🌎 16 fatos sobre a Arábia Saudita que você não sabia!

Bandeira da Arábia Saudita

A Arábia Saudita é uma nação que se localiza na região do oriente médio no continente asiático. É uma nação rica em petróleo, além de ser importante para a religião Islâmica, mas além disso pouco sabemos sobre a nação.

No artigo de hoje iremos ver 16 fatos interessantes sobre a nação árabe, então chega de enrolação pega o seu passaporte e sua bagagem e vamos viajar com os fatos que iremos ver a seguir.

1 - Lago Artificial

O país não possui rios em seu território, porém existe um lago criado artificialmente no território saudita. Chamado de Dumat Al-Jandal se localiza a noroeste do país, embora a água desse lago não é potável, você pode realizar um mergulho ou participar de esportes aquáticos.

2 - Território

O território saudita possui cerca de 2.150.000 Km², sendo equivalente a quase 1,4 vezes maior que o estado brasileiro do Amazonas. Além disso é o maior país em extensão territorial do Oriente Médio, como também é o décimo segundo maior país do mundo em área.

3 - Últimos lugares do mundo que a monarquia é absolutista

A Arábia Saudita é um dos últimos lugares do mundo em que a sua monarquia governa de forma absolutista, ou seja, o monarca do país tem o poder todo concentrado em si. A família Al Saud é a que governa o país atualmente e está no controle desde a criação da nação em 1932.

4 - A lenda da Fronteira entre a Arábia Saudita e a Jordânia

Existe uma lenda contemporânea saudita em que na época que foi delimitada a fronteira da Jordânia com a Arábia Saudita, o responsável Winston Churchill estava soluçando muito por causa do conhaque, e que a sua mão escorregou e ele acidentalmente cedeu milhares de quilômetros de parte do território da Jordânia para os sauditas. Sendo que esse pedaço de território ficou conhecido como o “Soluço de Winston”.

5 - É proibido carne de porco e álcool

Como a Arábia Saudita segue a lei islâmica em seu território, é proibido importar e consumir qualquer tipo de bebida alcoólica como também produtos de origem suína.

Na religião islâmica a carne de porco é vista como impura e maligna, sendo proibida veemente no Alcorão

6 - Beduínos

Os beduínos é um povo nômade da Arábia Saudita, sendo que eles influenciam e formam a base da sociedade saudita como: recursar a se render em relação a autoridade externa, uma grande lealdade a família e a tribo, a importância honra a coragem, a preservação dos dialetos e da linguagem e entre outros costumes.

7 - Não-mulçumanos não podiam ser enterrados no país

Historicamente os não-mulçumanos não podiam ser enterrados no território saudita, entretanto no ano de 2012 o país afrouxou a lei sob certas circunstâncias.

8 - Uma enorme quantidade de príncipes

A Arábia Saudita possui mais de 7000 mil príncipes em sua família real, sendo que todos eles possuem empregos de prestigio no governo ou em empresas do país.

9 - Em 1503 o primeiro não-muçulmano visitou a cidade de Meca

Nesse ano o italiano Ludovico de Varthema foi o primeiro não muçulmano a visitar a cidade de Meca, ele conseguiu realizar esse feito se disfarçando como um guarda que protegia os peregrinos que visitavam a cidade.

10 - País Desértico

Cerca de 95% de seu território é composto por regiões desérticas ou semidesérticas, o lugar inclui algumas das maiores áreas desérticas do mundo como: o Al Nefud (Deserto de Nefud) e o Deserto Rub al-Khali.

Um outro fato é que apenas 1,45% de seu território é de terras aráveis, ou seja, de terras próprias para a agricultura.

As dunas do deserto de Rub al-Khali podem a chegar a cerca 250 metros de altitude

11 - Os casamentos são realizados separados entre os noivos

As celebrações de casamentos na Arábia saudita são realizadas com os noivos separados em lugares públicos, sendo muito comum que casais sauditas escolham realizar os casamentos no exterior para celebrarem juntos.

12 - Antigamente os homens que vendiam lingerie no país

Uma antiga lei do país instaurou que somente homens poderiam trabalhar enquanto as mulheres ficavam em casa, portanto somente homens poderiam vender a lingerie para as mulheres. Isso mudou por causa da pressão das mulheres que não se sentiam bem em comprar essas peças com homens.

13 - O país abriga as duas das três cidades mais importante do Islã

A Arábia Saudita abriga as cidades mais sagrada do Islamismo Sunita que são: Meca e Medina. A cidade de Medina é a mais importante, pois foi o local aonde o profeta Maomé viveu após de ser expulso da cidade de Meca, vivendo lá até a sua morte, sendo o local em que seu corpo foi enterrado e é o destino obrigatório de todo mulçumano se tiver condições de visitar uma vez na vida.

E a cidade de Meca é importante pois nela nasceu o profeta Maomé além de onde se encontra a Caaba, cubo que se deposita a pedra negra na qual Deus teria enviado a Adão pela remissão dos pecados.

14 - Lar do maior mercado de camelos do mundo

Localizado na capital do país Riad, se localiza o maior mercado de venda de camelos do mundo, aonde são comercializados cerca de 100 camelos por dia no lugar.

15 - Um dos lugares mais perigosos para se dirigir

Em um relatório do Banco Mundial apontou que a Arábia Saudita, Malásia, África do Sul e a Tailândia são as nações mais perigosas do mundo para se dirigir. No quesito de fatalidades por automóvel, os sauditas tinham o maior número.

Uma pratica bastante popular e perigosa que os motoristas sauditas fazem é o Esqui de calçada, na qual os motoristas tentam equilibrar o veículo de um lado enquanto está dirigindo

16 - O país não possui imposto de renda

Na Arábia Saudita não possui a cobrança do imposto de renda, eles têm um imposto chamado de zakat, no que se trata de um imposto de 2,5% sobre os ativos que a pessoa tem e não em relação a sua renda. Esse imposto é exigido apenas para os mulçumanos, mas não é cobrado para os trabalhadores estrangeiros.

Enfim chegamos ao final do artigo de hoje, espero de terem gostado dos fatos apresentados. Lembre-se de compartilhar o texto com os seus amigos, até a próxima.

🌎 Mundo - Antonio Filho