🍿 10 curiosidades sobre a vida e a carreira de HARRISON FORD!

Harrison Ford é um dos atores mais amados e carismáticos do cinema. Com papéis inônicos como Han Solo em “Star Wars” e Indiana Jones nos filmes do arqueólogo mais famoso do cinema, ele conquistou fãs no mundo inteiro por décadas. Mas sabia que ele já foi um super herói na vida real? Venha conhecer 10 curiosidades desse artista incrível:

1 – HARRISON FORD FOI ESCOTEIRO

Ford é filho de Christopher Ford, ex-ator e publicitário, e de Dorothy Ford, ex-atriz de rádio.

Durante a infância, Harrison era extremamente dedicado e virou escoteiro, em um grupo chamado Boy Scouts of America e Harrison chegou ao título de Life Scout, destinado a desenvolver habilidades de líder.

Para se tornar um Life Scout, o candidato tem que fazer trabalho voluntário, participar de uma conferência dos escoteiros e ser aprovado pelo comitê responsável.

2 – TUDO COMEÇOU NAS AULAS DE TEATRO NA ESCOLA

Depois de terminar a escola em 1960, Ford foi para a faculdade estudar Inglês e Filosofia na Ripon College, Wisconsin. Mas ele não era um aluno tão brilhante assim e na tentativa de conseguir conquistar uma boa nota em qualquer disciplina, o jovem começou a fazer aulas de teatro.

Ele gostou tanto e, mesmo sem saber, aquelas horas estavam mudando o rumo da sua vida.

Ford falou numa entrevista: “Eu ficava aterrorizado em frente à plateia, mas eu adorava a experiência de contar uma história”.

3 – O INÍCIO FOI BEM DIFÍCIL

O início da carreira de Harrison Ford foi muito difícil.

Em 1964, viajou para Los Angeles na tentativa de se candidatar a uma vaga de emprego como ator de rádio (igual a sua mãe), mas infelizmente não deu certo.

Harrison continuou na Califórnia e alguns anos depois assinou um contrato com a Columbia Pictures. Contudo, até o ano de 1967 o nome dele nem se quer aparecia nos créditos dos poucos filmes que fazia “uma ponta”.

Finalmente em 1967, o seu nome apareceu nos créditos como Harrison J. Ford, no filme “Tempo de Matar”. Esse “J” apareceu no meio do nome do ator para ninguém confundi-lo com outro famoso ator de cinema mudo.

Este outro Harrison Ford atuou em mais de 80 filmes entre 1915 e 1932.

Ator Harrison Ford do cinema mudo

4 – A GRANA AUMENTOU MESMO

Todos nós conhecemos Han Solo, o maior piloto do cinema nos filmes da franquia de Star Wars.

Agora, veja só a diferença: em 1977, no filme “Star Wars - Uma nova esperança”, o ator recebeu um cachê de 10 mil dólares pelo seu papel, o que já era bastante grana para um ator sem experiência.

Já no filme “Star Wars - O Despertar da Força” de 2015, Ford recebeu, nada mais, nada menos que 23 MILHÕES de dólares!

5 – PRÊMIOS ICÔNICOS

Ao longo de toda a sua vida, Harrison Ford já recebeu uma série de premiações.

Em 2007 no Scream Awards, ele recebeu o primeiro e único prêmio “Hero Award” pelos seus personagens icônicos, Han Solo e Indiana Jones.

Além disso, já recebeu uma série de homenagens e menções honrosas pelo seu envolvimento com a aviação, o que lhe rendeu o “Living Legends of Aviation Award”.

A Flying Magazine o elegeu um dos 51 Heróis da Aviação.

6 – DOIS ACIDENTES NO MESMO ANO

Em março de 2015 o ator sofreu um acidente de avião.

Apesar de ser um piloto de longa data, Harrison teve complicações mecânicas durante o vôo e foi obrigado a fazer um pouso forçado.

No acidente, Ford quebrou o tornozelo e teve que se submeter a algumas cirurgias.

O curioso foi que, no mesmo ano, gravando o sétimo filme da franquia de "Star War", ele também fraturou o tornozelo quando a porta da nave Millennium Falcon caiu em cima de sua perna.

7 – A VIDA IMITA A ARTE

Harrison ficou mundialmente famoso pelo seu papel como Indiana Jones, o arqueólogo.

Além de ter interpretado este personagem, Ford também apoia o trabalho de arqueólogos profissionais do Instituto de Arqueologia da América (AIA, em inglês).

Esta é a maior e mais antiga organização dedicada ao mundo da arqueologia, o ator os auxilia conscientizando a população sobre a importância deste trabalho e posicionando-se contra o contrabando de antiguidades.

"Os Caçadores da Arca Perdida" (1981)

8 – HERÓI NA VIDA REAL

Além de carismático (e lindo de morrer), Ford tem atitudes heroicas na vida real.

Em 2000, ele pilotou o próprio helicóptero para resgatar uma garota de 20 anos, com quadro de desidratação, em uma montanha próxima ao seu rancho, em Jackson Hole, no Wyoming.

9 – TOP 50 DAS MAIORES ESTRELAS DO CINEMA

Ford foi escolhido pela revista “Entertainment Weekly” como o 46ª estrela do cinema de todos os tempos.

10 – IMPROVISOS QUE FICARAM NA HISTÓRIA

Harrison Ford improvisou em duas cenas clássicas de seus mais memoráveis filmes: “Star Wars – O Império Contra Ataca” (1980) e “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981).

Em "Star Wars", Leia diz pra ele que o ama, e era claro para ele dizer que a amava também. Mas Ford falou do nada “Eu sei” e logo George Lucas mandou cortar a cena (repara que essa cena tem um corte muito abrupto mesmo).

"Star Wars - O Império Contra-Ataca" (1980)

No entanto Lucas, criador da saga, amou a resposta improvisada por Ford e a manteve no filme, pois disse que combinava bastante com o personagem. E fez uma brincadeira no próximo filme da franquia “Star Wars – O Retorno de Jedi” de 1983. Neste filme é Han Solo que fala que a ama, e Leia responde “Eu Sei”.

Outro improviso clássico foi no primeiro filme de Indiana Jones, que era para Harrison Ford lutar com um inimigo no meio da praça com vários figurantes. Mas Harrison estava com dor no estômago por conta da comida diferente do lugar e também sofria com o grande calor que fazia.

Então ele simplesmente finge que atira no cara e sai. A cena ficou tão inesperada e engraçada para o público, que foi deixada desse jeito no corte final do filme.

"Os Caçadores da Arca Perdida" (1981)

Harrison Ford conquistou o mundo com seus papéis icônicos, sua beleza e seu carisma único.

E você? Também ama esse ator maravilhoso?

🍿 Luana Sabaini