🍿 7 curiosidades da trilogia "HOMEM-ARANHA" com Tobey Maguire que você não sabia!

“Homem-Aranha” é um personagem incrível. Com sua estreia nos cinemas em 2002, conquistou uma legião de fãs pelo mundo inteiro.

Vamos conhecer curiosidades sobre a trilogia do herói, com Tobey Maguire no papel principal:

1 – NINGUÉM ACREDITAVA NA ESCALAÇÃO DE TOBEY MAGUIRE

Tobey Maguire era desconhecido antes de estrelar como Homem-Aranha.

Seu papel em “Regras da Vida” certamente ajudou a colocá-lo no radar, mas ele estava longe de ser um nome que significasse uma grande bilheteria.

Talvez seja por isso que a Sony teve uma ideia completamente diferente do diretor Sam Raimi para a escalação do elenco.

Leonardo DiCaprio (curiosamente é amigo de Tobey desde a infância), estava no topo da lista da Sony, embora Wes Bentley, Chris Klein e Heath Ledger (que 6 anos depois fez o Coringa em “Cavaleiro das Trevas”), também tenham sido considerados.

Até James Franco – que acabou ficando com o papel de Harry Osborn na trilogia – foi testado para o papel de Peter Parker.

No entanto, Sam Raimi insistiu que queria que Tobey Maguire interpretasse o icônico super-herói da Marvel.

O estúdio acabou concordando com ele depois de ver o impressionante teste de tela do ator.

Curioso é que até os fãs de longa data do personagem, na época também torceram o nariz com a escolha do ator, pois nos quadrinhos o Homem Aranha tem olhos castanhos, enquanto Tobey tem olhos azuis bem claros.

2 – SAM RAMI NÃO QUERIA VENOM EM HOMEM ARANHA 3

Todo mundo que ama essa trilogia concorda que o terceiro filme é o pior de todos, e isso se deve a muitos fatores: Peter tratar mal Mary Jane em algumas cenas (principalmente quando beija outra garota na frente de todos do mesmo jeito que beijou a namorada no primeiro filme), a invenção que outra pessoa que matou tio Ben (sendo que isso era um plot incrível no primeiro filme) e claro, que o terceiro filme tem vilões demais.

Mas a verdade é que o Homem Areia foi o vilão que Sam Raimi e Tobey Maguire queriam incluir desde o início, e a transformação de Harry Osborn no novo Duende Verde era a progressão natural do enredo do personagem, algo que vinha sendo desenvolvido desde os filmes anteriores.

Se um vilão fosse cortado, teria que ser o Venom, que não tem lugar na história e foi claramente encaixado às pressas e de qualquer jeito.

Sam Raimi, diretor da trilogia, não queria Venom no filme, por realmente não gostar do personagem.

Mas o produtor Avi Arad, conhecido por ser completamente obcecado por Venom, insistiu pela presença do simbionte, e Raimi foi forçado a incluí-lo.

O curioso foi que, anos depois, quando vazaram alguns e-mails da Sony, um deles mostrava Avi Arad conversando com a presidente do estúdio, e tentando desesperadamente convencê-la a fazer um filme solo do Venom.

Bem, ele acabou conseguindo mais tarde, e apesar do filme do vilão ser massacrado pela crítica, ele tive uma ótima bilheteria.

Venom (2018)

3 – HOMEM ARANHA QUASE FOI FEITO NOS ANOS 80 E IA SER BEM DIFERENTE

O Homem-Aranha de Sam Raimi não foi a primeira tentativa de trazer este super-herói icônico da Marvel para as telonas – a Sony estava tentando fazer um filme do Homem-Aranha desde meados dos anos 80 (razão pela qual eles agarraram a chance de comprar os direitos da Marvel quase falida em 1999).

Um desses projetos que quase acabou ocorrendo foi um filme do diretor de “Avatar” (2009) e “Titanic” (1997), James Cameron. E a Sony já queria o Leonardo DiCaprio como Peter Parker nessa época.

Diretor, roteirista e produtor James Cameron

A versão de Cameron provavelmente teria deixado os fãs furiosos, graças a algumas mudanças drásticas (e ridículas) dos quadrinhos.

Peter por exemplo não seria picado por uma aranha geneticamente modificada, mas sim por uma aranha que havia comido uma mosca geneticamente modificada (Oi????).

Além disso, o filme traria Electro e Homem Areia bem diferentes do material original, além de ninguém menos que Arnold Schwarzenegger como Doutor Octopus, pois nos anos 80, Cameron havia trabalhado com o ator em “Exterminador do Futuro”.

Arnold Schwarzenegger em "Exterminador do Futuro" (1984)

O filme também trazia um Peter Parker que falava palavrões e teria incluído até mesmo uma cena de sexo bastante explícita entre Peter Parker e Mary Jane na ponte do Brooklyn, que deixou os executivos da Sony de cabelo em pé (Meu Deus!).

Curiosamente foi Cameron, nesse roteiro maluco, que teve a ideia das teias orgânicas saindo dos pulsos de Parker ao invés do velho lançador de teias.

Somente essa ideia sobreviveu e foi usada nos filmes de Sam Raimi (Ainda Bem!).

4 – DUENDE VERDE SERIA BEM MAIS ASSUSTADOR

Primeira versão do Duende Verde

Se você já viu as artes conceituais do primeiro filme do Homem-Aranha, sabe que Sam Raimi e sua equipe passaram por muitos visuais diferentes para o Duende Verde.

Durante os estágios iniciais da produção, o Studio ADI criou uma máscara animatrônica, ou seja, ia ser controlada por controle remoto (complementada por efeitos de maquiagem) que parecia ter sido retiradas diretamente dos quadrinhos.

Mas a Sony vetou a máscara por achá-la assustadora demais para as crianças, o que poderia afastar a principal parte do público.

5 – AS TORRES GÊMEAS

Os trágicos eventos de 11 de setembro de 2001 tiveram um impacto em vários filmes e séries (como um episódio de Friends que teve que ser retirado), fazendo com que os próximos lançamentos precisassem ser refeitos ou alterados de alguma forma.

O Homem-Aranha estava entre os afetados, mas na verdade foi apenas a campanha de marketing do filme que sofreu.

O Homem-Aranha está mais intimamente associado à cidade de Nova York do que qualquer outro super-herói, então não deveria ser uma surpresa que as icônicas Torres Gêmeas seriam um grande papel no material publicitário.

O primeiro teaser trailer do filme apresentava o Aranha frustrando um assalto a banco ao prender um helicóptero com sua teia entre os dois edifícios.

E o pôster do longa mostrava as torres refletidas em suas lentes.

Depois que a tragédia aconteceu, porém, a Sony foi rápida em retirar todo e qualquer material do World Trade Center na divulgação, e os prédios foram removidos digitalmente do horizonte em cenas que já haviam sido filmadas.

6 – A CENA DO REFEITÓRIO NÃO TEVE COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Em uma das primeiras cenas do filme do Homem-Aranha, Peter Parker usa seus reflexos para pegar cada item do almoço de Mary Jane quando ela escorrega e joga a bandeja para o alto.

Pode parecer surpreendente, mas não existe qualquer elemento de computação gráfica nessa cena. Na verdade, ela foi realizada pelo próprio Tobey Maguire.

Foi colocada uma espécie de cola na bandeja para mantê-la presa na mão de Tobey e, depois de dezenas de tomadas, o ator conseguiu pegar cada item, exatamente como é visto no filme.

A cena foi repetida incrivelmente 156 vezes até ficar perfeita! (Ufa!)

7 – HOMEM ARANHA 4

Homem-Aranha 4 teria mais vilões ainda!

Embora o terceiro filme não tenha agradado tanto, ele foi um enorme sucesso de bilheteria na época, o que significou que uma quarta parte foi definida para estrear em 6 de maio de 2011, com Sam Raimi novamente contratado para dirigir, e Tobey Maguire e Kirsten Dunst reprisando seus papéis.

Tobey Maguire e Kirsten Dunst na cena épica do beijo no primeiro filme

Esperava-se que Dylan Baker finalmente se transformasse no Lagarto, mas não conseguindo aprender com os erros cometidos em Homem-Aranha 3, a Sony mais uma vez quis abarrotar este filme com vilões.

Além do Lagarto, teríamos o Mysterio, e o principal antagonista seria o Abutre, interpretado por John Malkovitch e Felicia Hardy – mais conhecida como Gata Negra – também estaria no filme.

Sam Raimi, que já havia tido problemas com as intromissões dos executivos da Sony no terceiro filme e que estava vendo isso acontecer novamente, acabou desistindo do projeto.

Quando Sam Raimi saiu, Tobey e Kirsten logo caíram fora também.

O filme então foi cancelado e o Homem-Aranha ganhou um reboot anos depois, com Andrew Garfield interpretando o papel do herói, em “O Espetacular Homem-Aranha”.

Mais tarde, Tom Holland ganhou o papel principal, quando o super herói entrou para o time dos Vingadores.

E alguns anos depois, os três atores se encontraram no incrível filme “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”.

“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (2021)

Homem Aranha foi um dos pioneiros em sucesso de filmes de heróis no cinema nos anos 2000, ganhou público, bilheteria e muito sucesso!

E pra você? Qual seu filme preferido do personagem?

🍿 Luana Sabaini