🍿 10 curiosidades do filme "TUBARÃO" que você não sabia!

“Tubarão” foi lançado em 1975 e é considerado o primeiro blockbuster do cinema, ou seja, o primeiro filme a conquistar vários fãs e fazer uma bilheteria de incríveis 400 milhões de dólares, um fato inovador para a época. O filme também ganhou 4 Oscars, incluindo melhor filme e foi o primeiro filme do grande diretor Steven Spielberg.

Mas você sabia que “Tubarão” quase não saiu do papel?

Na verdade ele foi um verdadeiro pesadelo para ser gravado onde nem a meteorologia ajudou.

Spielberg, então com 27 anos, foi muito criticado por ter escolhido rodar grande parte das cenas no Oceano Atlântico, com todas as contrariedades e imprevistos que o mar pode implicar, e não num lago ou num tanque em Hollywood (por isso que o filme continua atemporal).

Apesar de todas as dores de cabeça, nunca se arrependeu da escolha. “A água de um lago ou de um tanque não tem a mesma textura e até violência que o oceano, e esta precisava de ser uma história convincente sobre um tubarão branco gigante, ou ninguém acreditaria nela”, disse Spielberg em uma entrevista.

Vamos ver 10 curiosidades de “Tubarão”:

1 – O FILME É BASEADO NUM LIVRO

O filme é baseado num livro de mesmo nome, do escritor Peter Benchley. Ele escreveu o thriller depois de ler a notícia de um pescador, Frank Mundus, que apanhou um tubarão branco de duas toneladas junto às praias de Long Island, em 1964.

O escritor se envolveu bastante na produção do longa: foi co-argumentista e teve ainda uma pequena participação no filme como ator, no papel do repórter Alan Cray.

2 – A MELHOR E A PIOR EXPERIÊNCIA DE STEVEN SPIELBERG

Steven Spielberg e Tubarão

“Tubarão” foi a melhor e a pior experiência da vida do diretor. Além de ter de lidar com os enjoos da equipe em alto mar e de ter de esperar que os barcos à vela saíssem do horizonte ao mesmo tempo que lutava contra as correntes, a produção enfrentou o grande problema de ter um tubarão mecânico construído de propósito para a história sempre dar defeito.

Houve dias em que só se aproveitaram segundos de filmagens, o que fez com que a equipe batizasse o filme de Flaws (falhas), em vez de Jaws (mandíbulas, nome original em inglês), e com que Spielberg apelidasse a área técnica de “departamento de defeitos especiais”.

3 – AS FILMAGENS DEMORARAM MESES NO FUNDO DO MAR

No início o orçamento iria ser de 4 milhões e demoraria 55 dias de filmagem, mas tudo isso triplicou devido aos grandes problemas nos bastidores!

Com os atrasos Spielberg se viu obrigado a usar mais cenas em que sugere a presença do tubarão sem mostrá-lo, aumentando assim o suspense do filme.

Mais tarde o diretor afirmou: “O fato do tubarão (robô) não funcionar fez com que “Tubarão” passasse de um filme de terror japonês de sábado à tarde para um thriller à la Hitchcock. E o que não vemos que é realmente assustador.”

4 – SPIELBERG NÃO ESTEVE PRESENTE NO ÚLTIMO DIA DE GRAVAÇÃO

Antes de ver o resultado final, Spielberg estava com tanto pavor do descontentamento da sua equipe, presa numa ilha durante mais de cinco meses, que nem esteve presente na gravação da última cena.

Quando confrontado com a fuga, o diretor disse que acreditava que iam atirá-lo para dentro da água assim que ouvissem o último “corta”.

Os motivos podem não ter sido os mais nobres, mas a verdade é que nasceu aí uma tradição: em muitos filmes depois desse, Spielberg voltou a escolher não estar presente na cena final.

Por que mexer em time que está ganhando, não é mesmo?

5 – HAVIAM NA VERDADE TRÊS TUBARÕES NO FILME

Na história, o terror é provocado por um tubarão branco com cerca de oito metros, mas na realidade havia não um, mas três tubarões mecânicos, comandados através de um sistema de roldanas ligado a uma espécie de barco com tanta parafernália que era conhecido como garage sale (venda de garagem).

O tubarão-robô tinha até um nome: carinhosamente chamado de Bruce pela equipe, por causa do advogado de Spielberg, Bruce Raimer, um tubarão dos tribunais que trabalhou por muitos anos para o diretor.

6 – IMPROVISO

Uma das frases mais memoráveis do filme: “You’re gonna need a bigger boat” (vai precisar de um barco maior), dita pelo chefe de polícia Brody quando vê o tubarão pela primeira vez, foi na verdade improvisada por Roy Scheider, que interpreta a personagem, porque não estava no roteiro.

“A deixa passou a fazer parte da linguagem das pessoas quando enfrentam um problema invencível”, diz o ator em uma entrevista anos depois.

7 – SUPER TUBARÃO

Assim que estreou, dia 20 de junho de 1975, “Tubarão” foi um “êxito fenomenal”, ao ponto de aparecer na capa da revista Time de 23 de Junho de 1975 com o título “Super Shark” (Super Tubarão).

Aos 28 anos, Spielberg foi considerado o rei de Hollywood e fez com que nunca mais ninguém conseguisse nadar da mesma maneira.

8 – SPIELBERG ACHA O FILME “BÁSICO”

Apesar de todo o sucesso, o próprio Spielberg chamou o filme de “básico”.

Em uma entrevista de 1977, o diretor declarou: “Com “Tubarão”, optei por fazer um filme que atingisse o público de duas maneiras: primeiro o pânico, depois o suspense. Nunca ambicionei mais que isto. (…) Por vezes sacrifico completamente o estilo em prol do conteúdo. Para mim, “Tubarão” não tem estilo. “Tubarão” resume-se ao conteúdo, e à experiência. (…) Ao revê-lo, percebi que era o filme mais básico que alguma vez vi na minha vida. Resume-se ao movimento, ao suspense e ao medo.”

9 – A INCRÍVEL TRILHA SONORA

A música foi essencial para criar a atmosfera de suspense e John Williams ganhou um Oscar por isso.

Steven Spielberg e John Williams

O compositor transformou a presença do tubarão num tema feito de tons baixos e graves repetidos, retirados “do fundo da orquestra” para “indicar o ataque irracional e instintivo do tubarão”.

10 – A FEBRE DE FILMES COM TUBARÕES

Hoje em dia existem vários tipos de filmes com tubarões como protagonistas, como “Sharknado” (2013), “Do Fundo do Mar” (1999) e até continuações do próprio clássico “Tubarão” de 1975.

"Sharknado" (2013)

Mas você já reparou que nenhum deles contam com Spielberg na direção?

Isso porque ele afirmou que jamais faria essa loucura de novo!

“Tubarão” é um filme de terror/suspense feito com bastante dificuldade e carinho, que ganhou o coração de muitos fãs e marcou a história do cinema.

E você? Também ama esse filme?

🍿 Luana Sabaini