❓ 18 Curiosidades surpreendentes sobre o Furacões!

Eles causam destruição por aonde passam, trazendo consigo muita chuva, ventos e inundações, estamos falando sobre os furacões. Hoje vamos ver quem os nomeiam, que eles giram em direções opostas em cada hemisfério do planeta e por fim qual foi o mais mortal de todos.

No artigo de hoje separamos 18 fatos mais um bônus sobre os furacões, espero que gostem do que vão ler hoje. Então chega de enrolação e vamos aos fatos.

1 - Como eles se formam

Ele se forma nas águas quentes do oceano do equador. Aonde o ar quente e úmido da superficial do oceano acaba subindo, o que faz com o ar das áreas ao redor seja puxado. Esse novo ar se trona quente e úmido que acaba também subindo, e iniciando um ciclo continuo de formação de nuvens, sendo que as nuvens giram junto a rotação do planeta. E por fim se tiver água morna suficiente para alimentar a tempestade, um furacão acaba se formando.

2 - Quem os nomeia

Eles recebem nomes da Organização Meteorológica Mundial para que eles sejam diferenciados. Sendo que a cada ano, as tempestades tropicais que acontecem são nomeadas na ordem alfabética de acordo com a lista criada pela Organização Meteorológica. Os nomes ficam nomeando as tempestades até que elas se transformem em um furacão.

Os nomes de tempestades podem ser repetidos após seis anos, entretanto se ele causar bastante estrago o nome da tempestade é aposentado, como por exemplo o furacão Katrina que atingiu os Estados Unidos em 2005.

Um fato relacionado é que foi um meteorologista australiano que foi a primeira pessoa a nomear um furacão no ano de 1900.

3 - Eles giram em direções diferentes no Hemisférios do planeta

Enquanto no hemisfério sul os furacões acabam girando pelo sentido horário, no hemisfério norte do planeta os furacões giram pelo sentido anti-horário. Isto ocorre pela Força de Coriolis que é ocasionada pela rotação do planeta.

4 - Eles possuem outros nomes

Dependendo de onde ocorrem eles são chamados de tufões ou ciclones. Sendo que se ele ocorrer no Atlântico Norte e Noroeste do Pacífico eles são chamados de furacões, se eles ocorrerem no nordeste do Pacífico eles são chamados de Tufões, e por fim se eles ocorrem no Pacífico Sul, Atlântico Sul e no índico eles são chamados de Ciclones.

5 - O maior furacão já registrado

O maior furacão já registrado no nosso planeta foi o Tufão Tip, que ocorreu no ano de 1979 no noroeste do Oceano Pacífico. Ele tinha um diâmetro d 2.220 quilômetros, sendo quase metade do tamanho do Estados Unidos.

6 - Quando começa a temporada de furações

Os furacões do Atlântico, começam a temporada no dia 1°de junho, enquanto os furacões que ocorrem no pacífico começam a temporada no dia 15 de maio. Ambas as temporadas acabam por terminar no mesmo dia, em 30 novembro. Embora ocorram furacões que se formam fora desse período.

7 - O que eles podem fazer quando chegam na Terra

Quando um furacão chega na terra eles trazem junto aos ventos fortes, chuva forte e grandes ondas (nas áreas costeiras). Podendo danificar árvores, carros e casas.

8 - Da onde deriva a palavra furação

A palavra inglesa para furação é Hurricane, derivando da palavra “Huracan”. Essa palavra “Huracan” era o nome que os Maias davam para o Deus do vento, do fogo e da tempestade.

9 - Tamanho do furacão

Os furacões podem variar de 100 quilômetros de largura a cerca de 1000 quilômetros de largura, significando que podem cobrir extensas áreas de terra.

10 - Olho do furacão

O olho do furacão é o seu centro, ele pode ser enorme tendo dezenas de quilômetros de extensão. Geralmente dentro desse centro o clima é bastante calmo com ventos baixos.

,

11 - Qual a diferença de um furacão de uma tempestade tropical

A diferença entre os dois é a velocidade do vento, sendo que em uma tempestade tropical os ventos chegam geralmente 55 até 75 quilômetros por hora, enquanto um furacão geralmente chega a ventos com cerca de 120 quilômetros por hora.

12 - Quantos furacões tem em uma temporada

Cada temporada de furacões com base de dados obtidos nos anos de 1968 a 2003, em média tem 10,6 tempestades sendo que seis delas se tornam furacões e dois deles se tornam grandes furacões, ultrapassando a categoria 3 ou mais.

13 - Quanto de energia ele pode ter

Um furacão pode liberar bastante energia, sendo que um enorme pode liberar o equivalente a 10 bombas atômicas por segundo.

14 - Principal causa de mortes

Você está pensando que é por causa do vento? Então na realidade cerca de 90% de todas as mortes ocasionadas pelos furacões são pelas a inundações criadas pelo desastre.

15 - Tornados

Os furacões tem a capacidade de produzir tornados leves, com a duração de poucos minutos.

16 - Furacão mais mortal

No ano de 1970 ocorreu até agora o furacão mais mortal da história da humanidade, ele aconteceu em Bangladesh e tirou a vida de cerda de 1.000.000 de pessoas.

17 - Quanto de chuva pode carregar

Os ventos de uma tempestade podem trazer cerca de 2 milhões de trilhões de galões de chuva durante o dia.

18 - O estado americano mais atingindo

Nos Estados Unidos o estado da Florida é o mais atingido, recebendo cerca de 40% de todos os furacões de uma temporada.

19 – FATO EXTRA - Escalas

Os furacões são classificados por escalas, sendo adotada a escala Saffir-Simpson que separa a força de um furacão por categorias. Eles são categorizados por 5 tipos, dependendo da velocidade do vento e da capacidade de ocasionar danos. Cada categoria tem a sua velocidade de ventos, que são:

Categoria 1 – Cerca de 119 a 153 quilômetros por hora;

Categoria 2 – Cerca de 154 a 177 quilômetros por hora;

Categoria 3 – Cerca de 178 a 208 quilômetro por hora;

Categoria 4 – Cerca 209 a 251 quilômetro por hora;

Categoria 5 – Cerca 252 quilômetros por hora.

Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui apresentados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos os fatos de hoje apresentado, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria como também das outras.

Até a próxima!

❓ Curiosidades - Antonio Filho