🌎 10 Fatos da Bolívia que você não sabia!

Bandeira da Bolívia

Vamos falar do nosso vizinho Sul Americano a Bolívia, hoje descobriremos que o país possui mais de um idioma oficial, como também que no passado ele fez parte do Império Inca, entre outros fatos.

No artigo de hoje listaremos 10 fatos surpreendentes e interessantes sobre o país. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos viajar nos fatos a seguir.

1 - La Paz não é a capital da Bolívia

Muitos acreditam que a capital boliviana é La Paz, entretanto isso não é essencialmente verdade. A cidade de La Paz é a capital administrativa do país, é aonde fica a sede oficial do governo.

A cidade de Sucre que se localiza na parte sul do país é a capital constitucional, e aonde que se localiza o Supremo Tribunal de Justiça. Sendo Sucre a verdadeira capital, conforme a Constituição Boliviana.

2 - Significado da Bandeira

A bandeira boliviana é tricolor com as cores vermelha, amarelo e verde com o brasão de armas ao centro dela. Enquanto a cor vermelha simboliza o sangue derramado durante a luta pela liberdade do país, a cor amarela simboliza os depósitos minerais e a riqueza do lugar, e por fim o verde representa a agricultura e as paisagens do país.

3 - Possui mais de 30 línguas oficiais

Embora o país seja um dos falantes da língua espanhola da América do sul, ela não é a única língua oficial no país. Desde o ano de 2009 a constituição da Bolívia lista cerca de 37 línguas oficiais, sendo que muito delas de origem indígena, e além disso alguns dessas línguas se encontram extintas atualmente.

4 - O país já teve acesso para o Mar

No passado a Bolívia tinha acesso ao mar, tendo perdido posteriormente o acesso em um conflito com o Chile durante o século 19. Vamos explicar resumidamente.

Quando a Bolívia se tornou um estado independente no ano de 1825, ele controlava também a região do deserto do Atacama, ou seja, o país tinha acesso ao Oceano Pacífico. Entretanto anos depois surgiu uma disputa pelo controle dos recursos naturais da região entre os bolivianos e chilenos, chegou a um ponto que essa disputa explodiu quando os chilenos mandaram as suas forças armadas para a cidade portuária boliviana de Antofagasta, o que resultou em uma declaração de guerra entre as duas nações.

Esse conflito foi conhecido como a Guerra do Pacífico, e envolveu a nação vizinha o Peru aliada da Bolívia, esse conflito começou no ano de 1879 até 1883, aonde o Chile saiu vitorioso e acabou pegando partes da Bolívia e do Peru, deixando os bolivianos sem acesso ao mar.

Sendo que até hoje os bolivianos reivindicam o território que perderam, chegando o país levar essa questão na ONU, aonde uma decisão recente decidiu a favor do Chile. Na Bolívia eles celebram o “Dia do Mar” todos os anos, além de terem a sua própria marinha. Um fato interessante é que o lema da Marinha da Bolívia é "O mar nos pertence por direito, recuperá-lo é nosso dever"

5 - Origem do nome Bolívia

O país é nomeado pelo líder venezuelano Simón Bolívar, ele foi uma figura política que ajudou vários países em suas Guerras de independência pela América do Sul durante o século 19, sendo responsável por criar na época 5 novos países que são a: a Bolívia, Venezuela, Equador, Peru e Colômbia.

Na época o então líder da Venezuela Antonio José de Sucre, recebeu a ele a escolha sobre o futuro do país. Aonde Bolívar deu duas opções, a primeira era se unir a província de Charca (atual Bolívia) com as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Peru). E a segunda opção era de declarar a independência da província e ir sozinho.

Sucre acabou por optar a Independência, e no ano de 1925 a província de Charcas rompeu com a Espanha. Sendo que a recém-formada nação recebeu o nome de Bolívia em homenagem ao seu libertador, Simón Bolívar.

Simón Bolivar

6 - Grande parte de seu território se localiza na Cordilheira dos Andes

Um fato que você deve se ater sobre o país, é que um terço de todo o seu território se localiza nos andes. Além disso a maioria das cidades Bolivianas estão localizadas na Cordilheira dos andes, e são cidades que localizam em uma grande altitude em relação ao nível do mar.

7 - Fez parte do Império Inca

O país no passado já foi parte do poderoso Império Inca durante os séculos 15 e 16, antes da chegada dos colonizadores Espanhóis.

8- Carnaval de Oruro

O carnaval de Oruro é uma festa bastante popular no país, é uma festa indígena que teve origem durante o século 18. Sendo que recentemente a festividade foi incorporada em rituais católicos.

A celebração inclui acordar as pessoas que estão adormecidas e coloca-las para festejar. Este festival apresenta danças folclóricas, trajes e muita música.

9 – É um lugar bastante biodiverso

Cerca de 40% de toda a vida animal e vegetal de todo o planeta se encontra aqui, sendo que no país se encontram vários ecossistemas devido ao clima e localização nos trópicos.

Para ter uma noção de como o lugar é biodiverso, no Parque Nacional de Madidi se localiza 90 espécies de morcegos, 300 espécies de peixes, 50 espécies de cobras e cerca de 12.000 espécies de plantas.

10 - É o lar da cidade mais alta do mundo, com mais de um milhão de habitantes

Como a Bolívia é um dos países que possuem uma das maiores altitudes, não é de se esperar que o lugar seja o lar de cidades bastantes altas. Para ter uma noção a cidade e capital administrativa do país La Paz, se localiza acima de 3.500 metros fazendo dela a cidade mais alta do planeta com mais de um milhão de habitantes.

Mas além da capital administrativa, as cidades de Huanuni, El ato, Potosí, Colquechaca e Uyuni também se localizam acima de 3.500 metros de altitude

Chegamos ao final do artigo de hoje espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu hoje aqui, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria, como também das outras categorias.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho