🍿 7 curiosidades da trilogia clássica de "STAR WARS" que você não sabia!

Star Wars é uma das maiores franquias do cinema.

Desde 1977 vem conquistando fãs do mundo inteiro (inclusive eu).

Lembro até hoje de ir na locadora, com apenas 12 aninhos de idade, e locar as fitas VHS por 1 real (em 1997, 1 real era dinheiro), e me apaixonar loucamente pela história e pelos personagens.

Quando o primeiro filme da franquia foi lançado, conhecemos Luke Skywalker, um garoto do interior de uma galáxia muito distante, que sonhava em viajar o universo.

E também já nos apaixonamos pelos andróides C-3PO e lógico pelo R2-D2, que acompanham Luke por sua jornada, junto com Han Solo (um Harrison Ford bem novinho, antes de sua estreia em Indiana Jones), Obi-Wan-Kenobi, um velho muito misterioso e a Princesa Leia, uma jovem e corajosa garota, que Luke se apaixona de cara (sem saber mais tarde que seria sua irmã).

Luke, Han e Leia

Não podemos nos esquecer de Darth vader, um vilão icônico, que possui muitos mistérios e que, no quinto e melhor filme da franquia, revela ser pai do protagonista, com uma cena que arrepia até hoje.

Claro que Star Wars nos encanta de cara, mas você sabia que quase ele não foi realizado pois ninguém, nem mesmo os atores, acreditavam em seu sucesso?

Harrison Ford, ator que faz Han Solo, disse em uma entrevista que não sabia o que estava fazendo ali nas gravações do primeiro filme, pois muita coisa foi gravada fora de ordem.

A saga do personagem Luke Skywalker possui nove filmes e todos foram sucesso de bilheteria, mesmo nem todos sendo sucesso de crítica e público.

Vamos conhecer algumas curiosidades dessa franquia tão amada:

1 – MUITOS NOMES MUDADOS

O nome do protagonista de Star Wars seria Luke Starkiller. Mas colocar “Killer” (Assassino em inglês) no sobrenome do personagem principal, não pareceu uma boa ideia para George Lucas, então logo foi mudado para Skywalker.

Luke Skywalker

O nome do primeiro filme lançado seria bem diferente também. Ao invés de “Star Wars – Uma Nova Esperança”, o filme se chamaria: “Adventures of the Starkiller, Episode I: The Star Wars.

2 – DARTH VADER

O icônico Darth Vader foi o primeiro personagem do universo Star Wars criado por George Lucas, mesmo com seu tempo de tela limitado no filme original, “Star Wars – Uma Nova Esperança” (1977), em que aparece ao todo, por 12 minutos no longa que deu origem à franquia.

No início, Lucas queria que o personagem fosse dublado por Orson Welles, de Cidadão Kane, mas desistiu por achar que a voz do ator seria facilmente reconhecida.

Com isso, a voz do personagem ficou com o incrível James Earl Jones, que mais tarde dublaria Mufasa, no clássico “O Rei Leão” de 1994.

James Earl Jones, ator que faz a voz de Darth Vader

3 – R2-D2 e C-3PO: OS ANDROIDES MAIS AMADOS DO CINEMA

O nome R2-D2 significa "Reel 2, Dialog 2".

A sigla surgiu durante a pós-produção de “Loucura de Verão” (1973), quando o editor de som pediu a Lucas o R2-D2, ou o Rolo#2 (Reel 2) do Segundo Diálogo (Dialog 2). Lucas gostou do som da abreviação e anotou para usá-la no futuro.

Nas primeiras versões do roteiro, R2-D2 podia falar normalmente. Apesar de suas falas terem sido removidas, as reações de C-3PO ao diálogo foram mantidas no roteiro, o que torna tudo muito mais engraçado.

4 – IMPROVISO DE HARRISON FORD SE TORNOU UMA DAS FALAS MAIS ICÔNICAS DA SAGA

Em “Star Wars – O Império Contra-Ataca” (1980), quando Leia vê seu amado quase sendo morto, ela diz: “Eu te amo”. Era pra Han Solo responder “Eu também”, como estava no roteiro.

Mas Harrison Ford mandou um “Eu sei”, e logo cortaram a cena.

Mas ao invés de gravar de novo, o diretor e roteirista George Lucas achou aquilo genial e que combinava mais com o personagem, deixando desse jeito.

O engraçado é que, no próximo filme, “Star Wars – O Retornod de Jedi” (1983), Han Solo diz: “Eu te amo”, e agora era a vez da Leia responder: “Eu sei”, claramente zoando a cena do filme anterior.

5 – HAN SOLO ATIROU PRIMEIRO?

A cena da cantina no filme “Star Wars – Uma Nova Esperança”, em que Han Solo e Greedo estão frente-a-frente, tem sido alvo de muita discussão entre os fãs de Star Wars. Bom, pelo menos aqueles que assistiram aos episódios IV, V e VI antes da remasterização.

O próprio George Lucas afirmou que Greedo atirou primeiro. O diretor fez uma alteração na cena em 1997 para o relançamento remasterizado do filme, e nessa versão remasterizada, alterada digitalmente, Lucas incluiu um plano mais aberto, que mostra um tiro de Greedo.

Lucas explicou, em entrevista: “O que eu fiz (em 1997) foi tentar acabar com a confusão sobre quem atira primeiro, mas obviamente isso chateou pessoas que veem Solo como um matador de sangue frio. Na verdade ele não é. No original tudo foi filmado com close-ups, então ficava confuso entender quem atirava primeiro. Eu coloquei ali um plano mais aberto que deixa claro que Greedo atira primeiro.”

O mais engraçado é que fãs do mundo inteiro há decadas ficam discutindo quem atirou primeiro.

Mas o próprio Harrison Ford, que deu vida ao personagem Han Solo, quando foi perguntado em uma entrevista se ele havia atirado primeiro, ele só respondeu: “Eu não ligo.”

6 – GEORGE LUCAS ENGANOU O ELENCO

Na icônica cena no filme “Star Wars – O Império Contra-Ataca”, onde Vader confessa ser pai de Luke, George Lucas enganou a todos do elenco na hora das gravações.

Ele havia combinado somente com o dublador do vilão, James Earl Jones, a sua trolagem.

Quando a cena foi filmada, Mark Hamill, que interpreta Luke, ouviu ele dizer “Luke, eu matei seu pai”.

Foi somente com o filme pronto e no cinema, que os atores ouviram a frase correta: “Luke, eu sou seu pai”!

Imagina a surpresa de todos?

Tudo isso foi feito claro, para evitar vazar spoilers do plot twist mais sensacional do cinema.

Darth Vader na icônica cena: "Eu sou seu pai"

7 – GEORGE LUCAS RECUSOU RECEBER UM SALÁRIO PARA CONSEGUIR TERMINAR “UMA NOVA ESPERANÇA”

George Lucas (diretor e roteirista) e Mark Hamill (Luke Skywalker)

Quando “Star Wars – Uma Nova Esperança” estreou em 1977, ninguém acreditava em seu sucesso.

George Lucas foi tão desacreditado e passou tanta raiva para realizar seu sonho, que até teve que ser internado de tanto estresse no meio das gravações.

Ele disse que precisava de 11 milhões de dólares para terminar seu longa, mas o estúdio só queria pagar 8 milhões. Como seu salário era de 3 milhões, ele fez um acordo: Que ele não recebesse o salário: os 3 milhões iria ser investido para terminar o filme, e que ele só receberia porcentagens da bilheteria e das vendas de brinquedos de Star Wars.

Muita gente riu da cara de Lucas, pois isso era raro na época. Essa mania de ganhar dinheiro com brinquedos, camisetas e outros produtos com filmes só veio depois de Star Wars (pra você ver como Lucas estava a frente do seu tempo).

E ele não poderia ter feito uma escolha melhor: O filme custou 11 milhões e arrecadou quase 780 milhões de dólares e os produtos de Star Wars são os mais vendidos até os dias de hoje!

Resumindo: George Lucas deixou de receber 3 MILHÕES e já arrecadou mais de 3 BILHÕES de vendas com produtos e bilheterias!

Claro que o estúdio mudou bastante com ele depois disso.

Para produzir o próximo filme da franquia, George Lucas ouviu a pergunta: “O quanto você quer para fazer uma continuação?”

Bem diferente, não?

Star Wars é uma franquia amada pelo mundo todo.

Teve seus altos e baixos, mas não podemos negar que marcou e ainda marcará várias gerações.

E você? Também ama Star Wars?

🍿 Luana Sabaini