🌎 15 fatos sobre a Argentina que você não sabia!

Além de ser nossos vizinhos e rivais no futebol, a Argentina é conhecida pela excelente gastronomia. Mas, além disso, o que nós brasileiros sabemos sobre os Hermanos? Pois bem, pensando nisso, foi criada esta lista com os fatos mais diversos sobre o país. Espero que vocês gostem!

1 – Origem do Nome

O nome "Argentina" tem a sua origem do latim "argentum", que significa prata. Os colonizadores espanhóis deram esse nome devido a uma lenda que dizia que existia uma montanha de prata neste local.

2 – Dois Oscars

A Argentina é o primeiro país latino americano a ganhar estatuetas no Oscar, os dois primeiros Oscars foram na categoria "Melhor Filme Estrangeiro", sendo o primeiro em 1985 por "La Historia Oficial", e o segundo em 2010, por "El Secreto de Sus Ojos".

3 – Buenos Aires: Cidade do futebol

Falando em rivalidade no esporte, a região metropolitana de Buenos Aires é o local em que se encontra mais estádios de futebol do mundo, nela estão situados 36 estádios, sendo 19 somente na capital. Na lista desses estádios estão: a Sede de Times, conhecidos dos brasileiros como Monumental de Nuñez do River Plate, e o La Bombenera do Boca Juniors. Para um efeito de comparação, a região metropolitana de São Paulo possui um total de 15 estádios.

4 – Aconcágua, o mais alto das Américas

Localizado nas Cordilheira dos Andes com 6.952 metros de altura, o monte Aconcágua não é só ponto mais alto da Argentina como também de todo o Continente Americano, ele se localiza dentro do parque Provincial do Aconcágua a 112 quilômetros da cidade de Mendoza e apenas de 15 quilômetros da fronteira com o Chile.

5 – Igreja de Maradona

Criada em 1998 por Alejandro Verón e Hernan Amez, jornalistas de uma rádio esportiva, a Igreja Maradoniana possui a intenção de adorar o ex-jogador Diego Maradona como um Deus. A religião baseia o seu funcionamento com base na Igreja Católica, tendo as suas datas especiais, como a Páscoa e o Natal, baseados em feitos e na vida do jogador, como também os membros vivem sob o “Calendário Maradoniano” além de seguirem a sua própria versão dos 10 mandamentos, como “Declarar amor incondicional por Diego e pela beleza do futebol” e “Defender a camisa da Argentina a todo custo”.

6 – O primeiro filme de animação do mundo

Em 1917, o argentino Quirino Cristiani criou o primeiro filme de animação do mundo chamado de “El Apóstol”, o filme tinha a duração de 70 minutos e para tal feito foram necessários mais de 58 mil quadros para anima-lo.

7 – Um país de psicólogos

A Argentina é o país com mais psicólogos per capita do mundo, com cerca de 200 profissionais a cada 100 mil habitantes, sendo que 46% deles se encontram atuando em Buenos Aires. Para se ter uma comparação, o segundo colocado na América Latina é a Colômbia, que possui 11 profissionais a cada 100 mil habitantes.

8 – A primeira presidente do mundo

Maria Estela Martinez de Perón foi a primeira mulher a se tornar presidente no mundo em 1974. Eleita como vice presidente do país, ela assumiu o cargo após a morte do então presidente, Juan Domingo Perón, com quem era casado. Maria governou a Argentina até 1976, deposta por um golpe militar.

9 – O sistema de metrô mais antigo da América Latina

O sistema de metrô de Buenos Aires foi inaugurado em 1 de dezembro de 1913, sendo o primeiro sistema a funcionar na América Latina, até um tempo atrás ainda era possível andar nos trens originais da época de sua inauguração, com vagões e bancos de madeira. Com o passar do tempo, esses trens foram restaurados e alguns substituídos por mais modernos.

10 – A maior comunidade Judaica da América latina

A Argentina foi o país latino americano que mais recebeu judeus durante a perseguição nazista na Segunda Guerra. A comunidade Judaica acabou se estabelecendo no país em grande parte ao redor de Buenos Aires. Com o passar do tempo, esses imigrantes espalharam-se para países vizinhos, como Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

11 – A primeira pessoa a nascer na Antártida

Em 1978, a Argentina enviou algumas famílias para o continente antártico, entre eles, a jovem Silvia Morella de Palma, que na época estava gravida e acabou dando à luz ao seu filho no continente gelado, com o pretexto de povoar e reivindicar a posse de parte do território.

12 – O maior dinossauro da América do Sul

Encontrado na Argentina, Argentinossauro é o maior fóssil encontrado no território sul americano. Ele é considerado uma das maiores espécies de dinossauros que já andou pela Terra, com cerca de 35 metros de comprimento e com o peso de 80 toneladas.

13 – Eles gostam de fazer as coisas bem de tarde

Um hábito diferente dos argentinos para nós brasileiros é o de realizar os horários de suas atividades bem mais a tarde do que o nosso habitual. Um bom exemplo disso é a hora que o almoço é servido. Na Argentina, o almoço é feito por volta das 15h, como também o horário da janta, que é servido geralmente depois das 22h.

14 – Primeiro a adotar a impressão digital como prova de crime

Em 1892, ocorreu o primeiro caso de investigação policial no mundo em que foi coletada uma impressão digital para incriminar alguém, quando os investigadores recolheram uma impressão digital feita com sangue para responsabilizar Francisca Roja pelo assassinato de seus dois filhos. O fato, que entrou na história das investigações sendo a primeira a chegar à um criminoso (no caso, uma criminosa) através de sua digital, aconteceu na Argentina.

15 – 5 presidentes diferentes em 12 dias

No final de dezembro de 2001, a Argentina passava por uma grande crise econômica, as contas bancárias foram congeladas e o valor do peso argentino despencou. O resultado foram que protestos violentos eclodiram por todo o país, criando uma crise política que culminou em 5 presidentes em um período de 12 dias. No dia 20 de dezembro, o presidente eleito Fernando de La Rúa renúncia ao cargo, no dia seguinte, é empossado o presidente do senado Ramón Puerta, ficando no cargo até o dia 22 de dezembro, quando Adolfo Rodriguez Saá foi eleito pelo congresso e ficou no cargo até o dia 29 de dezembro , e alegando falta de apoio, o cargo foi passado para Eduardo Camanõ presidente da câmara de deputados. No dia 1° de janeiro de 2002, as duas casas do congresso se reúnem e elegem o senador Eduardo Duhalde para presidente, ele fica no cargo até maio do ano seguinte.

🌎 Mundo - Antonio Filho