🌎 12 Fatos da Argélia que você não sabia!

Bandeira da Argélia

Á Argélia é um país que se localiza no norte do continente Africano, o lugar possui uma rica história e cultura. É uma das maiores nações do planeta em área territorial, é também um dos países mais populosos do continente africano. O país é bastante conhecido pela sua rica história, que passa pelos fenícios e romanos, como também pela a sua recente luta de independência contra o domínio francês durante as décadas de 1950 e 1960. A cultura do país é caldeirão de misturas de povos como o árabe, berberes, africanos e franceses, resultando numa sociedade diversa.

No artigo de hoje selecionamos 12 fatos mais um extra sobre o país, espero que gostem do que vão ler. Então chega de enrolação pegue o seu passaporte e as suas malas e vamos aos fatos a seguir.

1 - O maior país africano

A Argélia possui um território com cerca de 2.382.000 quilômetros quadrados, sendo considerada como a maior nação em área do continente africano. Sua área é equivalente a uma vez e meia do estado brasileiro do Amazonas.

2 - Deserto

Cerca de 80% de todo o seu território é coberto pelo vasto deserto do Saara, com uma área de 1.905.392 quilômetros quadrados.

3 - Mesquita de Djamaa El Djazair

Localizada na cidade de Mohammadia na província de Mascara, você vai encontrar a mesquita Djmaa El Djazair. Que é conhecida pela sua pitoresca beleza, como também por ser a terceira maior mesquita do mundo e também como o terceiro maior mirante do mundo.

4 - Chita saariana

A Chita saariana é um animal que está ameaçado em extinção, que tem seu habitat principalmente entre a Argélia e o Niger. Sendo que nesse momento existe apenas 250 espécies desse incrível animal nessas regiões.

Elas são conhecidas por possuir uma pelagem mais curta e uma cor pálida em paralelo a outras espécies semelhantes

5 - O seu hino nacional menciona outro país

O hino nacional do país é chamado de “Qassaman”, ele foi adotado no ano de 1962 quando a Argélia conseguiu conquistar a sua independência. Sendo que na letra do seu hino é mencionado outro país, pois o tema central da canção foi a luta argelina pela a sua libertação.

Quando foi adotado os seus compositores tinham a ideia que fosse um hino nacional temporário, por se assemelhar a mais como uma canção de batalha, entretanto tanto a sua letra e melodia é utilizada até hoje.

6 - Gasolina e mais barata que água

A gasolina é um dos principais setores econômicos do país. Sendo que o governo local tem grandes subsídios para o combustível, fazendo que ela seja mais barata do que comprar água. Para ter uma noção de como a gasolina é barata, no ano de 2019 o país tinha o quinto lugar do mundo com o combustível mais barato, perdendo somente para países como a Venezuela, Irã, Síria e Angola.

7 - Significado da bandeira

A bandeira do país foi adotada no dia 3 de julho de 1962, quando a Argélia se tornou independente. Sendo que a sua bandeira é constituída por uma metade da cor verde e da outra branca como uma lua crescente e uma estrela vermelha ao centro, com cada um representado um significado. Sendo que a cor verde representa a natureza, enquanto o branco representa a paz, o crescente e a estrela vermelha representam a religião Islâmica e a sua cor representa o sangue derramado pelos argelinos pela luta da independência.

8 - O exército americano importava camelos do país no passado

No passado durante a década de 1850, os colonos americanos utilizam camelos para poder viajar para o oeste e colonizar essas áreas. Eles utilizavam os camelos, pois as mulas e cavalos não podiam realizar viagens de longas distâncias, e os camelos não precisavam parar toda hora para beber água. Por isso os americanos iniciaram a aquisição de camelos da Argélia, além dos colonos os militares dos Estados Unidos também começaram a utilizar os camelos.

O seu para fins militares foi até o final da Guerra Civil americana

9 - É o lar de alguns Patrimônios Mundiais da UNESCO

O país é o lar de diversos Patrimônios Mundiais da UNESCO, como por exemplo as aldeias antigas do Vale M’Zab que faz parte da rica herança cultural que a região possui, com uma arquitetura e as suas tradições preservadas aos longos dos séculos, oferecendo uma única visão do norte do continente africano. O país ainda abriga outros monumentos que fazem parte da rica história da Argélia.

10 - Grande parte do sistema judiciário do país é composto por mulheres

Cerca de 70% de todos os advogados da Argélia como 60% dos juízes são compostos por mulheres. Um outro fato relacionado é que cada vez mais mulheres argelinas tem se inscrito em setores como medicina e o poder judiciário, fazendo que a participação da força feminina aumente cada vez mais no país.

11 - A música “Rock the Casbah” foi inspirada por combatentes que buscavam a independência

Uma das músicas mais famosas da banda de punk rock The Clash chamada de “Rock the Casbah”. Segundo uma das versões da sua criação, ela foi baseada nos combatentes que lutavam pela independência da Argélia, no qual utilizavam Casbah (cidadelas que eram cercadas por muralhas, muito comum no Norte da África) na capital Argel como base da Revolução Argeliana. Uma outra versão da criação da música é que o músico argelino Rachid Taha, acabou dando uma das gravações da sua própria banda, depois de encontrar a banda na rua. Sendo que as canções que Taha acabou entregando poderiam ter influenciado o The Clash a escrever “Rock the Casbah”.

12 - Animal Nacional

O animal nacional do país é a Raposa de Feneco. Essa espécie é natural do deserto do Saara e da Península do Sinai e são famosas por suas grandes orelhas.

Além de ser o animal nacional, a raposa também é o nome da seleção de futebol do país “Les Fennecs”

13 – FATO EXTRA - É difícil de encontrar álcool

Se um dia você quiser visitar o país, não conseguirá encontrar álcool facilmente. Os restaurantes não costumam vender bebidas com teor alcoólico, e os poucos que vendem não tem elas listadas nos seus cardápios.

A Argélia é uma nação diversa e vibrante da região, um lugar cheio de história, cultura e diversidade. Que merece ser visitado e apreciado por aqueles que querem conhecer outros lugares pelo mundo.

Então é isso espero que tenham gostado dos fatos citados, compartilhe com os seus amigos e fique à vontade para ler sobre os outros países que já falamos.

Até a próxima!

🌎 Mundo - Antonio Filho