🍿 10 curiosidades sobre a vida e a carreira de MERYL STREEP!

Meryl Streep é uma das maiores atrizes do mundo!

Com recordes de indicações ao Oscar e também de muitos prêmios recebidos merecidamente, ela conquistou o mundo com diversos filmes dramáticos, mas também com comédias e até musicais!

No início da carreira, acredite se quiser, Meryl levou muito não na cara pois não a achavam muito bonita para Hollywood!

Mas ela nunca deixou de acreditar em si mesma, e um dia voltando de metrô pra casa depois de mais um não de um produtor, disse que ela se achava bonita e sabia que tinha muito talento!

Diferente desse produtor, Meryl recebeu uma carta de Bette Davis, uma das maiores divas do cinema segundo críticos e historiadores, onde dizia a Meryl que sentia que ela iria ser sua sucessora como uma das maiores atrizes americanas (que luxo)!

Betty Davis

Vamos ver mais 10 curiosidades de Meryl Streep:

1 – UM POUCO DA FAMÍLIA E INÍCIO DE CARREIRA

Meryl Louise Streep nasceu em Nova Jersey no dia 22 de junho de 1949. Seu pai, Harry Streep Jr., foi um executivo da indústria farmacêutica e a sua mãe, Mary, uma artista plástica. O seu pai era descendente de neerlandeses e sua mãe de ingleses, irlandeses e suíços.

Meryl cresceu em Bernardsville, em New Jersey e estudou na Bernards High School.

Cursou o Vassar College, graduando-se em teatro em 1971 e fez o mestrado em Artes Dramáticas na Universidade de Yale.

2 – MELHOR ALUNA DE TEATRO DA ESCOLA

Na adolescência, Streep participava de produções organizadas por sua escola. Era considerada a melhor aluna da sala (por que será?).

Foi chefe das líderes de torcida e acabou sendo escolhida a rainha do baile de formatura.

3 – PRIMEIROS FILMES E JÁ MUITOS PRÊMIOS

Iniciou sua carreira nos palcos da Broadway em espetáculos como “227 Wagons Full of Cotton”, que lhe rendeu a primeira nomeação para um Tony, o prêmio mais importante do teatro nos Estados Unidos.

Na década de 70, vivendo em Nova Iorque, Meryl atuou em diversas peças teatrais. Em 1975 fez sua estreia profissional na peça “Trelawny of The Wells”.

Em 1977 ingressou na Broadway no musical “Happy End”. Seu começo no cinema se deu com o filme “Julia” (1978). Nesse mesmo ano, atuou na minissérie “Holocausto”, que a levou a receber o Prêmio Emmy de Melhor Atriz.

"Holocausto" (1978)

4 – JÁ DORMIU NA RUA

Nem sempre a queridinha Meryl Streep levou a vida glamourosa que tem hoje.

Em entrevista para à revista “Closer” confessou que já chegou até a dormir na rua quando visitava a capital britânica durante a juventude: “Na minha primeira viagem à Inglaterra, quando tinha 20 anos, saí por Londres em busca de trabalho para pagar comida e hospedagem. Uma noite, não tive dinheiro suficiente e acabei dormindo no Green Park, sob uma árvore”.

No início de sua carreira trabalhou como garçonete em Nova Jersey.

5 – PRIMEIRO OSCAR

Seu primeiro Oscar foi por sua interpretação no filme “Kramer vs. Kramer”(1979).

“Kramer vs. Kramer”(1979)

No filme ela faz o papel de Joanna, uma mulher que abandona a família, pois não aguentava mais o marido trabalhando tanto e não dando atenção para ela. Tempos depois ela volta querendo a guarda do filho, mas o marido luta pela criança no tribunal.

Existe uma lenda que diz que Streep teria esquecido o troféu atrás de um vaso sanitário durante as festividades pós-Oscar.

6 – BRIGOU COM MADONNA

Famosa por nunca se meter em escândalos, Streep chocou o mundo ao brigar publicamente com a cantora Madonna pelo papel principal do musical “Evita” de 1996.

Madonna em "Evita" (1996)

A cantora de fato levou o papel, mas Meryl preferiu uma vingança menos agressiva: tirou de Madonna o papel principal em ‘Música do Coração’, três anos depois.

7 – MAIOR INDICADA NA HISTÓRIA DO OSCAR

Meryl Streep é a artista com o maior número de indicações na história do Oscar.

Ao todo, concorreu a 21 estatuetas como melhor atriz ou melhor atriz coadjuvante e levou para casa três troféus.

Mas a conta não para por aí: Ela também é recordista nas indicações como melhor atriz no Globo de Ouro.

Até hoje, a atriz foi premiada oito vezes e indicada 31 vezes.

8 – A AMIZADE COM GOLDIE HAWN

No final dos anos 1980 Meryl Streep e Goldie Hawn ficaram amigas e estavam interessadas em fazer um filme juntas. Depois de estudarem vários projetos, decidiram por Thelma e Louise.

Porém, a Meryl engravidou de seu quarto filho, o que a impediu de participar das filmagens em 1988. Os produtores decidiram substituir as duas por Susan Sarandon e Geena Davis. Ambas foram indicadas ao Oscar de Melhor Atriz por suas atuações no filme, que se tornou um clássico dirigido por Ridley Scott. Ela também estava escalada para "O Cão de guarda", com seu parceiro de cena frequente, Jack Nicholson, mas também não pode por conta do neném e foi substituída por Ellen Barkin.

Mas a amizade superou obstáculos e em 1992 ambas fizeram o alucinado "A morte lhe cai bem" de Robert Zemeckis (um filmaço que recomendo demais)!

Meryl Streep e Goldie Hawn em "A morte lhe cai bem" (1992)

9 – FRASES ICÔNICAS DE MERYL STREEP

Aqui estão algumas frases icônicas da atriz:

”Eu consigo cantar melhor do que ela. Se Madonna conseguir o papel, eu vou rasgar a garganta dela!”

“Eu achava que era realmente divertido, jamais imaginei que se tornaria algo sério na minha vida. Nos anos 60, eu não passava de uma criança.” (Meryl sobre quando atuava nas peças do colégio)

“Amo fazer comédia, mas as pessoas não me dão muita chance para isso”.

10 – O PAPEL QUE LHE RENDEU UM DESGASTE EMOCIONAL

Nos anos 1980, Meryl literalmente implorou ao cineasta Alan Pakula para protagonizar o longa "A escolha de Sofia".

A atriz até aprendeu alemão para interpretar uma mãe polonesa que, presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra, é forçada por um soldado nazista a escolher um de seus dois filhos para ser morto.

Meryl Streep rodou sua cena final apenas uma vez. O desgaste emocional da atriz foi tão grande que ela se recusou a fazer de novo. A dedicação rendeu o segundo Oscar à atriz.

"A escolha de Sofia" (1982)

Meryl Streep é uma pessoa reservada, que é reconhecida pelos seus inúmeros trabalhos incríveis e não por polêmicas, como muitos artistas de hoje em dia.

E você? Tem algum filme preferido da musa?

🍿 Luana Sabaini