🌎20 fatos sobre a Angola que você não sabia!

Angola é um país que possui uma forte ligação com o Brasil, seja culturalmente, historicamente e economicamente. Mas nós brasileiros conhecemos o país de fato? Conhecemos a sua história, sua cultura e costumes? Então, hoje vamos conhecer o nosso irmão africano com a série de fatos que estão neste artigo. Espero que gostem!

Fatos sobre a sua geografia

Área

Angola possui uma área de 1.246.700 km², sendo assim, o sétimo maior país do continente africano em território, perdendo somente para: Argélia, República Democrática do Congo, Sudão, Líbia, Chade e Níger.

Clima

O clima da Angola é temperado nas regiões litorâneas, com um período curto de chuvas, os seus verões são quentes e secos e o inverno possui temperaturas agradáveis. Já no interior, as temperaturas são agradáveis, principalmente onde o relevo é mais alto, possuindo duas estações: uma seca e outra chuvosa.

Significado da Bandeira

A bandeira da Angola é composta por duas faixas de cores vermelha e preta e um símbolo amarelo localizado em seu centro. Enquanto a cor vermelha representa o sangue daqueles que lutaram pela a independência do país, a cor preta representa o continente africano.

Já o símbolo amarelo ao centro é uma releitura do símbolo comunista da foice e do martelo, a sua roda dentada representa os trabalhadores da indústria, a sua catana representa os trabalhadores rurais e a sua estrela representa a união de todos os trabalhadores.

Línguas nacionais

Além do português como idioma oficial, Angola também possui 3 línguas nacionais e nativas que são: Kikongo, Chokwe e Umbundo. Um fato interessante sobre a língua Umbundo é a influência que possui no português brasileiro, em que ela acrescentou diversas palavras ao nosso idioma. Com por exemplo “samba”, que é uma adaptação de “semba”, e “nenê” que significa “pedacinho”.

Rio Kwanza

É o maior e principal rio do país possui uma extensão de 960 Km, sendo 240 Km navegáveis. A sua importância é tamanha que o rio batiza a moeda do país.

Fatos sobre a sua história

Soldados portugueses na guerra de Independência de Angola

Independência

Como o Brasil, Angola foi também colônia portuguesa desde o século XVI. Entretanto diferente de nós a independência ocorreu tardiamente, durante a segunda metade do século XX, após a guerra do Ultramar. E o Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a sua independência, no mesmo dia de sua declaração, em 11 de novembro de 1975.

Mal da Angola

Era assim que os portugueses chamavam o Escorbuto durante as grandes navegações, pois era comum que os navegadores que se conduziam para o Cabo da Boa Esperança sofressem da doença próximo do litoral de Angola.

Guerra Civil

O país viveu uma sangrenta guerra civil entre 1975 até 2002, com pequenos cessar-fogo em 1991 e 1994. O conflito se iniciou após a sua independência, sendo uma disputa entre dois movimentos antigos de libertação, o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola).

Fatos sobre a sua cultura

Escritor Pepetela

Capoeira

A capoeira foi trazida pelos escravos que eram capturados em Angola e trazidos para o Brasil, era considerado um método de defesa contra as violências que era realizada pelo o senhorio. Como era proibida, eles disfarçavam que era uma dança com música, a prática da luta.

Respeito aos mais velhos

É um costume notável na cultura da Angola, onde se cumprimenta primeiramente os anciãos curvando-se em forma de respeito.

Culto aos antepassados

Os angolanos realizam o culto aos antepassados, se baseando na crença que os parentes que já se foram interferem na vida daqueles que estão vivos, provocando até doenças. Por isso são realizados rituais para apaziguar os antepassados.

Estilos musicais

Os estilos musicais mais populares de Angola são o Semba que tem o significado derivado de umbigada, e o Kuduro que tem influência do semba e que significa bunda dura, sendo esse um estilo que vem se destacando no país desde dos anos 80.

Imbondeiro

É considerada pelos angolanos como uma árvore sagrada, derivada da floresta do Mayombe, sendo utilizada como fonte de remédios naturais. Suas folhagens são ricas em cálcio, ferro e proteínas, sendo indicadas no combate de inflamações e dores.

Berço de importantes Escritores

É o berço dos mais importantes escritores da língua portuguesa na atualidade estão na Angola. A sua literatura tende mostrar o preconceito e a dor que são sofridos pela sua população. Entre os principais nomes estão de José Eduardo Agualusa, Pepetela (pseudônimo de Artur Pestana) e José Luandino Vieira.

Fatos sobre a sua Economia

Banco Nacional de Angola

Parque industrial

O parque industrial da Angola está ligado no processamento de produtos agrícolas, na fabricação de cervejas, fertilizantes, celulose e vidro.

Recursos Minerais

É um dos países que possuem mais recursos minerais do continente africano, possuindo reservas em petróleo, diamantes, chumbo, fosfato, manganês, ouro entre outros minérios. Fazendo o país como um dos mais prósperos do continente africano, entretanto a desigualdade econômica é alta, sendo que muitos angolanos vivem em uma situação de miséria.

Setor Primário

Sua economia está ligada em grande parte no setor primário, se destacando a produção de produtos agrícolas como o café, cana de açúcar, milho, sisal, amendoim, algodão, banana, tabaco, arroz, batata e borracha. Como também a pecuária na criação de bovinos, suínos e caprinos.

Fatos variados

Luanda, capital de Angola

Proibido Fotografar

Um cuidado aos desavisados ao viajar para o país, é de não fotografar edifícios militares e do governo. Pois é considerado crime e você pode ser preso por isso.

Palanca-Negra

É um animal que existe exclusivamente na Angola, a Palanca-Negra é uma subespécie de antílope rara, que se encontra em estado de extinção. O animal é considerado o símbolo do país, como o seu nome é o apelido da seleção de futebol do país.

Mercado popular com nome de novela

As novelas brasileiras são muitos populares em Angola, para ter noção durante um tempo o maior mercado a céu aberto na África chegou a receber o nome de “Roque Santeiro”, em homenagem a novela brasileira que foi transmitida na década de 1980.

🌎 Mundo - Antonio Filho