🍿 As 7 maiores injustiças do OSCAR!

O Oscar é a maior premiação cinematográfica do mundo.

Criado em 1929, já premiou grandes filmes como “Titanic”, “Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”, “Ben-Hur”, “...E o Vento Levou” dentre outros clássicos.

Mas nem tudo são flores: O Oscar também é conhecido por suas injustiças e por não reconhecer filmes que marcaram época e nem artistas consagrados pelo público.

Quem pode explicar, por exemplo, que Leonardo Dicaprio ganhou somente um Oscar com uma carreira tão incrível?

Apresento então, as 7 mais injustiças do Oscar:

1 – STANLEY KUBRICK E ALFRED HITCHCOCK NUNCA GANHARAM OSCAR DE MELHOR DIRETOR

Stanley Kubrick

Essa injustiça me dói a alma, eu juro. Como que os dois diretores mais aclamados de todos os tempos, com uma lista de filmes tão atemporais, nunca ganharam um Oscar de melhor diretor? Eu vou morrer sem saber.

Kubrick é responsável, por exemplo, por “2001: Uma Odisséia no Espaço”, “O Iluminado”, “Laranja Mecânica” e Hitchcock (meu diretor favorito da vida) é diretor de “Psicose”, “Janela Indiscreta”, “Festim Diabólico”, dentre outros.

Cada filme que eu citei, deveria ter levado um Oscar, fora toda a carreira.

Então, por que nunca levaram?

Hitchcock tinha uma teoria: Porque os dois nunca “puxaram o saco” dos membros da academia. Ele deu uma entrevista um dia dizendo: “Eu achava que para ganhar um Oscar bastava entregar filmes bons. Eu entreguei muitos filmes excelentes, mas não gostava de ir à jantares com as pessoas que votavam no Oscar, então não foi o bastante”.

Anos depois Hitchcock ganhou um Oscar honorário por sua carreira, e como ele era conhecido por seus grandes discursos, todos pensavam que ele iria falar bastante. Mas ele estava tão desiludido com o Oscar, que pegou seu prêmio e apenas disse: “Thank you”.

A plateia começou a rir, pois ninguém esperava aquilo. Essa cena é uma das mais icônicas da história do Oscar.

Alfred Hitchcock

2 – JIM CARREY NUNCA NEM CONCORREU

Eu sei o que muitos vão dizer: “Claro que você Luana está dizendo isso: Jim Carrey é seu ator favorito!”. É um grande ponto eu sei, mas não é somente por isso.

Jim Carrey é conhecido por suas comédias clássicas, como “O Máscara”, “Todo Poderoso”, “Debi&Lóde” mas também se aventurou no drama, como o maravilhoso “Show de Truman”, e até terror, com o filme “O Número 23”.

Então, por que um ator que já fez vários tipos de filmes, todos com uma atuação brilhante, nunca nem sequer concorreu pela estatueta? Simples: Porque o Oscar tem muito preconceito com atores que fazem comédia.

Repare que é raro um filme de terror ou comédia ganhar um Oscar, somente filmes de dramas são premiados.

É muito injusto, pois qualquer artista fala que fazer rir é muito mais difícil que fazer chorar. E Jim Carrey fez os dois! Imperdoável!!!

3 – A VITÓRIA DE “SHAKESPEARE APAIXONADO” E O DEPLORÁVEL OSCAR DE 1999

Até hoje, essa é considerada a pior vitória da história do Oscar!

O longa segue uma história fictícia sobre a vida de William Shakespeare, um dos maiores poetas e dramaturgos da história, mas até hoje é tido como um filme extremamente "ok".

Para piorar, o longa ganhou dos sensacionais “O Resgate do Soldado Ryan” e “Elizabeth”. Até mesmo “A Vida é Bela”, considerado o favorito do ano, acabou perdendo.

Nós, brasileiros, temos um motivo maior para ter ranço do filme, já que Gwyneth Paltrow ganhou Oscar de Melhor Atriz em cima de Fernanda Montenegro (que concorria por “Central do Brasil”). Eu tinha apenas 14 anos, estava assistindo no dia e me perguntei: “Mas o que é isso?”

Fernanda Montenegro

Alías o Oscar de 1999 é considerado por muitos, como o mais injusto de toda a história. Até melhor canção foi um desperdício: “I Don't Want to Miss a Thing” de Aerosmith, que é uma das mais lembradas da banda até hoje, perdeu para “When You Believe”, cantada pelas divas Mariah Carey e Whitney Houston. Agora eu te pergunto: Quem se lembra dessa música, comparada ao clássico de Aerosmith?

4 – “CANTANDO NA CHUVA” NÃO TER LEVADO NENHUM OSCAR

Mais um clássico injustiçado! Mesmo se você nunca assistiu esse filme, já viu a cena clássica e já escutou a música.

Mesmo assim o filme só foi indicado a duas categorias no Oscar de 1953: Melhor Atriz Coadjuvante (Jean Hagen) e Melhor Trilha Sonora. E pra piorar, nem nessas ele foi premiado.

Quem levou Melhor Filme naquele ano foi “O Maior Espetáculo da Terra”, de Cecil B. DeMille. Eu entendo a importância da filmografia dele, mas nesse ano o Oscar errou feio.

O que é mais difícil de entender é que musicais estavam no auge do cinema nos anos 50.

Como que o maior musical de todos os tempos não ganhou nenhum prêmio é uma incógnita!

5 – “BELEZA AMERICANA” TER GANHADO MELHOR FILME

“Beleza Americana” ´um filme muito bonito e bem dirigido. Mas a safra de filmes sensacionais que o Oscar deveria ter premiado naquele ano era gigante.

“À Espera de um Milagre” e “Sexto Sentido” terem perdido já foi uma grande insjutiça, mas e os filmes que nem concorreram? Como deixar de fora “Matrix” e “Clube a Luta” que são filmes consagrados pelo público e pela crítica?

6 – “APOCALYPSE NOW” PERDER PARA “KRAMER VS KRAMER”

Um dia procure no google a seguinte frase: “As dificuldades dos bastidores do filme Apocalypse Now” (daria um ótimo texto, não?) e você vai ver como esse filme quase não foi realizado de tanta dificuldade. Teve terremoto que destruiu o set, doença no elenco, Marlon Brando que não conseguia decorar suas falas e muito mais.

Mesmo assim, o diretor Francis Ford Coppola fez um dos filmes mais memoráveis e aclamados de todos os tempos.

E ganhou o Oscar de melhor filme? Claro que não!

Naquele ano o melhor filme foi “Kramer vs. Kramer”, que a gente só lembra devido às atuações de Meryl Streep e do Dustin Hoffmann. O que pode ter prejudicado o Coppola nessa foi que no ano anterior o vencedor foi “O Franco Atirador”, que tem uma temática parecida.

Provavelmente o Oscar não quis premiar novamente um filme de guerra no ano seguinte (e não importa se o filme do ano seguinte fosse melhor).

7 – HATTIE MCDANIEL SOFREU RACISMO NOS BASTIDORES

Muitos dizem que o filme “...E O Vento Levou” é um filme racista, o que eu discordo.

O filme foi lançado em 1939 e conta uma história que se passa no século XIX. Ele retrata como era a vida das pessoas negras daquela época. O filme é um marco e possui a maior bilheria da história do cinema, se você converter o dólar para os dias de hoje.

Agora na premiação do Oscar em 1940 teve muita injustiça e racismo com a incrível atriz Hattie McDaniel.

Primeiro porque muitos membros da academia nem queriam premiá-la somente por sua cor. E quando ela finalmente recebeu o prêmio, não pôde recebê-lo no palco como todo mundo, teve que ir a uma salinha nos fundos do Oscar para ganhar a estatueta.

E mais: Ela nem pôde participar do jantar, feito pela equipe para comemorar o sucesso do filme. E por que? Somente por ser negra.

Agora imagina a cena: A atriz que fez o filme, ganhou um prêmio por sua atuação, não pôde nem se sentar na mesa de jantar com o elenco para comemorar o sucesso do longa, somente por sua raça.

Eu não sinto somente raiva por essa injustiça, mas muito nojo também.

O Oscar é uma premiação consagrada, que já premiou grandes clássicos por quase um século.

Mas infelizmente, como tudo nessa vida, não é perfeito e já errou muito na sua tragetória.

E você? Conhecia essas injustiças do Oscar?

🍿 Luana Sabaini