra ativo

11 - Existe muitas fontes termais no país

No país se localiza várias fontes termais espalhadas em seu país, devido a atividades vulcânicas que houveram no passado como também as atuais. Essas fontes termais se localizam nas áreas de Ngaounderel, Lago Moundou, Monte Cameroun e Manengoumba.

12 - Já foi colônia de alguns impérios Europeus

O país antes de sua independência já foi colônia da Alemanha, França e Reino Unido. A região já foi colônia do império alemão do século XIX até o fim da Primeira Guerra Mundial, após seu domínio passou para mãos dos ingleses e franceses em parte do século XX.

13 - Desastre do Lago Nyos

No dia 21 de agosto de 1986 durante a noite o Lago Nyos expeliu um jato d’água de 90 metros, e nele foi liberado dióxido e monóxido de carbono que acumulou durante milhares de anos no fundo do lago. Aonde esses gases passavam sufocavam qualquer forma de vida até se dissipar. Esse evento é descrito como Erupção Límnica, que causou a morte de cerca de 1800 pessoas além de 3000 cabeças de gado e a morte de outros animais além de plantas.

Até hoje ainda não se sabe o que desencadeou essa erupção, mas o que sabe que hoje em dia é que o lugar voltou a se tornar seguro, pois após o desastre foram colocados dispersores de dióxido de carbono na superfície do lago, e um sistema de encanamento que ajuda na liberação com segurança desses gases.

14 - Diversidade de espécies

Em seu território encontra uma grande variedade de animais e plantas nativas do continente, o país se trata de um dos países mais biodiversos do mundo em razão do seu clima e de suas florestas. Sua fauna é composta por 250 espécies de répteis, 200 espécies de anfíbios, 400 espécies de mamíferos e 690 espécies de aves.

15 - É o lar das Rã-Golias

O maior animal do grupo dos anuros (que compreende animais como rãs e sapos) do mundo se localiza nos Camarões, eles chegam a pesar cerca de 3 quilos e podem chegar no tamanho de 40 centímetros.

Essa Rã consegue construir os seus próprios lagos usando pedras pesadas

Bem terminamos o artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui apresentados, compartilhem com os seus amigos o que foi lido aqui.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho