❓ 8 Curiosidades surpreendentes sobre o Planeta Terra

Hoje vamos falar sobre o nosso Planeta, a Terra. Nesse artigo você vai ver o ponto mais quente e mais frio, vai descobrir que a gravidade não é igual em todo o planeta, como também que no passado o mar era mais alto.

Vão ser 8 curiosidades surpreendentes e interessante sobre o nosso planeta. Então chega de enrolação e vamos aos fatos a seguir.

1 - Ela não é totalmente redonda

O nosso planeta nunca foi perfeitamente redondo, sendo que em seu equador ela tem uma leve protuberância de 0,3 % como resultado do movimento de rotação. Para ter uma noção o diâmetro do planeta no polo Sul é de 12.714 quilômetros, enquanto aonde fica o equador é de 12.756 quilômetros, sendo que entre os dois a diferença é de 42,78 quilômetros.

A diferença é tão pequena que não dá para ser vista em imagens retiradas a partir do espaço, de forma de que quando olhamos a imagem da terra ela parece ser redonda ao olho humano.

2 - A gravidade do planeta não é uniforme

Se o nosso planeta fosse uma esfera perfeita, o seu campo gravitacional seria igual em todos os lugares. Entretanto como a superfície do planeta é toda acidentada, além do fluxo água, as movimentações das placas tectônicas e à deriva do gelo, são variações que são conhecidas como animálias gravitacionais, como por exemplo na cordilheira do Himalaia causa uma anomalia gravitacional positiva, ou seja, a gravidade é mais forte no lugar, do que se o planeta fosse totalmente liso, enquanto as trincheiras oceânicas tem anomalias gravitacionais negativas.

3 - O nível do mar era diferente no passado

O avanço mais recente de gelo no planeta ocorreu a cerca de 70.000 anos e terminou a cerca de 11.000 anos atrás, e que atingiu a sua extensão máxima há 18.000 anos. Sendo que nesse período as geleiras e as camadas de gelo, fez com que vários rios fossem bloqueados ou desviados pelo gelo na América do Norte, fez que tanta água ficasse aprisionada como gelo que o nível do mar caiu cerca de 120 metros, expondo vários locais que hoje são cobertos pelo mar.

Além disso no passado o nível do mar foi cerca de 70 metros mais alto no passado, chegando a 70 metros de diferença cobrindo vários locais que hoje é terra firme. E durante o último período interglacial, o mar chegou a ser entre 5 a 7 metros mais altos do que hoje.

4 - O ponto mais frio do planeta

O ponto mais frio da Terra se localiza na Antártida, sendo que as temperaturas do continente podem cair para abaixo de 73 graus celsius negativos. A temperatura mais baixa registrada no continente veio da Estação Vostok da Rússia, aonde os registros mostram que o ar mergulhou para incríveis 89,2 graus celsius negativos, no dia 21 de julho de 1983, segundo a Organização Meteorológica Mundial.

5 - O ponto mais quente do planeta

O ponto mais quente do nosso planeta se localiza na Líbia na cidade de El Azizia, aonde no local os registros de temperatura das estações meteorológicas, acabou por revelar que o local atingiu cerca de 57,8 graus celsius no dia 13 de setembro de 1922. Mas segundo o Observatório da Terra da NASA, houve locais mais quentes além da rede de estações meteorológicas.

6 - Um dia o Sol vai engolir a Terra

As estrelas espalhadas no espaço também envelhecem com o tempo e eventualmente morrem. À medida que o sol consome o seu suprimento de hidrogênio, ele entrará em colapso sob a gravidade, aumentando o seu tamanho em uma gigante vermelha sendo que é 100 vez maior e cerca de 2.000 vezes mais luminosa, fazendo que a terra fosse vaporizada. Estima-se que isso vai ocorrer daqui 5 bilhões de anos, sendo que umas das opções é deixar o planeta antes que isso ocorra, mas nesse caso isso exigiria uma tecnologia inimaginável e ainda precisaria de um destino que fosse habitável. Uma outra possibilidade é que nos próximos bilhões de anos uma outra estrela pudesse perturbar a órbita do planeta, fazendo que a Terra fosse chutada para longe do sol. Entretanto os cientistas dizem que essa possibilidade de isso ocorrer é de uma em 100.000, mas infelizmente os nossos descendentes acabariam congelados até a morte longe do sol.

7 - Além da Lua existem outros companheiros do planeta

A Lua não é o único corpo celeste que orbita o planeta, existem dois corpos que orbitam o nosso planeta, que muitas das vezes são referidos como luas embora de não sejam dignos do título. O primeiro corpo foi descoberto no ano de 1986, chamado de 3753 Cruithne que é um asteroide que orbita o sol, e que leva o mesmo tempo da terra para dar uma volta na estrela, e ele aparenta que está seguindo o nosso planeta, a sua orbita vista em relação a Terra parece um feijão.

E o segundo corpo é o Asteroide 2002 AA29, que também orbita o sol em um ano, mas seguindo um caminho mais bizarro em forma de ferradura quando se aproxima da Terra (cerca de 5,9 milhões de quilômetros) a cada 95 anos. Devido à proximidade desse asteroide os cientistas sugerem coletar amostras do 2002 AA29, para trazer para a Terra para serem estudados.

8 - O nosso polo magnético rasteja

O nosso planeta possui um campo magnético devido ao metal quente e líquido que estão espalhados em torno de seu núcleo sólido. Sendo que é esse fluxo líquido que cria correntes elétricas que acabam por gerar o campo magnético no planeta.

E desde o século 19, o polo norte magnético do planeta tem se arrastado para o norte por mais de 1.100 quilômetros, de acordo com os cientistas da NASA.

Atualmente a taxa de movimento aumentou, com o polo magnético migrando para o norte a cerca de 40 milhas por ano, comparado aos 16 quilômetros que eram estimados no século 20.

Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu aqui hoje, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria, como também das outras categorias.

❓ Curiosidades - Antonio Filho