❓ 16 curiosidades surpreendentes sobre o Império Romano

Hoje vamos falar sobre um dos maiores e mais importantes impérios da história, estamos falando do império Romano. Criado pelo rei Romulo foi se expandindo ao longo do tempo até a sua decadência e fim que foi no século IV depois de Cristo.

No artigo de hoje vamos falar sobre 16 curiosidades sobre Roma, espero que gostem dos fatos listados aqui a abaixo. Então chega de enrolação e vamos voltar ao passado com os fatos a seguir.

1 - O ano de fundação de Roma

Ela foi fundada no dia 21 de abril de 753 antes de Cristo, pelo rei Rômulo. A cidade durante os próximos séculos se tornou bastante rica e poderosa, criando um domínio em parte do mediterrâneo até a Inglaterra.

2 - O primeiro conflito

O primeiro conflito que a recém criada cidade sofreu foi com o povo sabino, na época Roma era repleto de jovens imigrantes. Sendo que os romanos necessitavam de mulheres sabinas que eram sequestradas, o que provocou um conflito entre os dois que posteriormente terminou em uma trégua.

3 - Era uma sociedade hierárquica

Em Roma a sua sociedade era altamente hierarquizada, enquanto os plebeus, os pequenos proprietários de terra e os comerciantes possuíam poucos direitos, os patrícios e os aristocratas governavam a cidade.

Até que entre os anos de 494 antes de Cristo até o ano de 287 antes de Cristo, a plebe ganhou concessões se utilizado da retirada da mão-de-obra e as vezes evacuando a cidade.

4 - Roma desde do início possui um exército organizado

As legiões criadas pelo Rei Rômulo eram compostas por 3.000 soldados de infantaria e 300 soldados de cavalaria.

5 - Havia cerca de 200 anfiteatros em todo o império

Espalhados em todo o território Romano existia ao todo cerca de 200 anfiteatros, sendo que o maior deles era o Coliseu que foi construído em 80 depois de Cristo. O coliseu demorou cerca de 8 anos para ser construído, e originalmente era chamado de Anfiteatro Flaviano, no seu auge ele comportava cerca de 85.000 espectadores.

6 - Cloaca Máxima

Assim era conhecido um dos primeiros sistemas de esgoto mais complexos da época, localizado em Roma. A origem desse sistema remonta no século VI antes de Cristo, no início esse sistema não era complexo, sendo uma vala ao ar livre que ajudava a drenar o Fórum quando havia inundações. Entretanto com o tempo o sistema foi reconstruído e aumentado até absorver o esgoto da maior parte da cidade antiga, não sendo utilizado por residências, mas em lugares como balneários, banheiros públicos e o Palácio do Imperador.

7 - A única fonte sobre o período inicial de Roma é de um único escrito de Tito Livio

Tito Livio viveu durante 59 antes de Cristo até 17 depois de Cristo, ele foi responsável por escrever sobre o início do Império, cerca de 200 anos após a conquista da Itália ser concluída. Foram de 142 livros sobre o início da história de Roma, entretanto apenas 54 livros sobreviveram como volumes completos.

8 - Subsídios de Cereais

Roma foi a primeira civilização a dar um subsídio gratuito de cerais para os cidadãos, e não precisava ser pobre para receber. Para conseguir você só precisava ser um cidadão romano, sendo que os registros relatam que até 200.000 cidadãos recebiam o subsídio.

9 - Já teve mais de 70 imperadores

Nos 500 anos que durou o período imperial, Roma teve cerca de 70 imperadores. Sendo que o governador que governou o Império por mais tempo foi o primeiro Augusto, que governou durante 44 anos entre os anos 27 antes de Cristo até 14 depois de Cristo, e que consegui manter a paz no Império por 30 anos.

10 - Júlio César nunca foi um imperador

Uma das famosas figuras da história de Roma, nunca foi um imperador, ele era um general poderoso e que governou como um ditador (título dado ao líder de emergência nos tempos de guerra). Entretanto talvez foi o primeiro romano a ter o controle único do império.

Depois de sua morte ele foi deificado se transformando em um deus, seu nome se tornaria sinônimo de imperador, sendo que posteriormente muitos que foram imperadores utilizam César em seus títulos.

11 - As virgens vestias

Elas eram consideradas como sacerdotisas, elas que asseguravam que a chama sagrada de Roma nunca se apagasse, se isso ocorrera iria ser muito ruim para a cidade, elas também presidiam muitos ritos religiosos da cidade. Um outro fato relacionado sobre as Virgens Vestias é que elas eram escolhidas antes de fazerem dez anos de idade, e elas passavam o resto da sua vida no templo.

12 - Eles adoravam uma vitória

Os romanos adoravam quando saiam vitoriosos de uma batalha, em Roma era chamado de Triunfo e que incluía um extravagante desfile e uma festa de rua que poderia durar dias. Sendo que no início os Triunfos eram apenas para os generais, anos mais tarde o triunfo ficou exclusivamente aos imperadores vitoriosos.

13 - A Janta era realizada em sofás

Nada de mesas e cadeiras. Se você fosse chamado para um jantar na Roma Antiga, seria levado a uma sala que era cheio de sofás. Eles tinham o costume de se apoiar no braço esquerdo e utilizar o direito para pôr a comida na boca.

14 - Vestimenta

Na Roma antiga somente homens que nasceram livres tinham direito a utilizar a toga, que era um sinal de cidadania romana. Enquanto as mulheres utilizavam stolas, que era a versão feminina das togas feitas de linho.

15 - A cidade da Roma Antiga é subterrânea

Se você for para Roma vai observar que as ruinas de todas as coisas antigas são muito mais baixas que o nível da rua. Isso se dá porque depois de centenas de anos, as construções se assentaram no solo.

16 - As mulheres tingiam o cabelo

Durante a Roma Antiga as mulheres utilizavam para tingir os seus cabelos gordura de cabra e cinzas de madeira de fala. Sendo que as cores mais populares que as mulheres utilizavam eram o loiro e vermelho.

Chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos os fatos que vocês leram hoje aqui, e fique à vontade para ler os outros fatos da categoria como também das outras.

❓ Curiosidades - Antonio Filho