🍿 10 curiosidades do filme "O SILÊNCIO DOS INOCENTES" que você não sabia!

“O Silêncio dos Inocentes” de 1991 é um marco de filmes de terror.

Ele conta a história de uma jovem e talentosa agente do FBI que é aconselhada pelo Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, a fim de conseguir capturar outro assassino.

O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 270 milhões de dólares e ganhou os principais Oscars no ano seguinte, coisa muito rara se tratando de filme de terror.

Vamos conhecer 10 curiosidades de bastidores desse clássico absoluto:

1 – BASEADO EM SERIAL KILLERS DE VERDADE

Boa parte da trama de "O Silêncio dos Inocentes" foi inspirada na relação real entre o professor de criminologia da Universidade de Washington Robert Keppel e o serial killer muito famoso nos EUA, chamado Ted Bundy.

Serial Killer Ted Bundy

Assim como Lecter faria com Clarice, Bundy ajudou Keppel a investigar os assassinatos em série de Green River em Washington. Bundy foi executado em 24 de janeiro de 1989, porém as mortes em Green River só seriam resolvidas em 2001, quando Gary Ridgway foi preso.

Em 5 de novembro de 2003, em um tribunal de Seattle, Ridgway se declarou culpado de 48 acusações de homicídio em primeiro grau.

2 – JODIE FOSTER QUASE NÃO FICOU COM O PAPEL

Jodie Foster inicialmente queria comprar os direitos do livro, mas Gene Hackman, ator conhecido pelo papel de Lex Luthor nos filmes do Superman com Christopher Reeve, foi mais rápido.

Ela então resolveu lutar pelo papel da agente do FBI, Clarice Starling. O diretor Jonathan Demme queria Michelle Pfeiffer, mas como muitos outros atores, Michelle estava “preocupada com o tom sombrio do filme”.

3 – FILME INFANTIL?

Quando o agente de Anthony Hopkins ligou para ele em Londres para lhe dizer que ele estava enviando um roteiro chamado “O Silêncio dos Inocentes” (“O Silêncio dos Cordeiros” em inglês), Hopkins imediatamente pensou que ele poderia estar sendo sugerido para um filme infantil.

4 – “MAS ELE ERA UM HOMEM BOM”

Na década de 80, Anthony Hopkins fez um filme incrível intitulado de “O Homem Elefante”, onde ele faz o papel do médico que cuida do paciente principal do filme.

Anthony Hopkins em "O Homem Elefante" (1980)

Para viver Hannibal Lecter, ele foi escolhido com base na atuação deste filme.

Sabendo disso, Hopkins questionou e disse: “Mas o Dr. Treves era um bom homem”. Ao que Jonathan Demme, diretor de “O Silêncio dos Inocentes” respondeu: “Então, o Lecter, ele é um bom homem também. Apenas está preso em uma mente insana”.

5 – ANTHONY HOPKINS ESTUDOU SERIAL KILLERS

Depois que Lecter foi transferido de Baltimore, o plano era vesti-lo com um macacão amarelo ou laranja. Anthony Hopkins convenceu Jonathan Demme e a figurinista Colleen Atwood de que o personagem pareceria mais clínico, e, portanto, mais inquietante, se estivesse vestido totalmente de branco. Hopkins, desde então, disse que a ideia veio de seu medo de dentistas.

Em preparação para seu papel, Anthony Hopkins também estudou arquivos de serial killers, visitou prisões e esteve presente durante algumas audiências judiciais sobre assassinatos em série.

Outra inspiração que Anthony Hopkins emprestou da realidade foi um amigo de Londres que nunca piscou, o que causava medo em qualquer pessoa ao seu redor.

6 – HOPKINS ZOOU FOSTER DE VERDADE

Jodie Foster afirma que durante o primeiro encontro entre Lecter e Starling, Anthony Hopkins zombou de seu sotaque sulista e improvisou na hora. A reação horrorizada de Foster foi genuína; ela se sentiu pessoalmente atacada. Mais tarde, agradeceu a Hopkins por gerar uma reação tão honesta.

Demme, diretor do longa, também não gostou do sotaque de Foster em Boston em seu filme “Acusados”, embora tenha lhe rendido um Oscar.

Depois de trabalhar com ela por duas vezes, Demme parece ter mudado de ideia.

7 – O CRÂNIO DA MARIPOSA

O icônico crânio nas costas da mariposa não é da mariposa (e nem um crânio).

O desenho, na verdade, é “In Voluptas Mors”, de Salvador Dalí, uma imagem de sete mulheres nuas posicionadas para parecer um crânio humano. O cartaz foi inspirado por um esboço de Dalí e tirado pelo fotógrafo Philippe Halsman.

8 – O FILME TEVE AJUDA DO FBI

A Unidade de Ciência Comportamental do FBI na vida real colaborou com a produção muitas vezes.

Jodie Foster também passou muito tempo com a agente do FBI Mary Ann Krause antes das gravações começaram.

Krause deu a Foster a ideia de Starling em pé ao lado do carro, chorando. Krause disse a Foster que, às vezes, o trabalho se tornava tão esmagador que aquela era uma boa maneira de obter uma liberação emocional.

O FBI justificou todo esse suporte considerando o filme e o papel de Foster uma ferramenta potencial de recrutamento para contratar mais agentes femininos.

9 – OS PRINCIPAIS OSCARS

"O Silêncio dos Inocentes" ganhou Oscars nas principais categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro.

O primeiro filme a conquistar os Oscars principais foi "Aconteceu Naquela Noite" de 1935, em que Clark Gable e Claudette Colbert levaram os melhores atores.

O próximo em 1976, com "Um Estranho no Ninho", com Jack Nicholson e Louise Fletcher faturando as estatuetas mais cobiçadas da academia.

Em 1991 Hopkins e Foster levaram suas duas estátuas para casa.

Apesar de ganhar um Oscar por sua atuação em "O Silêncio dos Inocentes", Anthony Hopkins só aparece na tela por 16 minutos.

10 – O FILME CUSTOU O CASAMENTO DE HOPKINS

Martha Stewart terminou seu relacionamento com Anthony Hopkins depois de assistir "O Silêncio dos Inocentes", porque foi incapaz de evitar associar Hopkins com o personagem de Hannibal Lecter.

Martha Stewart e Anthony Hopkins

“O Silêncio dos Inocentes” marcou a história do cinema com suas atuações únicas e uma história de arrepiar.

E você? Também é fã do filme?

🍿 Luana Sabaini