🍿 10 curiosidades do filme "VELOCIDADE MÁXIMA" que você não sabia!

“Velocidade Máxima” é um dos maiores clássicos dos filmes de ação de todos os tempos.

O filme conta a história de um psicopata Howard Payne (Dennis Hopper) que colocou uma bomba em um ônibus e logo explodirá, caso a velocidade do veículo seja inferior a 50 km/h. Assim Jack Traven (Keanu Reeves), um policial, entra no veículo com ele em movimento e explica a situação aos passageiros, mas um deles, que tinha cometido algum tipo de crime, sente-se perseguido e acaba provocando um tiro acidental, que fere o motorista. Isto força o policial a pedir que Annie Porter (Sandra Bullock), uma passageira, dirija sem deixar cair a velocidade ou todos morrerão, enquanto a polícia tenta encontrar um meio de desarmar a bomba.

O filme teve um orçamento alto para época, 35 milhões de dólares, mas arrecadou mais de 350 milhões! Foi um sucesso de público, crítica e também de vendas, pois o relógio que Keanu Reeves usa no filme já havia saído de linha, e a fábrica teve que voltar a fazer uma nova remessa, pois a procura foi muito grande!

Você sabia, por exemplo que o número 2525 do ônibus não é por acaso? Pois 25 + 25 = 50, a velocidade mínima em que o veículo precisa se mover para não fazer com que a bomba exploda.

Ou que o filme ganhou 2 Oscars? Ou mais: A cena em que Reeves quebra o vidro do ônibus com um soco foi acidental, mas o diretor gostou, então foi pro ar?

Vamos ver mais 10 curiosidades desse clássico absoluto:

1 – SEM CARTEIRA DE MOTORISTA

Integrante de uma das cenas mais hilárias do filme, o ator Glenn Plummer perdeu a sua carteira de motorista dois dias antes de gravar as suas cenas no filme.

Será que ele recuperou depois do sucesso do longa?

Glenn Plummer

2 – AS FILMAGENS NO AEROPORTO

A cena em que o ônibus entra no aeroporto e um avião levanta voo foi feita mais de 50 vezes (Uau!). Para fazer isso, a produção comprou um avião de 80 mil dólares.

No roteiro original, o ônibus era pra ficar circulando dentro do estacionamento do Dodgers Stadium, em Los Angeles. Mas, os produtores não conseguiram a liberação para isso.

As filmagens do aeroporto duraram 03 semanas!

3 – HARRY, AMIGO DE JACK, SERIA O VILÃO DO FILME

Na primeira versão do roteiro, Harry (Jeff Daniels), o parceiro de Jack, seria o verdadeiro vilão responsável por colocar a bomba no ônibus.

Porém, quando Daniels foi contratado para o papel, os produtores acharam que o público não curtiria a reviravolta, pois no mesmo ano ele fez outro Harry, na comédia “Debi e Lóide - Dois Idiotas em Apuros”, então as pessoas estavam acostumadas a amarem o ator.

Jeff Daniels e Jim Carrey em "Debi e Lóide - Dois Idiotas em Apuros" (1994)

Foi nesse momento que criaram o personagem vivido por Dennis Hopper, que seria responsável pela morte de Harry.

Dennis Hopper como o vilão Howard Payne

Ou seja, o Harry não só não virou o vilão, como morre tentando salvar a todos. Um verdadeiro herói!

4 – VÁRIOS ÔNIBUS FORAM NECESSÁRIOS

Ao todo 12 ônibus diferentes foram utilizados durante as filmagens de Velocidade Máxima, sendo que um foi usado para o pulo na ponte, um para as cenas de velocidade no trânsito, um para as cenas internas ocorridas no ônibus e 2 foram simplesmente explodidos em cenas do filme.

5 – SANDRA BULLOCK IMPROVISANDO

A cena em que Annie tira um chiclete da boca para sentar em um outro lugar foi totalmente improvisada por Bullock.

Ela, aliás, precisou aprender a dirigir ônibus. Diferente da sua personagem, passou de primeira no exame.

6 – O FILME QUASE NÃO FOI FINALIZADO POR FALTA DE VERBA

O filme acabou sem dinheiro antes de ser finalizado.

Os produtores mostraram para algumas pessoas e a cena do trem foi mostrada em storyboards.

A plateia gostou tanto que o estúdio investiu mais dinheiro e então foi gravada de forma real para depois ser lançado no mundo todo. As cenas do trem fora dos trilhos foram feitas com miniaturas.

7 – O PULO DO ÔNIBUS FOI REAL!

Na cena em que o ônibus atravessa a ponte inacabada, podemos ver alguns pássaros voando. Eles foram digitalmente inseridos.

O pulo do ônibus foi feito duas vezes, porque no primeiro, o ônibus caiu muito suavemente. A ponte estava lá, apenas foi "apagada" no computador.

Essa cena foi uma ideia do diretor, Jan de Bont, que trabalhava como diretor de fotografia e estava estreando em filmes de ação, começando com o pé direito.

Ele estava dirigindo por uma freeway, quando viu uma parte da pista faltando. Para tal cena, foi utilizado um ônibus especial, com bons sistemas de amortecimento e foi necessária a construção de uma rampa. Quando pula, o ônibus chega a 20 metros do chão, o que ninguém esperava. Por isso que, quando vemos ele iniciando o pulo, a frente sai do quadro de imagem!

Ou seja: para fazer essa cena clássica, um ônibus realmente pulou: Mas estava sem passageiros e sem a pista faltando.

Making of da cena clássica do ônibus pulando

8 – QUASE NÃO PRECISOU DE DUBLÊ

Keanu Reeves, no auge de seus 30 aninhos e em muita boa forma, realizou 90% das cenas de ação.

9 – A CONTINUAÇÃO NÃO AGRADOU

O filme teve uma continuação, mas não foi tão bem recebida. Kenu reeves não quis participar, então o ator Jason Patric faz o par romântico com Sandra Bullock.

Sandra Bullock e Jason Patric em "Velocidade Máxima 2" (1997)

Este segundo filme ficou bem abaixo do primeiro, pois enquanto no original tivemos elevador, ônibus e trem com “velocidade máxima” total (desculpe o trocadilho), nessa segunda parte o filme se passa todo em um cruzeiro que sim, navega de forma bem lenta e chata. Que coisa, não?

10 – ROMANCE NOS BASTIDORES?

Recentemente, Keanu Reeves e Sandra Bullock confessaram que se apaixonaram um pelo outro durante as filmagens.

Como nenhum deles se manifestou na época, o romance acabou não acontecendo, para a tristeza deles e dos fãs, que torciam muito pelo casal.

Os dois ainda voltariam a contracenar doze anos mais tarde, no ótimo filme “A Casa do Lago”, que eu recomendo bastante!

Sandra Bullock e Keanu Reeves em "A Casa do Lago" (2006)

Velocidade Máxima é um clássico absoluto, um filme cheio de ação, reviravoltas, romance e explosões!

Até hoje é meu filme de ação favorito da vida!

E você? Também ama esse clássico?

🍿 Luana Sabaini