🍿 7 curiosidades da série "BETTER CALL SAUL" que você não sabia!

Em 2008, um cara que na época estava falido chamado Vince Gilligan, nos apresentou uma série que se tornaria a favorita de milhões de pessoas (inclusive eu): Breaking Bad.

Ela não foi um sucesso logo de cara: quase foi cancelada nas primeiras temporadas, quase teve personagens icônicos mortos na primeira temporada, como Jesse Pinkman, mas ao estrear na Netflix, a série pegou o público em cheio! Se tornou um fenômeno e com seu final mais do que perfeito em 2013, nos deixou saudades.

"Breaking Bad" (2008 - 2013)

Como se recuperar sabendo que não teríamos mais episódios novos com aqueles personagens que aprendemos a amar?

Apenas dois anos depois, em 2015, Gilligan veio com mais um presentaço para os fãs: Better Call Saul, que nos contava a história de Saul Goodman, o “advogado criminoso” de Breaking Bad (como é chamado pelo Jesse) e suas aventuras antes de conhecer Walter White!

E foi amor à primeira vista!

Logo no primeiro episódio vimos a volta de Mike e Tuco. E logo estaríamos conhecendo novos personagens que nos consquistaria de imediato, como Kim e o irmão de Saul, Chuck.

Tuco Salamanca e Mike Ehrmantraut

Vimos que, diferente do Walter em Breaking Bad, Saul (Jimmy como era conhecido), não era um cara legal e foi se tornando um anti-herói, mas sim, que ele sempre foi um manipulador e só foi piorando com o tempo e acabando com a vida de todos que o cercavam.

Mas então, como podemos gostar e torcer pelo personagem principal? Simples: Devido ao carisma ímpar de Bob Odenkirk e o roteiro sensacional de toda a série.

Vamos conhecer 7 curiosidades dessa obra de arte:

1 – BOB ODENKIRK JÁ GANHOU PRÊMIOS COMO ROTEIRISTA

Bob Odenkirk, o advogado Saul (Jimmy McGill no começo da trama), protagonista da série, já ganhou dois prêmios Emmy (principal prêmio de TV dos EUA) como roteirista. Um dos prêmios foi dado em 1989 pelo trabalho no humorístico “Saturday Night Live” de 1975 (estranho, mas é isso mesmo) e o outro pelo programa “The Ben Stiller Show”, em 1992. Além disso, o ator foi indicado ao prêmio de Melhor Roteiro outras vezes na premiação.

Outra curiosidade do ator é que ele já trabalhou como DJ na rádio de sua universidade, a WIDB, no Illinoiis, seu estado natal, bem antes de se tornar ator.

2 – A ORIGEM DO NOME DE SAUL GOODMAN

Vince Gilligan, criador de Breaking Bad e Better Call Saul, queria chamar o personagem de Saul Good em uma analogia ao ditado em inglês "It's all good" e com o intuito de soar um nome bastante memorável para os clientes do advogado duvidoso. Quando um outro roteirista sugeriu que o sobrenome fosse "Goodman", não teve outra: a equipe adorou a sonoridade da alcunha e do fato de o primeiro nome rimar com "Call".

Antes de usar o pseudônimo no ramo do Direito, Jimmy usou como um nome artístico para a produção de comerciais televisivos, como visto em alguns episódios.

3 – REFERÊNCIAS DE STANLEY KUBRICK

Stanley Kubrick

Rodado com câmeras digitais de resolução 4K, Better Call Saul toma como referência o estilo fotográfico de um dos mestres do cinema, Stanley Kubrick.

Da regra estipulada pelo diretor de “O Iluminado” (1980), em fazer da primeira imagem do filme a mais intrigante para o público até enquadrar o que estiver em cena seguindo a perspectiva de um ponto central.

4 – AS CORES DOS FIGURINOS

Desde Breaking Bad, qualquer mínimo detalhe em cena não é gratuito. Better Call Saul muito se apoia na psicologia das cores a fim de representar específicas sensações para o público.

Peter Gould, o cocriador do programa, já afirmou que cores quentes como o vermelho são comumente associadas aos criminosos da história, em contraste com os tons mais frios, dedicados às figuras consideradas inocentes.

Reparem, por exemplo, nas tonalidades de cores das vestes de Tuco Salamanca em comparação com as de Kim Wexler, enquanto as camisas e gravatas de Jimmy estão mais propensas a cores chamativas, que, dependendo da situação, não deixam de ser quentes.

Kim Wexler

5 – CHUCK É MESMO UM VILÃO?

Chuck McGill

Interpretado brilhantemente por Michael McKean, Chuck foi um irmão muito sem paciência para Jimmy. Nunca escondeu que jamais acreditou no potencial de Jimmy (muito que por justa causa), ao guardar e resgatar ressentimentos do passado ao menor sinal de atrito entre os dois.

Porém, demorou para cair a ficha de Gilligan de que ele tinha um enorme antagonista em mãos.

"Acredite ou não, a ideia de Chuck ser o 'cara mau' foi uma adição tardia à 1ª temporada", explicou o cocriador, ainda em 2015. "Isso aponta para um dos motivos pelos quais eu mais amo escrever para a TV. Há episódios e tempo de execução suficientes (se você tiver sorte) para os escritores mudarem a direção de um tema no meio do caminho".

O personagem de Chuck é tão complexo, que é interessante fazer um exercício: e se você tivesse vendo a série pelos olhos do Chuck? Você realmente estaria torcendo pelo irmão caçula trapaceiro, que na maioria das vezes, só consegue as coisas por ser carismático e sem escrúpulos? Ou torceria pelo irmão mais velho que, mesmo sendo mais carrancudo, sempre conquistou as coisas com muito esforço?

Vale a pena pensar por este ângulo.

6 – PERSONAGENS CONHECIDOS DO PÚBLICO

Podemos nos reencontrar com muitos personagens que passaram por Breaking Bad. Antagonistas como Tuco, Mike Ehrmantraut, Hector Salamanca, Gus Fring, os gêmeos, e até Huell nos presentearam com suas presenças.

Gus Fring

Até mesmo a secretária de Saul, Francesca, foi introduzida em Better Call Saul como uma funcionária prestativa ao trabalhar no escritório conjunto de Jimmy e Kim, e mais tarde chamada para trabalhar somente com Jimmy.

7 – BETTER CALL SAUL SERIA UMA COMÉDIA?

Vista praticamente como um alívio cômico dentro da trama de Breaking Bad, a maravilhosa interpretação de Bob Odenkirk garantiu a produção da série derivada que, antes mesmo de Breaking Bad acabar, já era de muito interesse para a Sony e a AMC.

Entretanto, Vince Gilligan não tinha ideia de como seria a série e até cogitou em fazer uma história que se passasse depois de Breaking Bad.

O produtor também pensou em torná-la um programa de comédia com humoristas fazendo participações especiais a cada semana, entregando nas mãos de Saul um problema ao qual seria divertido assistir.

Apesar da ideia ser interessante, vimos que ela foi totalmente descartada e que ficou bem melhor executada sendo uma série dramática.

Better Call Saul é uma série incrível e que representa bem ser um prequel de Breaking Bad, outra obra prima.

E você? Também ama a série?

🍿 Luana Sabaini