🍿 15 curiosidades do filme "STAR WARS VII – O DESPERTAR DA FORÇA" que você não sabia!

“Star Wars VII – O Despertar da Força” (2015), foi o começo de uma nova trilogia para a saga Star Wars, depois da trilogia clássica nos anos 70 e 80 e da trilogia prequel, dos anos 90 e 2000.

Foi o primeiro filme lançado, depois que George Lucas vendeu os diretos de Star Wars para a Disney, pelo preço de 4 bilhões de dólares.

O filme foi uma grande espera para os fãs, que não tinham um filme novo de Star wars desde 2005, com “Star Wars III – A Vingança dos Sith”.

“Star Wars III – A Vingança dos Sith” (2005)

E por isso, o filme arrecadou muito nas bilheterias. Com um orçamento salgado de 200 milhões, arrecadou mais de 2 bilhões de dólares, trazendo muita alegria para os fãs e novos personagens para a saga.

Vamos conhecer 15 curiosidades desse filme incrível:

1 – A VOLTA DOS EFEITOS PRÁTICOS

Quando George Lucas filmou a primeira trilogia, nos anos 70 e 80, os cenários eram locações reais e efeitos práticos, já que a computação gráfica, como conhecemos hoje, estava muito longe de chegar aos cinemas.

Na trilogia prequel, nos anos 90 e 2000, Lucas usou muito o fundo verde e efeitos de computador, o que fez esses filmes ficarem mais datados do que os originais.

O diretor J.J.Abrams decidiu, então, voltar às raízes, utilizando muito cenário real e feitos práticos.

2 – REGIME RIGOROSO

Em 2013, tanto Carrie Fisher (Leia) quanto Mark Hamill (Luke), começaram um regime rigoroso, exercícios e treinamentos de dublê, para voltarem ao mundo de Star Wars.

Carrie disse em uma entrevista que foi muito difícil, mas conseguiu emagrecer 15 quilos para voltar a representar Leia.

Carrie Fisher

3 – HARRISON FORD SE MACHUCOU DE VERDADE

Harrison Ford

Harrison Ford, nosso querido Han Solo, quebrou o tornozelo na porta do Millennium Falcon. O diretor J.J. Abrams revelou ter distendido a coluna ao tentar tirar Ford debaixo da porta.

4 – A MESMA IDADE DO MESTRE

Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker, tinha 63 anos durante as filmagens de “Star Wars VII – O Despertar da Força”.

Essa é a mesma idade que Alec Guinness tinha quando fez o papel do velho Obi-Wan kenobi, no primeiro filme a ser lançado da franquia “Star Wars IV – Uma Nova Esperança”, interpretando a pessoa que guiou Luke ao seu destino.

Alec Guinness

5 – MARK HAMILL NÃO TEVE DÚVIDAS

Mark Hamill e George Lucas

Durante um almoço com George Lucas, Mark Hamill disse que o diretor lhe informou calmamente que uma nova trilogia Star Wars seria feita pela Disney, e caso Hamill não quisesse se envolver, Luke Skywalker não apareceria no roteiro.

No entanto, o ator imediatamente concordou em reprisar o papel mais memorável de sua carreira.

6 – O ROTEIRO DE GEORGE LUCAS FOI REJEITADO

Michael Arndt escreveu o roteiro do filme baseando-se no rascunho de George Lucas para a abandonada trilogia sequel da saga original.

Neste primeiro roteiro, a história seria sobre a construção da Nova República após a queda do Império. Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo apareceriam, e os filhos deles seriam os personagens principais da história.

Entretanto, o roteiro de Arndt foi rejeitado e um novo script foi escrito por J.J. Abrams e Lawrence Kasdan.

7 – EMOÇÃO NO SET DE FILMAGEM

Segundo a presidente da Lucas Film, Kathleen Kennedy, quando Harrison Ford e Chewbacca puseram os pés no set da lendária nave espacial Millennium Falcon, cada pessoa no set estava deslumbrada.

Kennedy alega que cerca das 200 pessoas no local estavam completamente quietas, devido à emoção de ver esses dois personagens vontando para a histórica nave espacial.

8 – “MEU TIO É UM GRANDE FÔ

Oscar Isaac

Depois de ser escalado, Oscar Isaac, que faz o papel de Poe Dameron, revelou ao diretor J.J. Abrams que seu tio é um grande fã de Star Wars.

O resultado disso? O tio de Isaac foi levado aos sets de filmagens e ainda, fez uma ponta no longa.

Que honra!

9 – A CONSTRUÇÃO DO BB8

BB-8

O queridinho droid BB8, foi inspirado em um dos primeiros conceitos de Ralph McQuarrie para o clássico droid da saga, R2-D2.

Ao invés de uma pequena unidade R2 acoplada a uma grande bola, a ideia original era de um corpo R2-D2 sem pernas descansando em uma esfera menor.

Claro que toda invenção precisou ser descartada para R2-D2, pois isso era praticamente impossível de se fazer nos anos 70.

R2-D2 em "Star Wars IV - Uma Nova Esperança" (1977)

10 – SEGREDO ATÉ PARA OS ATORES

Devido o medo de algumas informações vazarem para o público, membros do elenco descobriram ter conseguido os respectivos papéis quase nos momentos das gravações. Domhnall Gleeson, que interpretou o General Hux, recebeu a confirmação um dia após ter feito o teste.

E o ator Oscar Isaac (Poe Dameron), descobriu algumas horas antes da leitura de mesa (onde os atores sentam numa mesa redonda e começam a ler o texto um para o outro, antes do ensaio geral).

11 – NÃO AVISOU LOGO AOS PAIS

John Boyega

John Boyega estava tão nervoso e assustado com a possibilidade de não conseguir o papel, que não contou a seus pais até uma foto sua ser publicada na página oficial do twitter de Star Wars.

12 – STAR WARS PARA AS NOVAS GERAÇÕES

O criador da série, George Lucas, afirmou que a transição da Lucas Film para a Disney foi uma maneira de "passar Star Wars para uma nova geração de cineastas."

13 – STAR WARS E STAR TREK

J.J. Abrams foi o primeiro cineasta a dirigir um filme “Star Trek” e “Star Wars”, duas franquias que contam histórias espaciais e que possuem uma “briguinha interna” entre alguns fãs.

14 – ATORES DA TRILOGIA ORIGINAL

Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher

Mark Hamill (Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Leia), Anthony Daniels (C-3PO), Kenny Baker (R2-D2), Peter Mayhew (Chewbacca), Tim Rose (Ackbar) e Mike Quinn (Nien Nunb) são os únicos atores da trilogia original a reprisarem seus papéis em “O Despertar da Força”.

Entretanto, Daniels, Baker e Mayhew também estiveram na trilogia prequel (Episódios I, II e III).

15 – O ÚLTIMO DESEJO DE UM FÃ

Mark Hamill e John Boyega pressionaram, com sucesso, o diretor J.J. Abrams para permitir que um grande fã de Star Wars, Daniel Fleetwood, pudesse ver o filme antes de seu lançamento.

Fleetwood foi diagnosticado com câncer terminal, e não era esperado viver até a data de estreia do filme.

Após o consentimento da Disney, a versão completa de “O Despertar da Força” foi reproduzida para Fleetwood em uma exibição especial em sua casa. Daniel faleceu em 10 de novembro de 2015, um mês antes do filme estrear nos cinemas do mundo inteiro.

Daniel Fleetwood

“Star Wars VII – O Despertar da Força” foi um começo de uma nova trilogia para a saga, o que fez muitos fãs ficarem ansiosos.

Claro que nem tudo são flores. Muitos filmes ruins depois, os fãs se questionaram se foi certo George Lucas ter vendido Star Wars para a Disney.

Por mais que nós fãs tenhamos nos decepcionado com outros filmes, uma coisa não podemos negar: assistir Star Wars novamente com o elenco original no cinema, foi uma emoção muito forte e inesquecível.

🍿 Luana Sabaini