🍿 10 curiosidades da série "SWEET TOOTH" que você não sabia!

A série “Sweet Tooth” é uma daquelas obras que chegam e já nos conquistam de primeira. Logo que estreou na Netflix em 2021, milhares de adultos e crianças se apaixonaram pela história incrível com seus personagens cativantes.

A história se passa em um mundo pós-apocalíptico, no qual a humanidade está sofrendo com um vírus, que ficou conhecido como Flagelo. Ao mesmo tempo, sem nenhuma explicação, começou a nascer crianças híbridas de humanos e animais.

Alguns anos depois, o vírus ainda existe e já matou milhares de pessoas. Assim, um grupo de humanos acredita que os híbridos que são os responsáveis e passam a caçar cada um. Em busca de sua mãe, o menino-cervo Gus parte em busca de uma aventura cheia de perigos e surpresas.

Vamos conhecer 10 curiosidades desse sucesso de crítica e público:

1 – A SÉRIE É BASEADA NUMA HQ

A série é uma adaptação da HQ Sweet Tooth, escrita por Jeff Lemire e publicada pela DC Comics em 2009.

2 – AS GRAVAÇÕES NA NOVA ZELÂNDIA

O primeiro episódio de Sweet Tooth foi filmado na Nova Zelândia. O motivo foi a retirada do programa da lista de direitos do Hulu, uma plataforma de streaming dos EUA, que tinha encomendado o piloto da série, mas que acabou passando os diretos para a Netflix, que gostou da história e acabou ficando com o seriado completo.

Com as gravações acontecendo na Nova Zelândia, o país se tornou o lugar favorito de Christian Convery, protagonista Gus de “Sweet Tooth”. O ator mirim adorou se alimentar de macarrão com torrada, um dos aperitivos famosos por lá, feitos com spaghetti.

3 – SE PREPARANDO PARA O PAPEL

Para se preparar para o papel, o ator Chistian Convery (Gus) realizou treinos de parkour, e disse em entrevistas que virou fã da modalidade.

4 – A DIFÍCIL ESCOLHA DOS FIGURINOS

A camisa xadrez de Gus é inspirada no visual do personagem nas histórias em quadrinhos, e a figurinista Amanda Neale levou sete semanas para encontrar a peça que mais se assemelhasse às HQs, chegando a criar 46 conceitos de figurino para o General Abbot (Neil Sandilands) até conseguir a versão final, que fosse a mais fiel possível.

Para as roupas do Exército Animal, a profissional e sua equipe usaram fibras e texturas naturais para evitar produtos de origem animal e derivados de petróleo.

5 – BOBBY É NA VERDADE UM ROBÔ

O personagem Bobby, muito queridinho dos fãs, na verdade é um boneco robótico, que precisou ser controlado por vários manipuladores de bonecos. Esse método de controlar bonecos robôs através de várias pessoas, já é antigo em Hollywood. Foi assim que faziam com o Chucky nos filmes do “Brinquedo Assassino” na década de 80 e com os rostos dos personagens de “A Família Dinossauros” na década de 90, por exemplo.

Bastidores de "Brinquedo Assassino" (1988)

O nome de Bobby é uma homenagem a Bob Schreck, editor da HQ original de Jeff Lemire, autor e criador de Sweet Tooth.

O animal que Bobby representa é uma marmota, uma espécie de roedor com aparência semelhante a um esquilo. O personagem tem essa característica porque Bob Schreck faz aniversário no mesmo dia que o filho de Jeff Lemire, que é dois de fevereiro, data em que se comemora o “Dia da Marmota”.

Sim ,nos EUA eles comemoram um dia para a marmota, e isso pode ser visto no clássico filme “Feitiço do Tempo”, com o ator Bill Murray, que em inglês, o filme se chama na verdade “O Dia da Marmota”.

"Feitiço do Tempo" (1993)

6 – OS BEBÊS HÍBRIDOS SÃO, NA VERDADE, BONECOS

Para criarem os bebês híbridos com tamanha perfeição, a equipe de produção artística da série se inspirou nos trabalhos de Jim Henson, que faleceu em 1990, e foi o criador de Muppets.

Dessa forma, queria que os elementos da série parecessem reais e feitos à mão.

Assim, os bebês híbridos que aparecessem no primeiro episódio, são bonecos de verdade.

Além disso, o personagem Bobby é um boneco robótico que foi controlado por vários marionetistas e um sistema de cordas.

7 – AS ORELHAS DO GUS

As orelhas de cervo inseridas em Gus são funcionais, e ao contrário do que todo mundo pensa, que as orelhas são um efeito de computação gráfica, na verdade os movimentos delas são controlados por Grant Lehmann, por meio de um transmissor portátil. Christian Convery e o profissional de manipulação de bonecos ensaiaram juntos para coordenar os movimentos das orelhas.

Grant Lehmann precisava estar tão sincronizado com as expressões faciais do garotinho durante as filmagens, que não podia assistir pelo monitor, por causa do atraso de 300 milissegundos na transmissão. Por isso, o técnico tinha que seguir o ator por todo o set para movimentar as orelhas a tempo.

O trabalho foi tão bem executado, que a audição de Gus funciona quase como a de um animal de verdade.

As orelhas do protagonista são mais aguçadas e são as primeiras partes do corpo dele a responder a qualquer estímulo externo, antes mesmo dos olhos.

8 – HOMENAGEANDO A SÉRIE

A mulher de Jeff Lemire, criador da série, ficou grávida enquanto ele estava desenvolvendo a HQ, que deu origem à série.

Assim, quando o bebê nasceu, ganhou o nome de Gus.

9 – FÃS DE STEVEN SPIELBERG

Dave Garbett, diretor de fotografia, e Jim Mickie, cineasta responsável por comandar a série, se inspiraram nos filmes do grande diretor Steven Spielberg.

As produções que basearam diversos momentos em “Sweet Tooth” foram “E.T. - O Extraterrestre” (1982), “Jurassic Park”: O Parque dos Dinossauros” (1993) e “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989).

Harrison Ford e Sean Connery em "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989)

O clássico terceiro filme de Indiana Jones teve grande influência no sexto episódio do seriado da Netflix, em uma icônica cena no trem.

10 – COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO NO SET

O ator Christian Convery (Gus) perdeu três dentes de leite durante as gravações.

Além disso, ganhou uma surpresa no seu aniversário: o ator Neil Sandilands, que interpreta o General Abbot, tocou ukulele e cantou parabéns pra você.

A série “Sweet Tooth” é uma obra cativante, que foi feita com muito carinho e utilizou vários efeitos práticos, o que ajuda a envelhecer bem aos olhos do público, conquistando crianças e adultos do mundo inteiro.

🍿 Luana Sabaini