❓ 10 Fatos surpreendentes e interessantes sobre o Vasco!

Vamos falar hoje de um dos times mais famosos e conhecidos em todo o Brasil, estamos falando do time do Vasco da Gama. Hoje vamos descobrir que o time foi um dos primeiros a aceitar negros como jogadores, como também que foi o único dos grandes que possui um estádio próprio e por fim o maior público que compareceu em uma partida.

No artigo vamos listar 10 fatos mais um extra sobre o time, espero que gostem do que vão ler. Então chega de enrolação, e pegue o seu uniforme e vamos torcer lendo os fatos a seguir.

1 - Primeiro Uniforme

O primeiro uniforme do time era uma camisa preta com golas e os seus punhos nas cores brancas, com a Cruz de Cristo sobre o peitoral do uniforme. Sendo que nos anos 30 acabou surgindo uma camisa preta com uma faixa branca e com a Cruz de Malta no peitoral, entretanto o primeiro uniforme ainda foi usado até ao ano de 1945. Sendo que o novo uniforme foi criado pelo técnico uruguaio Ondino Viera, que comandou o time nos anos de 1942 até 1946, no qual o técnico tinha o habito de mudar os uniformes dos times no qual passava. E no ano de 1970 Danuza Leão que era vascaína, acabou modernizando o uniforme aonde foi colocado frisos nas camisas e nos calções.

2 - O que significa sua faixa diagonal

A faixa diagonal que está presente tanto no uniforme do time como no seu escudo possui o significado do caminho para índias, que foi realizado pelo navegador português Vasco da Gama durante o século 15.

3 - Gol mil

O Vasco tem na sua história dois eventos do gol mil, sendo que o primeiro foi o milésimo gol que Pelé fez em sua carreira foi contra o time do Vasco em uma partida no ano de 1967, e o segundo acontecimento foi o milésimo gol feito pelo jogador Romário foi feito com o uniforme do Vasco no ano de 2007.

4 - Foi um dos primeiros times a aceitar negros como jogadores

O Vasco da Gama Junto com os times do Bangu e o da Ponte Preta, foram os primeiros clubes a aceitar jogadores de futebol negros. Sendo que nessa época pessoas negras, mulatas, caixeiros e comerciantes não eram aceitos como jogadores em outros times.

Um fato na sua história foi que após o time ganhar o campeonato Carioca do ano de 1922, o time se recusou a jogar o campeonato no ano seguinte em 1923, devido que o time deveria retirar todos os jogadores negros do seu time.

5 - Estádio

De todos os times grandes do estado do Rio de Janeiro o Vasco é o único que possui um estádio próprio o São Januário, no qual foi inaugurado no ano de 1927 sendo ainda o maior estádio particular de todo o estado do Rio de Janeiro. A sua fachada em estilo neocolonial é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

6 - Maior Publico

O maior público que compareceu em uma partida do Clube foi durante uma partida do Campeonato Carioca no ano de 1976 contra o Flamengo, no qual compareceram cerca de 174.000 torcedores no estádio do Maracanã.

7 - Primeiro escudo

O primeiro escudo que foi adotado pelo time foi criado no ano de 1903, no qual o escudo era redondo com um fundo negro, com uma caravela ao seu centro. Sendo que em seu fundo negro possui as inicias C. e R. mais a escrita Vasco da Gama, sendo separado por 6 cruzes de Cristo. Apenas no ano de 1920 o time adotou o escudo que é utilizado até hoje.

8 - Salário

O clube foi um dos primeiros times do Brasil que pagava salário aos seus jogadores, podendo o time contar com pessoas de baixa renda em seu elenco de jogadores. Sendo que isso foi possível nos anos 20, pois os jogadores do time eram registrados como se fossem funcionários de armazéns portugueses na cidade do Rio de Janeiro, pois na época o futebol ainda era um esporte amador e que era proibido de pagar salários aos jogadores que praticavam o esporte.

9 - Hino

O hino do time é considerado um dos mais belos do futebol mundial, sendo que nas suas letras está cheio de simbolismo a sua história, do seu escudo e da sua torcida. O hino foi escrito por Lamartine Babo durante a década de 1940, na qual a sua letra ressalta a história do clube com também do futebol. O hino foi criado no carnaval do ano de 1945 quando Babo escreveu uma marchinha para o time rival o Flamengo, e devido ao sucesso da marchinha, o radialista Helber de Boscoli que apresentava o programa “Trem da Alegria”, acabou propondo a Babo escrever um hino a cada semana dos 10 maiores times do Rio de Janeiro. Sendo assim que o time acabou ganhando o hino oficial do clube utilizado até hoje.

10 - Roberto Dinamite

Foi o jogador que mais disputou partidas com a camisa do Vasco, sendo que ao todo foram 1100 partidas disputadas entre os anos de 1970 e 1992. Além disso o jogador é o maior artilheiro do time com 708 gols feitos durante toda a sua carreira no time.

11- FATO EXTRA - Apelidos

Durante a sua história o Vasco teve diversos apelidos, sendo que nos anos de 1920 e 1930 o apelido do time na imprensa era ‘Camisas Pretas”, devido ao uniforme do time de futebol utilizar um uniforme preto sem a sua característica faixa branca.

Durante a década de 1940, o caricaturista Loreno Molas que trabalhava no Jornal dos Sports, ficou encarregado de fazer algumas charges de mascotes dos clubes do Rio de Janeiro. Sendo que Molas era um torcedor vascaíno acabou desenhado um almirante português que simbolizava o Vasco, fazendo que o clube fosse conhecido como ‘Almirante”, esse apelido ficou popular durante os anos de 1950.

Enquanto o apelido “O gigante da Colina” que é utilizado até hoje, acabou surgindo devido ao estádio São Januário estar localizado em uma região elevada, sendo que muitas pessoas dizem que fica em cima de uma colina.

Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos que foram citados no texto. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu hoje, e fique à vontade para ler os outros textos das outras categorias, como também os textos das outras categorias.

Até a próxima!

❓ Curiosidades - Antonio Filho