🍿 10 curiosidades da série "BREAKING BAD" que você não sabia!

"Breaking Bad" é uma das séries mais amadas e premiadas da história!

Conquistou fãs por todo o mundo (inclusive eu) e ganhou 16 Emmys e dois Globos de Ouro durante as 5 temporadas.

Mas não foi assim desde o começo: Nas primeiras temporadas ela não era um grande sucesso e quase foi cancelada. Mas quando estreou na Netflix, foi ganhando fãs e assim, foi sendo renovada até seu final.

Nas duas últimas temporadas, a audiência quadruplicou - e a produção ainda entrou no livro Guinness World Records como a mais aclamada da história.

A série conta a história de Walter White, um professor de uma escola pública, que trabalha em dois empregos (e não é o Julius), sua mulher está grávida de um segundo filho não planejado, possui um filho doente e descobre que está com um câncer de pulmão inoperável – e isso tudo é só o primeiro episódio!

Com isso, Walter decide fabricar metanfetamina, uma droga super forte e que somente possui produtos químicos. Como ele é professor de química, ele sabe como fabricar.

Sua ideia inicial era deixar um dinheiro para sua mulher quando ele partisse, mas acontece uma coisa que ele não previu: Seu câncer começa a curar com os tratamentos e, ao invés de parar com o mundo do crime, ele decide continuar pois viu que aquilo dava dinheiro e poder, coisas que sempre quis e nunca teve.

Nessa jornada ele tem a ajuda de um ex-aluno chamado Jesse Pinkman, um garoto viciado em drogas, mas depois de ser chantageado por Walter, decide entrar nessa enroscada.

Walter ainda precisa esconder tudo de seu cunhado, que também é seu melhor amigo, chamado Hank. E qual a profissão de Hank? Policial anti-drogas!

A série é cheia de humor, drama, mortes, perdas e ensinamentos. Percebemos que quanto mais o Walter ganha dinheiro, mais ele perde o respeito e amor de sua família, que era o motivo de seu ponto de partida.

"Breaking Bad" é uma obra prima, e quase poderia ter sido completamente diferente!

Descubra 10 curiosidades (com muitos SPOILERS) dessa série fascinante:

1 – VINCE GILLIGAN ESTAVA NA PIOR

Vince Gilligan, criador da série

Vince Gilligan, criador da série e ex-roteirista de "Arquivo X", estava desempregado quando surgiu a ideia de fazer "Breaking Bad" - e foi sem querer. Enquanto conversava com um amigo, disse que para sair da situação precisaria fazer metanfetamina em uma van. Muito familiar, não?

Então, Gilligan decidiu fazer com que o protagonista começasse a série como um professor humilde, inspirado em Mr. Chips, personagem de Adeus, Mr. Chips (1939).

No final, o público veria o personagem se transformar no anti-herói.

2 - A GREVE DOS ROTEIRISTAS AJUDOU "BREAKING BAD"

Hollywood sofreu um grande baque entre 2007 e 2008 por conta da greve dos roteiristas. Por conta disso, a primeira temporada "Breaking Bad" teve sete episódios, mas originalmente seriam nove. Pelo corte do tempo, personagens importantíssimos, como Jesse e Hank, deixaram de ser mortos.

Gilligan disse em entrevistas que iria matar Jesse para causar arrependimento no Walter, já que foi ele que chamou o ex-aluno para fabricar drogas.

Mas a interação de Walter (Bryan Cranston) e Jesse (Aaron Paul) era tão forte, que como ele precisou ficar um tempo parado devido à greve dos roteiristas, Gilligan acabou mudando de ideia.

Quando Aaron Paul ganhou um Globo de Ouro por seu papel como Jesse, em seu discurso ele desabafou: "Obrigado Gilligan por não me matar!"

3 – A SÉRIE PEDIU AJUDA PARA THE WALKING DEAD

Quem não se lembra da inônica morte de Gus Fring? Ele saindo do quarto do asilo onde estava Salamanca com aquela maquiagem sensacional? Esse foi um desafio para a equipe de maquiagem de "Breaking Bad", que não estava acostumada com produções tão avançadas.

A solução foi recorrer ao time que faz as próteses de "The Walking Dead",para ajudar a desenvolver a maquiagem do Gus depois da explosão. Entre maquiagens, filmagens, refilmagens e efeitos especiais, aquela única cena levou meses para ser desenvolvida!

4 – DESPEDIDAS DIFÍCEIS

No episódio em que Jane é morta por White no final da segunda temporada, Jesse precisa acordar e dar de cara com a namorada falecida. Essa cena foi muito dolorosa tanto para Paul quanto para Cranston, que disse ter chorado por 15 minutos depois de gravá-la.

Outra despedida que arrasou todo mundo foi a morte de Mike. No dia em que foram filmadas as cenas envolvendo o fim da trajetória do personagem de Jonathan Banks, todo o elenco no set usou braçadeiras negras como se estivesse de luto.

Ninguém queria dizer adeus para um dos nomes mais queridos da série! O ator contou inclusive que todo mundo chorou na ocasião.

5 – OS ATORES APRENDERAM A FAZER METANFETAMINA

A chave para uma história bem contada costuma ser a verossimilhança. Como então contar um arco em torno de um cartel de drogas comandado por um químico extremamente capaz na hora de cozinhar metanfetamina sem que os atores soubessem fazê-lo? É aí que entra a Divisão de Entorpecentes dos Estados Unidos, o DEA (Drug Enforcement Administration).

A polícia anti-drogas dos EUA realmente ensinou Bryan e Aaron a cozinharem metanfetamina!

Além disso, eles tiveram a ajuda de uma professora de Química da Universidade de Oklahoma, a Dra. Donna Nelson, para que não falassem besteira.

6 – A FAMOSA CENA DA PIZZA NO TELHADO FOI SEM QUERER

Você se lembra do episódio em que Walter tenta reconquistar a simpatia de Skyler, mas no fim tudo termina mal e ele se irrita e acaba arremessando a pizza no telhado?

A ideia era arremessar com raiva, apenas.

Podia ser no portão, no chão, onde fosse. Mas, não se sabe como até hoje, Bryan fez a caixa ir para o chão e a pizza voar direto para o telhado da garagem!

Sim: Essa cena não estava no roteiro e foi feita em apenas um take!!!

A casa de Walter White da série realmente existe e foi alugada durante 5 anos para a gravação da série. Por isso, sempre que um fã passa pela casa, taca uma pizza no telhado!

Vince Gilligan, criador da série, já gravou uma entrevista pedindo para que os fãs parassem de fazer isso, pois incomoda muito os moradores reais da casa.

7 – A SÉRIE TER 62 EPISÓDIOS NÃO É COINCIDÊNCIA

Embora os criadores da série tenham revelado que 2 episódios foram cortados no final da 1ª temporada, o total de episódios que contam a história de Walter White e Jesse Pinkman é de 62, distribuídos em 5 temporadas.

Como nada em "Breaking Bad" é de graça, há uma explicação para isso: na tabela periódica, 62 é o número do Samário, uma substância utilizada para tratar o câncer, inclusive o de pulmão, que sofria White.

"Breaking Bad" não é somente uma série, mas uma obra de arte.

Tudo foi feito com muito trabalho, carinho e amor por toda sua equipe e merece ser o grande sucesso que se tornou.

E você? Também ama "Breaking Bad"?

🍿 Luana Sabaini