🍿 15 curiosidades do filme "AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS" que você não sabia!

Se você foi uma criança ou adolescente nos anos 90, com certeza “As Patricinhas de Bevery Hills” de 1995, fez parte da sua vida.

Quem nunca quis um computador para te ajudar a escolher as centenas de roupas chiquerérrimas do armário?

O filme conta a história da superficial, rica e socialmente bem-sucedida Cher, que é a garota mais popular de sua escola, em Beverly Hills. Ela decide fazer boas ações e começa bancando o cupido para dois professores do colégio que, eventualmente, começam a namorar. Empolgada com o resultado, Cher resolve fazer uma transformação em uma nova estudante um pouco cafona. Mas quando a amiga se torna mais popular do que ela, a menina rica fica decepcionada, pois enxerga que está perdendo seu posto de mais popular da escola.

Com um orçamento de 20 milhões de dólares (muitos gastos nos mais de 60 figurinos só da protagonista), arrecadou 56 milhões na época, um resultado não tão empolgante.

O filme foi conquistando muitos fãs com o tempo, o lançamento em VHS e claro, as várias aparições em TV aberta.

Mas você sabia, por exemplo, que Alicia Silverstone realmente não sabia como pronunciar corretamente "haitianos" na cena da sala de aula? A diretora Amy Heckerling disse à equipe para não corrigi-la, porque gostou muito e queria que fizesse parte do filme.

Ou mais: que o enredo, personagens e temas são baseados no romance "Emma" de Jane Austen, lançado no longínquo ano de 1815?

Livro "Emma" de Jane Austen (1815)

Vamos conhecer mais 15 curiosidades desse clássico dos anos 90:

1 – VÁRIAS ATRIZES CONCORRERAM PARA OS PAPÉIS

Reese Witherspoon

Reese Witherspoon e Sarah Michelle Gellar fizeram testes para o papel da Cher. Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow também foram consideradas. A cantora Lauryn Hill quase interpretou o papel de Dionne (que no final ficou com Stacey Dash, que tinha 27 anos e um filho de seis anos quando interpretou a adolescente de 16).

Uau!!!

2 – “A GAROTA DO AEROSMITH”

Alicia Silverstone no clipe "Crazy" da Banda "Aerosmith"

A diretora Amy Heckerling queria “a garota do clipe do Aerosmith” para fazer a Cher – ela se apaixonou por Alicia Silverstone quando a viu no vídeo de "Cryin´" (quem não se apaixonou na época?).

A atriz acabou ganhando o papel depois de um almoço com Amy, ou seja, ela nem precisou fazer um teste para ser a personagem principal do longa!

3 – O FILME TERIA OUTRO NOME

“As Patricinhas de Beverlly Hills”, que no original se chama “Clueless”(“Sem Noção” em português”), originalmente iria se chamar “No Worries” (“Sem Problemas” em tradução livre) e seria um filme apenas para a TV.

4 – ALICIA SILVERSTONE LEVOU TODOS OS FIGURINOS PARA CASA

Alicia Silverstone

Cher troca de roupa 63 vezes no filme!! Alicia Silverstone, aliás, ficou com todas as peças que usou no filme. Mas confessou numa entrevista mais tarde que: “não fui muito boa em guardá-las, fui boba e acabei dando tudo com o passar do tempo”.

O orçamento, somente para o figurino, foi de 200 mil dólares!

5 – O CONJUNTINHO XADREZ

O famoso conjuntinho xadrez amarelo da Cher, é um Jean Paul Gaultier que deu muito trabalho para encontrar, mas assim que entrou em cena virou um favorito!

“Nós provavelmente tentamos umas 15 roupas diferentes. Todas com estampa xadrez, eram vestidinhos, macaquinhos, coisas diferentes. Quando colocamos o amarelo foi ‘Uau, é esse!'”, conta Mona May, diretora de figurino.

6 – AS MEIAS ICÔNICAS

As meias até o joelho do figurino, foram inspiradas no musical Cabaret. “Quando vi Liza Minnelli em cena cantando com um shortinho preto e as tais meias, pensei ‘essa é a melhor roupa que uma garota poderia usar, sempre'”, lembrou a diretora.

7 – O PRÓPRIO GUARDA ROUPA

Paul Rudd usou muitas roupas de seu próprio guarda-roupa para compor seu personagem, como a camiseta da Anistia Internacional.

8 – ASSALTO NA VIDA REAL

Um dia antes de filmar a cena da festa Bosstones, Paul Rudd foi assaltado: “O tiro passou ao lado da minha cabeça, e eles levaram minha mochila, e um roteiro do filme”, lembra.

9 – VICTORIAS´S SECRET COMO INSPIRAÇÃO

O closet computadorizado da Cher foi inspirado pela Victoria’s Secret e foi filmado na casa da piscina, separada da casa da protagonista, onde “As Patricinhas de Beverlly Hills” foi rodado. “Nós pintamos o quarto de pink com listras brancas, basicamente pensando na caixa da Victoria’s Secret”, contou uma produtora do filme.

10 – PERSONAGEM INSPIRADO EM UM PROFESSOR DE VERDADE

Mr. Hall foi inspirado em um professor de verdade da escola de ensino médio de Beverly Hills, chamado Herb Hall.

Herb fez uma ponta no filme como o diretor – e Wallace Shawn, que interpretou o professor, realmente atuava nessa profissão antes de se tornar ator!

11 – CHAPÉU POR UMA RAZÃO

Donald Faison

Donald Faison, que faz o Murray, usa um chapéu na maior parte do filme, porque em uma das festas do longa ele raspa o topo da cabeça.

Os produtores pediram que ele deixasse as laterais para poder disfarçar a careca com o acessório.

12 – PRESENTINHO FOFO

Paul Rudd

Paul Rudd comprou para todo mundo um colar com seus nomes escritos em um grão de arroz quando a filmagem acabou!

Oh, que gracinha!

13 – A ESCOLA ERA DE VERDADE

Alicia Silverstone estudou na escola de ensino médio de Beverly Hills, a mesma escola que serviu de inspiração para a do filme.

14 – FRASE INSPIRADA NA PRÓPRIA VIDA

Brittany Murphy

Quando a personagem Tai diz a frase: “Você é apenas uma virgem que não sabe dirigir” para a protagonista Cher, a triz que a interpretava, Brittany Murphy, tinha apenas 16 anos de idade e era, realmente, uma menina virgem que não sabia dirigir.

15 – O FILME AJUDOU MUITOS FÃS

Depois dos fãs verem o personagem Travis entrar em um programa de 12 semanas para reabilitação, várias pessoas que assistiram ao filme, confessaram ter procurado tratamento para vícios em drogas e álcool!

“As Patricinhas de Bevery Hills” é aquele tipo de filme que não tem idade para se apaixonar.

Você pode assistir depois de adulta e, com certeza, vai se apaixonar por seus personagens cativantes e por uma história que chama a atenção até os dias de hoje.

🍿 Luana Sabaini